quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FUNÇÕES DA LINGUAGEM + PROVA

Funções da linguagem

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Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.

Índice

Elementos da comunicação

Explicando funções de linguagem:
  • 1- Emissor: o que emite a mensagem
  • 2- Receptor: Indivíduo ou grupo que decodifica (recebe) a mensagem.
  • 3- Mensagem: O próprio texto transmitido pelo Emissor e recebido pelo Receptor.
  • 4- Canal: É o meio fisico por onde circula a mensagem entre o emissor e o receptor
  • 5- Referente ou Contexto: Conteúdo da mensagem, objeto ou situação a que a mensagem se refere, contexto relacionado a emissor e receptor .
  • 6- Código: Conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, normalmente uma língua natural.

Funções da Linguagem

Função emotiva ou expressiva

Esta função ocorre quando se destaca o emissor. A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presença de interjeições, pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem. Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função, são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor. Essa é a função emotiva. Exemplo: Preciso, pelo amor de Deus, encontrar algo, nem que sejam cinco reais!
-Poema da amiga aprendiz", Niara Fernanda.

Função referencial ou denotativa

Referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
Características
  • Neutralidade do emissor;
  • Objetividade e precisão;
  • Conteúdo informacional;
  • Uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela).
Exemplo:"Nos vertebrados, esta resposta inclui uma série de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas coletivamente denominadas inflamação." Descrição da inflamação em um artigo científico.

Função apelativa ou conativa

A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte de seu universo. Exemplo: Você é como o sol que ilumina minha manhã"

Função fática ou de contato

O canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a "ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo. Os cacoetes de linguagem como alô, né?, certo?, afinal?, ahã,hum, "ei", etc, são um exemplo bem comum para se evidenciar o "contato entre emissor e receptor".

Função poética

É aquela que se centra sobre a própria mensagem. Tudo o que, numa mensagem, suplementa o sentimento da mensagem através do jogo de sua estrutura, de sua tonalidade, de seu ritmo, de sua sonoridade. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários. Essas funções não são exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.
Características

Função Metalinguística

Caracterizada pela preocupação com o código. Pode ser definida como a linguagem que fala da própria linguagem, ou seja, descreve o ato de falar ou escrever. A linguagem (o código) torna-se objeto de análise do próprio texto1 . Os dicionários e as gramáticas são repositórios de metalinguagem. “Lutar com palavras é a luta mais vã. Entretanto lutamos mal rompe a manhã. São muitas, eu pouco. Algumas, tão fortes como o javali. Não me julgo louco. Se o fosse, teria poder de encantá-las. Mas lúcido e frio, apareço e tento apanhar algumas para meu sustento num dia de vida. Deixam-se enlaçar, tontas à carícia e súbito fogem e não há ameaça e nem há sevícia que as traga de novo ao centro da praça.” Carlos Drummond de Andrade Nesse poema, Drummond escreve um poema sobre como escrever poemas... Ou seja, a criação literária fala sobre si mesma. Um outro exemplo é quando um cartunista descreve o modo como ele faz seus desenhos em um próprio cartum; ele demonstra o ato de fazer cartuns e como são feitos.

Ver também

Referências

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Redação

1. CANAL
2. CÓDIGO
3. É FALSO
4. É VERDADEIRO
5. EMISSOR
6. FUNÇÃO APELATIVA
7. FUNÇÃO EMOTIVA
8. FUNÇÃO FÁTICA
9. FUNÇÃO METALINGÜÍSTICA
10. FUNÇÃO POÉTICA
11. FUNÇÃO REFERENCIAL
12. FUNÇÕES DA LINGUAGEM
13. MENSAGEM
14. OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO SÃO
15. RECEPTOR
16. REFERENTE

