quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Primeiro Aprender - A excitante extremidade (Carlos Eduardo Novaes)

Já repararam que o pé é a única parte do corpo humano em contato com a terra? O resto se equilibra no espaço. É pelo pé que sobe toda a energia telúrica que ilumina a mulher. Permitam-me dizer que sou fissurado em pés femininos. Devo ter sido o único autor de telenovelas que fez uma cena em sapataria. Ao descobrir – encantado – os pés de Sônia Braga, levei sua personagem a experimentar uma dúzia de sapatos.
Quase me tornei podólogo, mas receoso de dar de cara com algum joanete, optei por pesquisar outros extremos pelo mundo. Sem dinheiro, trabalhei como um pelejador, fiz minhas economias, saí da miséria e fui à luta. Voltei com a certeza de que, no extremo sul do corpo feminino, nenhuma mulher comparava-se à brasileira.
É fato que essa fixação me faz sofrer mais do que condenado. Recordo uma festa no verão de Petrópolis. Caía um chuveirão daqueles que quase me obrigou a usar nadadeira. Percebi um par de pés esculturais evoluindo no salão. Eles sofriam atropelados por um bêbado que mal se sustentava. Aguardei o intervalo musical e rápido como um foguinho rabo-de-saia tirei-a para dançar, desculpando-me: “não sou um dançarino!”.

Marque a opção abaixo que retrata o que o cronista quer enfocar
a)a atração incondicional pelos pés femininos
b)uma complicação enfrentada face à atração por pés femininos
c)a influência da terra na sensualidade feminina
d)um preconceito sobre a não atração  



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Foot.png
Um pé humano - 1 Tornozelo
2 Calcanhar
3 Tarso
4 Metatarso
5 Dedos
Latim pede
Vascularização artéria dorsal do pé, artéria plantar medial, artéria plantar lateral
Inervação nervo plantar medial, nervo plantar lateral, nervo fibular profundo, nervo fibular superficial
MeSH Foot
Em anatomia, o é a extremidade dos membros dos animais terrestres que assenta no solo. No homem e outros bípedes, o termo se aplica apenas à parte final das extremidades inferiores. O pé tem 29 ossos. O pé dos mamíferos divide-se em três partes:
  • Tarso - a parte superior, que liga com os ossos da perna;
  • Metatarso - a parte mediana; e
  • Dedos - o número básico é de cinco dedos que normalmente se encontram virados para a parte dianteira do animal, mas nos ungulados, é a ponta dos dedos (que geralmente estão reduzidos em número e composição) que assenta no solo.
Existem ainda outros termos para designar vulgarmente algumas partes do pé:
Nas aves, o pé tem geralmente quatro dedos que podem ser oponíveis, 2 a 2 ou 3 mais um, para segurar o suporte em que elas se assentam. Nos animais invertebrados, os pés têm uma estrutura muito diferente da descrita acima, dependendo do filo a que pertencem.

Ver também

Ligações externas

Commons
O Commons possui multimídias sobre
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre:
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores