sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PROVA ESTILO SPAECE BÁSICO



Texto 1

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"
Vocabulário:
Vontades =afetos
Ser=caráter
Soía=costumava
Mor=maior
Esperança=esperado

D1 Localizar informações explícitas em um texto

Nos versos “E afora este mudar-se cada dia, / Outra mudança faz de mor espanto / Que não se muda já como soía”, o que causa o maior espanto é
a) O fato da mudança não ocorrer como antes
b) O fato da mudança converte em choro o doce canto
c) O fato de todo o mundo ser composto de mudança
d) O fato de mudar-se o ser e mudar-se a confiança

D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto
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D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

No 4º verso da primeira estrofe do soneto de Camões, a palavra qualidades significa
a) características
b) aptidão, disposição favorável
c) valores
d) importância

D6 Identificar tema do texto

O tema do texto é
a) a passagem do tempo.
b) as recordações
c) a saudade
d) as mudanças

D7 Identificar a tese de um texto

O soneto de Camões defende a tese de que
a) Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
b) Muda-se o ser, muda-se a confiança
c) Todo o mundo é composto de mudança
d) Do mal ficam as mágoas na lembrança

D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la
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D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto

No soneto de Camões, a informação principal é
a) a mudança do tempo
b) a mudança das vontades
c) a mudança da confiança
d) a mudança do ser

D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
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D11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto
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D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

O soneto de Camões tem finalidade
a) crítica
b) informativa
c) estética
d) conscientizante

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

O padrão de linguagem usado no texto sugere que se trata de um falante
a) ajustado às situações informais.
b) rigoroso na precisão vocabular.
c) exato quanto à pronúncia das palavras.
d) contrário ao uso de expressões populares.

D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
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D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Na passagem “E afora este mudar-se cada dia, / Outra mudança faz de mor espanto,” a expressão E afora desempenha a função de
a) adição de ideias
b) finalidade
c) adversidade
d) alternativa

D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
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D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

Na passagem “Do mal ficam as mágoas na lembrança, / E do bem (se algum houve) as saudades”, o uso dos parênteses indica
a) inclusão de informação
b) inclusão de pensamento
c) uma correção
d) uma continuidade

D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão

O uso da expressão mor em “Outra mudança faz de mor espanto” sugere que
a) O autor do texto fez uso de uma gíria
b) O autor do texto cometeu um erro ortográfico usando mor em lugar de maior.
c) O autor fez uso de um arcaísmo
d) O autor fez uso de um regionalismo

D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos

O uso da expressão Todo o mundo em “Todo o mundo é composto de mudança,”
a) enfatiza a ideia de universalidade
b) estabelece maior vínculo com o leitor
c) é desnecessário
d) indica reforço

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
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D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Texto 2

RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?
Cecília Meireles: poesia, por Darcy Damasceno. Rio de Janeiro: Agir, 1974. p. 19-20.

A diferença entre o texto 1 (soneto de Camões) e o texto 2 (Retrato – Cecília Meireles) se dá
a) pelo tipo de mudança abordado em cada texto
b) pelo formato do texto
c) pela finalidade do texto
d) pela presença de elemento que indica espanto ou surpresa no texto 1 o que não ocorre no texto 2

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