( )as atitudes e reações dos comunicantes (Conhecimento Prévio, Idiossincrasia) são também referentes e exercem influência sobre a comunicação.
( )conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem.
( )conteúdo transmitido pelo emissor.
( )contexto relacionado a emissor e receptor.
( )É o elemento da comunicação que emite, codifica a mensagem.
( )emissor + receptor + mensagem + código + referente + canal ( )É o elemento da comunicação que recebe, decodifica a mensagem.
( )meio pelo qual circula a mensagem.
( )Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função, são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor.
( )são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
( )também chamada de Conativa ( )A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos de auto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte do universo do mesmo. ( )O canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a "ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo. Os cagoetes de linguagem como né?, certo?, ahã dentre outros, são um exemplo bem comum para se evidenciar a existência dessa função. ( )É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer". O foco recai sobre o trabalho e a construção da mensagem. A mensagem é posta em destaque, chamando a atenção para o modo como foi organizada. Há um interesse pela mensagem através do arranjo e da estética, valorizando as palavras e suas combinações. Essa função aparece comumente em textos publicitários, provérbios, ditos populares e linguagem cotidiana. Nessa função pode-se observar o intensivo uso de figuras de linguagem, como o neologismo, quando se faz necessária a criação de uma nova palavra para exprimir o sentido e alcançar o efeito desejado. ( )também chamada de Denotativa ( )A mensagem é centrada no referente, no assunto (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, ou seja, às informações. Geralmente, usa-se a 3ª pessoa do singular. Os textos que servem como exemplo dessa função da linguagem são os jornalísticos, os científicos e outros de cunho apenas informativo. A função referencial também é conhecida como cognitiva ou denotativa. ( )tem como características: Neutralidade do emissor + Objetividade e precisão + Conteúdo informacional + Uso da 3ª pessoa do singular (ele/ela)
( )também chamada de Expressiva ( )Esta função ocorre quando se destaca o locutor (ou emissor). A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A idéia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presença de interjeições e uma pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem.
( )Tem como características: Subjetividade + Figuras de linguagem + Brincadeiras com o código + Códigos de Brincadeiras ( )Caracterizada pela preocupação com o código. Sempre que o emissor ou o receptor tem necessidade de verificar se estão usando o mesmo código. Explica o próprio código.
( )Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada.
Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação.

Elementos da comunicação

emissor - emite, codifica a mensagem
receptor - recebe, decodifica a mensagem
mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor
código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem
referente - contexto relacionado a emissor e receptor
canal - meio pelo qual circula a mensagem
Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação

Funções da linguagem

Função emotiva (ou expressiva)

centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

Função referencial (ou denotativa)

centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos.

Função apelativa (ou conativa)

centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Função fática

centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

Função poética

centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas etc.

Função metalingüística

centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem.
Obs.: Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.
01. (UFAM) Assinale o item que identifica
a função da linguagem predominante
no seguinte trecho:
“Hipótese é uma coisa que não é mas a
gente diz que é para ver como seria se
fosse”. (Millôr Fernandes)
a) poética
b) referencial
c) metalinguística
d) conativa
e) fática
02. (UFAM) Como na questão anterior,
assinale o item que identifica a função
da linguagem predominante no
seguinte texto:
A lâmpada de tungstênio é a mais comum
de todas. É constituída de um globo de
vidro transparente ou opaco soldado a um
soquete de latão. Dentro dele, uma haste
também de vidro sustenta uma armação
de arame com um filamento (fio dobrado
em ziguezague) de tungstênio. Quando a
eletricidade passa através do filamento,
ele esquenta; ele fica tão aquecido que
passa do vermelho ao branco. Isto é
chamado incandescência e com esta luz
assim produzida podemos ler, escrever e
trabalhar.
a) referencial
b) fática
c) conativa
d) metalinguística
e) emotiva
SONETO
Por que me descobriste no abandono?
Com que tortura me arrancaste um beijo?
Por que me incendiaste de desejo
Quando eu estava bem, morta de sono?
Com que mentira abriste meu segredo?
De que romance antigo me roubaste?
Com que raio de luz me iluminaste
Quando eu estava bem, morta de medo?
Por que não me deixaste adormecida?
E me indicaste o mar, com que navio?
E me deixaste só, com que saída?
Por que desceste ao meu porão sombrio?
Com que direito me ensinaste a vida
Quando eu estava bem, morta de frio?
(Chico Buarque)
03. (FGV) Assinale a alternativa em que
estejam corretamente apresentadas
as funções da linguagem predominantes
no texto.
a) emotiva e conativa
b) conativa e poética
c) metalinguística e fática
d) emotiva e poética
e) conativa e referencial

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