terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CLASSICISMO = RENASCIMENTO - VÍDEOS + RESUMO + QUESTIONÁRIOS BÁSICOS

CLASSICISMO – período clássico (século XVI) A 3ª escola literária portuguesa da idade média (3ª fase da literatura)

Classicismo – relativo à palavra CLÁSSICO referente ao período Clássico da Idade Antiga/Antiguidade e suas civilizações Gregas e Romanas (Latinas). Uma homenagem às primeiras civilizações que valorizavam a cultura, o saber, as artes e as ciências e a capacidade humana de pensar Classicismo – também recebeu o nome de RENASCIMENTO por ter sido o período de renascimento da cultura antiga GRECO-ROMANA/LATINA Luís Vaz de Camões – principal escritor do período clássico e sua principal obra: OS LUSÍADAS, que fala das aventuras e dos fatos e feitos heróicos do povo de Portugal durante as viagens ultra-marinas/ultramarinas. Os Lusíadas é um poema épico, dividido em dez cantos, que tem por temas a viagem de Vasco da Gama em busca do caminho marítimo para a índia e a história portuguesa, desde a luta contra os mouros invasores até a consolidação do Estado luso e as grandes navegações. Poema épico – de exaltação heroica, fabulosa, maravilhosa... Lusíadas – vem da palavra LUSO = de Portugal Lusitânia – antigo nome de Portugal O Classicismo só teve fim em 1580, com a morte de Camões.

EXERCÍCIO - Como era a vida das pessoas na Idade Média durante o Classicismo, ou seja: como e onde viviam, quais eram os tipos de construção da época, como se divertiam, como eram as festas, no que e como trabalhavam, como era a divisão hierárquica da sociedade, como se vestiam, o que comiam e bebiam, qual a religião principal, no que elas acreditavam, que língua falavam, como era a educação e a cultura, quais as diferenças entre ser homem e mulher e quais os principais acontecimentos históricos desse período?

CLASSICISMO

DE ONDE VEM A PALAVRA LUSO OU LUSÍADA
EM QUE PERÍODO DA HISTÓRIA OCORREU O CLASSICISMO
O QUE É MEDIDA NOVA
O QUE É MEDIDA VELHA
O QUE ERA A LUSITÂNIA
O QUE FOI O CLASSICISMO E QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS
O QUE FOI O RACIONALISMO O QUE SIGNIFICA ÉPICA
O QUE SIGNIFICA EPOPEIA QUAIS SÃO OS FATOS HISTÓRICOS DO PERÍODO CLASSICISTA QUAL O POEMA MAIS FAMOSO DE CAMÕES QUE SE TORNOU MÚSICA DA LEGIÃO URBANA
QUAL O TEMA DA OBRA OS LUSÍADAS
QUEM FOI LUÍS VAZ DE CAMÕES E QUAL SUA OBRA MAIS IMPORTANTE

Luís Vaz de Camões (c. 1524 — 10 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu gênio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare; das suas obras, a epopéia Os Lusíadas é a mais significativa. Os Lusíadas e a obra lírica Os Lusíadas é considerada a principal epopeia da época moderna devido à sua grandeza e universalidade. As realizações de Portugal desde o Infante D. Henrique até à união dinástica com Espanha em 1580 são um marco na História, marcando a transição da Idade Média para a Época Moderna. A epopeia narra a história de Vasco da Gama e dos heróis portugueses que navegaram em torno do Cabo da Boa Esperança e abriram uma nova rota para a Índia. É uma epopeia humanista, mesmo nas suas contradições, na associação da mitologia pagã à visão cristã, nos sentimentos opostos sobre a guerra e o império, no gosto do repouso e no desejo de aventura, na apreciação do prazer e nas exigências de uma visão heroica. A obra lírica de Camões foi publicada como "Rimas", não havendo acordo entre os diferentes editores quanto ao número de sonetos escritos pelo poeta e quanto à autoria de algumas das peças líricas. Alguns dos seus sonetos, como o conhecido Amor é fogo que arde sem se ver, pela ousada utilização dos paradoxos, prenunciam o Barroco.

Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores