quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O boto e a Baía da Guanabara



Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atobá
Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos
eram muito mais importantes. Eles eram o símbolo daquele lugar
privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro.
05 – A “mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”.
Piraiaguara fazia questão de lembrar do título, e também de toda a
história da cidade e da Baía de Guanabara.
Os outros botos zombavam dele:
– Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluiu a baía?
10Heroica? Uma cidade que expulsou as baleias, destruiu os mangues
e quase não nos deixou sardinhas para comer? Olha aí para o fundo
e vê quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro!
– Acorda do encantamento, Piraiaguara! O Rio de Janeiro e a Baía
de Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi há muito tempo. Não
15adianta ficar suspirando pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas
praias e pela mata que desapareceram. Olha que, se continuar
sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio!
O medo e a tristeza passavam por ele como um arrepio de dor.
Talvez nenhum outro boto sentisse tanto a violência da destruição da
20Guanabara. Mas, certamente, ninguém conseguia enxergar tão bem
as belezas daquele lugar.
Num instante, o arrepio passava, e a alegria brotava de novo em seu coração.
HETZEL, B. Piraiaguara. São Paulo: Ática, 2000, p. 16–20.
O fato que provoca a discussão entre as personagens é
(A) a escolha de nomes de botos para as ilhas.
(B) a história da cidade do Rio de Janeiro.
(C) o orgulho do boto pela cidade do Rio de Janeiro.
(D) os perigos do Rio de Janeiro para os botos.
Análise
Uma sequência de eventos contados por alguém e envolvendo personagens, em um determinado lugar e num determinado tempo, é o que forma a matéria literária das prosas narrativas. Nesse item, o objetivo é identificar o conflito gerador do enredo e os acontecimentos desencadeadores dos fatos da narrativa. No texto em questão, toda a discussão entre os botos ocorre porque eles não compreendem o orgulho de Piraiaguara pelo Rio de Janeiro. Esse é o conflito gerador do enredo. As ações dos personagens evoluem ou porque há causas que as determinam, ou porque elas vão se sucedendo no tempo.
Orientações
Na leitura de narrativas, recupere o enredo com a turma. É importante mostrar três momentos dos textos desse tipo: a apresentação do problema, o enfrentamento dele pelo personagem e a superação ou não dessa situação por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores