quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Primeiro Aprender Para uma alimentação saudável

   A sabedoria popular diz que “você é o que come” e não podia ser mais verdade. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar. Ao manter a forma física e comer bem está a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, como doenças de coração e cancros. Contudo, apesar de manter uma alimentação saudável ser bastante simples, existe ainda muita confusão no grande público sobre no que consiste comer bem, ou a ideia geral que já está a cumprir os requisitos para uma boa alimentação, o que muitas vezes não é verdade. Por exemplo:
● 69,3% das pessoas pensa que a sua alimentação é saudável
● 71% das pessoas afirma “eu não preciso de mudar os meus hábitos alimentares, já que como bastante bem e de forma saudável”
    Para tornar-se ou manter-se saudável, o nosso corpo precisa de boa comida, e do tempo e energia para processá-la e usá-la no seu metabolismo. Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade.
A ligação entre a alimentação e as doenças está muito bem documentada, e existem várias provas que provam que o que comemos tem um impacto muito grande na forma como nos sentimos. Os nossos estilos de vida e hábitos alimentares mudaram dramaticamente nas últimas décadas. Hoje em dia, confiamos na conveniência da comida rápida, ou “fast-food” e em suplementos nutricionais do que propriamente em alimentos frescos. De facto, existe muita atenção mediática virada para o que não devemos comer, e pouca informação sobre o que devemos comer.
Lembre-se, não existem na realidade bons ou maus alimentos – moderação e equilíbrio na alimentação são as chaves para se manter saudável. A comida deve ser apreciada – é possível comer refeições deliciosas e bem preparadas que são simultaneamente saudáveis.
    O objectivo de uma dieta saudável na idade adulta é assegurar que se mantém em forma, com vitalidade, dentes cuidados, um bom sistema imunitário, cabelo e pele saudáveis, energia abundante e um peso ideal. A longo prazo, o objectivo é minizar o risco de doenças crónicas com doenças cardiovasculares, enfartes, diabetes, cancro e osteoporose.
TEXTO: Para uma alimentação saudável 15.(D15) A ideia principal do texto é que (A)comer fast food faz bem à saúde (B)devemos confiar em comidas rápidas (C)nossa saúde depende do que comemos (D) todas as pessoas têm hábitos saudáveis
Este texto tem como objetivo:
a.mostrar que, em geral, as pessoas apresenta hábitos alimentares saudáveis
b.ensinar que a saúde está diretamente relacionada à alimentação saudável
c.denunciar o fato de a mídia inferir de forma negativa na alimentação
d.divulgar os produtos que devem fazer parte de uma alimentação saudável
e.convencer às pessoas de que exercício físico é essencial para manter a forma
Marque a opção correta de acordo com o que focaliza o texto:
a.relata ao leitor um fato acontecido em uma feira livre
b.traz conhecimentos científicos sobre alimentação e saúde
c.apresenta a opinião do autor sobre os alimentos naturais
d.apresenta as ideias de um especialista em tratar doenças através da alimentação
e.relata as experiências do autor em curar doenças através de alimentação saudável
Relacione as colunas, associando cada parágrafo a sua ideia central
I.1º parágrafo
II.2º parágrafo
III.3º parágrafo
IV.4º parágrafo
(   )informa que uma boa nutrição é responsável pelo bom funcionamento de nosso organismo
(   )afirma que uma dieta saudável minimiza o risco de doenças crônicas
(   )defende que uma alimentação saudável garante a saúde, mas há muita confusão a esse respeito
(  )comprova, através de pesquisas, que há uma relação direta entre o que comemos e como nos sentimos
No trecho, “o nosso corpo precisa e boa comida, e do tempo e energia para processá-la e usá-la no seu metabolismo”, os pronomes em negrito se refere à:
a.nossa alimentação
b.muita energia
c.nossa saúde
d.boa comida
e.tarefa diária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores