quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sinestesia

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Teclado sinestésico, segundo o compositor Alexander Scriabin
Sinestesia (do grego συναισθησία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -αισθησία (-esthesia) "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.

Índice

Figura de linguagem

Sinestesia é uma figura de estilo ou semântica que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes. Tal como a metáfora ou a comparação por símile, são relacionadas entidades de universos distintos. Sinestesia, como figura de linguagem, é o cruzamento dos sentidos, a qualidade de um sentido atribuído a outro, expressão típica de uma determinada categoria de poetas. Quanto mais sentidos cruzados em apenas um sintagma, ou sob uma única conjunção sensorial, mais rica será a frase ou poesia sinestésica.

Exemplos de Sinestesia como Figura de Linguagem

Exemplos com análise semântica: Na junção de dois sentidos:
  • "Vamos respirar o ar verde do outono" (autor desconhecido)
(respirar = olfato / verde = visão, no sentido das cores)
  • "Sempre havia, ao amanhecer, uma cor estridente no horizonte" (Giuliano Fratin)
(cor = visão / estridente = audição)
  • "Era uma sonoridade aveludada como a superfície de uma flor" (Giuliano Fratin)
(sonoridade = audição / aveludada = tato)
  • "Ele costumava sentir um odor agridoce durante as manhãs" (Giuliano Fratin)
(odor = olfato / agridoce = paladar)
  • "Por lá, até o som tinha a cor do bronze" (Giuliano Fratin)
(som = audição / cor do bronze = visão)
  • "Como era áspero o aroma daquela fruta exótica" (Giuliano Fratin)
(áspero = tato / aroma = olfato)
  • “E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frémito alegre e doce.” (Eça De Queiros)
(aroma = tato / tato = aroma) Na junção de três sentidos:
  • "Na floresta uma luminosidade perfumada aquecia os pássaros" (Giuliano Fratin)
(luminosidade = visão / perfumada = olfato / aquecia = tato)
  • "A melodia do pianista era doce e rósea em suas sublimes imensidões" (Giuliano Fratin)
(melodia = audição / doce = paladar / rósea = visão) Na junção de quatro sentidos:
  • "Ouvia-se a maciez de um sabor prateado" (Giuliano Fratin)
(ouvia-se = audição / maciez = tato / sabor = paladar / prateado = visão) Na junção dos cinco sentidos:
  • "Ela foi acariciada pelo sabor cromático de uma fragrância musical" (Giuliano Fratin)
(acariciada = tato / sabor = paladar / cromático = visão / fragrância = olfato / musical = audição) Na junção dos cinco sentidos, incluindo o qual é chamado de 'sexto sentido':
  • "Eternamente se encantou com o calor víride e azulado de um aroma que soava doce como o bem maior em que acreditava" (Giuliano Fratin)
(se encantou = emoção, intuição ou percepção / calor = tato / víride e azulado = visão / aroma = olfato / soava = audição / doce = paladar)

Sinestesia e cinestesia

Há certa confusão em relação aos termos sinestesia e cinestesia: o segundo termo (cinestesia) refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); o primeiro termo (sinestesia) refere-se a uma sensação secundária que acompanha uma percepção, ou seja, uma sensação em um lugar originária de um estímulo proveniente de um estímulo de outro (Michaelis, 1998 e Dorsch, 1976). Portanto, é importante termos em mente que o termo sinestesia empregado neste trabalho não se restringe à percepção do movimento e suas propriedades (peso e posição dos membros), mas engloba um conjunto geral de percepções e sensações interligadas por processos sensoriais.

Concepção estética

Charles Baudelaire (1993) e os partidários de uma ruptura com a estética clássica no período simbolista, no âmbito da história da arte, se constituíram nos precursores de uma nova concepção estética que, mais tarde, romperia as fronteiras do academicismo vigente, incentivando o surgimento de manifestações cada vez mais independentes neste campo. Neste contexto de mudanças observamos que os poetas simbolistas e pré-simbolistas propõem um retorno ao subjetivismo e à sensorialidade em oposição à objetividade científica e ao materialismo e é neste contexto que a sinestesia se configura no conjunto das propostas simbolistas. Baudelaire, segundo Tornitore (1999) defendia, através da Teoria das Correspondências, a existência de uma relação entre os domínios sensoriais; para o poeta, certos cheiros estão associados a um certo tipo de verde, anunciando uma expansão no âmbito da sensibilidade onde é possível sentir um cheiro e ao mesmo tempo provar a doçura da música, ou ainda ver uma cor em particular. Em suma, defendia a proposta de que sons, cores e cheiros estão misteriosamente co-relacionados e que esta ligação é intrínseca à natureza das coisas portanto, potencialmente perceptível a todo ser humano e não necessariamente ligada à sensibilidade do "eleito" ou do "amaldiçoado". Trata-se de um termo que está presente em diversas áreas de conhecimento, na literatura, por exemplo, Faraco & Moura, (1998) definem a sinestesia como fazendo parte de uma rede semântica de figuras de linguagem muito característica do simbolismo que, enquanto propriedade de um discurso, gera uma associação entre uma sensação e outra sensação, ou uma impressão, ou uma situação; Machado (1967), por sua vez, define etimologicamente o termo como o ato de perceber uma coisa no mesmo tempo que outra, percepção esta evocada por sensações simultâneas. Em Silva (1945) observamos um certo alargamento do conceito visto que aponta para a produção de duas ou mais sensações sob a ação de uma só impressão, segundo o autor, uma das sensações aparece no ponto ou órgão onde atuou a impressão, a(s) outra(s) sensações se manifestam em órgãos afastados. Dorsch (1976) é da mesma opinião quando fala da possibilidade de aparecimento de sensações associadas por um estímulo real. Tornitore (1999) em sua Teoria da História da Sinestesia declara ainda que Pitágoras, Aristóteles e Newton já identificavam a presença de tal fenômeno no âmbito dos sentidos, contudo é importante observar que, tanto Tornitore, como o pesquisador americano Richard Cytowic (1995) são unânimes em afirmar que o campo de estudos referente à sinestesia só é alargado a partir do desenvolvimento da neurociência e em particular da neuropsicologia, bem como da tomografia computadorizada do cérebro, colocando por terra as idéias vigentes no século XIX que consideravam a sinestesia um monstro, uma anomalia ou ainda um sinal de degeneração da raça humana. A partir dos trabalhos de Cytowic (1995) e Tornitore (1999) é possível observar basicamente, a existência de duas correntes no campo da sinestesia, uma que defende o seu caráter hereditário e seletivo nos seres humanos e outra que aponta para a idéia de que (...) nós somos todos sinestésicos e que só um punhado das pessoas está conscientemente atento para a natureza holística da percepção (Cytowic, 1995, 5:6) contudo, é importante observar que trata-se de um fenômeno multidimensional e que, segundo o autor, se apresenta em cada ser humano de forma peculiar e diferenciada. Tendo em vistas as múltiplas interconexões presentes em nosso cérebro descritas por Pierantoni (apud Tornitore, 1999) como um sistema de "anéis dentro de anéis" de tal forma que, assim que um dado sensório entra na rede, compara-se como uma pedra lançada em uma lagoa: as ondulações se espalham formando círculos concêntricos em todos os distritos sensórios ativando outras sensações, declara ainda, juntamente com o psicólogo L.E. Marca (apud Tornitore, 1999) que todos nós temos um painel de comando que interconecta os vários sensos, normalmente adormecidos e que também podem ser reativados artificialmente com certos alucinógenos. Quanto ao caráter seletivo da sinestesia, mencionado acima entendemos, a partir do artigo de Camargo (2002) que pesquisadores tais como o professor Sean Day da Universidade Central de Taiwan (sinesteta desde a infância), tem se preocupado em catalogar modalidades diferentes de sinestesia presentes nas pessoas que já tem consciência de possuírem tal habilidade e as possíveis causas e consequências das misturas de sensações. Outro pesquisador que tem estudado o fenômeno é Baron-Cohen da Universidade de Cambridge na Inglaterra ele estuda a presença da sinestesia na fase neonatal, defendendo a ideia de que o cérebro dos portadores de sinestesia é biologicamente distinto dos demais e que tal habilidade se apresenta nos seres humanos já nos primeiros dias de vida. English (1977), por sua vez em seu Dicionário de Psicologia também sinaliza para o fato de que a sinestesia é uma condição encontrada em alguns indivíduos, onde a percepção de certo tipo de objeto é associada com imagens particulares de outra modalidade sensorial. Entretanto, é possível observar que se trata de um campo de estudos relativamente jovem no qual o avançar das pesquisas poderá nos dar vislumbres mais claros destas dimensões, proporcionando uma melhor compreensão acerca da unicidade do ser humano. Outrossim, ressaltamos a importância de compreensão, mesmo que parcial, do fenômeno como recurso metodológico no interior da prática educativa, tendo em vista que, juntamente com Tornitore (1999), nos contrapomos à idéia de que a capacidade sinestésica esta restrita a um grupo específico de pessoas, pois, conforme vimos anteriormente, nem todos atentaram ainda para a existência de tal capacidade, o que desmistifica a premissa de que a sinestesia seja inerente à categoria dos chamados "artistas". Acerca desta questão Cytowic (1995) declara que tal associação mais se assemelha a um preconceito infundado do que a uma premissa com embasamento sólido. Tornitore (1999) declara ainda que, em função da importância que os sentidos tem na vida humana, é fácil imaginar que não apenas a arte, mas todas as ciências (humanas, exatas, biológicas) são concebidas por meio de processos sinestésicos, retomando aqui as concepções de Morin no que se refere às relações entre o todo e as partes constituintes, ao tratar das questões ligadas à complexidade biológica declara: (...) a complexidade começa logo que há sistema, isto é, inter-relações de elementos diversos numa unidade que se torna complexa (una e múltipla). A complexidade sistêmica manifesta-se, sobretudo, no fato de que o todo possui qualidades e propriedades que não se encontram no nível das partes, consideradas isoladas e inversamente, no fato de que as partes possuem qualidades e propriedades que desaparecem sob o efeito das coações organizacionais do sistema. (Morin, 2000 p. 291). O que nos leva a entender que o ser humano envolto na complexidade não pode ser considerado em partes estanques e dissociadas e que a capacidade sinestésica encontra-se envolta no processo de inter-relações mencionado pelo autor.

Referências

  • TED talk: "I listen to color"
  • Charles Baudelaire. Obras Estéticas: Filosofia da Imaginação Criadora. [S.l.]: Vozes, 1993. 252 p. ISBN 85-326-1033-1
  • Córdoba M.J. de, Hubbard E.M., Riccò D., Day S.A.. III Congreso Internacional de Sinestesia, Ciencia y Arte: 26-29 Abril, Parque de las Ciencias de Granada. [S.l.]: Ediciones Fundación Internacional Artecittà, Edición Digital interactiva,Imprenta del Carmen. Granada, 2009. 1153 p. ISBN 978-84-613-0289-5
  • Córdoba M.J. de, Riccò D. (et al.). Sinestesia: Los fundamentos teóricos, artísticos y científicos. [S.l.]: Ediciones Fundación Internacional Artecittà, Granada, 2012. 308 p. ISBN 978-84-939054-1-5
  • Nicole de Almeida. Dicionário de Psicologia Dorsch. [S.l.]: Vozes. 1153 p. ISBN 85-326-2273-9
  • José Pedro Machado. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 2003. 5000 p. 5 vol. ISBN 978-972-24-0780-9
  • Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto Moura. Literatura Brasileira. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. 464 p. ISBN 85-08-06618-X
  • Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto Moura. Michaelis Dicionário Prático Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2001. 960 p. ISBN 978-85-06-03335-7
  • Morin, Edgar. O Método III: O Conhecimento do Conhecimento. [S.l.]: Europa-América, 1993. 232 p. ISBN 978-972-1-01429-9
  • Queirós, Bartolomeu Campos De. Os Cinco Sentidos. 2 ed. [S.l.]: IBEP, 2005. 16 p. ISBN 978-85-04-00763-3
  • Riccò, Dina. Sentire il design: Sinestesie nel progetto di comunicazione. Roma: Carocci, 2008. 220 p. ISBN 978-88-430-4698-0
  • Riccò, Dina. Sinestesie per il design: Le interazioni sensoriali nell'epoca dei multimedia. Milano: Etas, 1999. 242 p. ISBN 88-453-0941-X
  • Silva, Antonio de Morais. Grande Dicionário da Língua Portuguesa. 10 ed. Lisboa: Editorial Confluência, 1945. ISBN 978-85-04-00763-3
  • Tornitore, Tonino. Scambi di sensi: Preistoria delle sinestesie. Torino: Centro Scientifico Torinese, 1988.
  • Fratin, Giuliano. Magnificências: Sinestesia Múltipla. Curitiba: Visualgraf, 2011.
  • CYTOWIC. Richard E. (1995). Synesthesia: Phenomenology And Neuropsycology, A Review of Current Knowledge. Página visitada em 23 de Julho de 2008.
  • TORNITORE. Tonino. On the Theory and History of Synaesthesiae. Página visitada em 23 de Julho de 2008.
  • Morin, Edgar. [www.seduc.mt.gov.br/download_file.php?id=5141&parent=125 Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro] (PDF) (em Português) pp. 12. 2001. Arquivado do original em 23 de Julho de 2008. Página visitada em 23 de Julho de 2008.
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