Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atobá |
Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos |
eram muito mais importantes. Eles eram o símbolo daquele lugar |
privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro. | |
05 | – A “mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”. |
Piraiaguara fazia questão de lembrar do título, e também de toda a |
história da cidade e da Baía de Guanabara. |
Os outros botos zombavam dele: |
– Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluiu a baía? | |
10 | Heroica? Uma cidade que expulsou as baleias, destruiu os mangues |
e quase não nos deixou sardinhas para comer? Olha aí para o fundo |
e vê quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro! |
– Acorda do encantamento, Piraiaguara! O Rio de Janeiro e a Baía |
de Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi há muito tempo. Não | |
15 | adianta ficar suspirando pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas |
praias e pela mata que desapareceram. Olha que, se continuar |
sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio! |
O medo e a tristeza passavam por ele como um arrepio de dor. |
Talvez nenhum outro boto sentisse tanto a violência da destruição da | |
20 | Guanabara. Mas, certamente, ninguém conseguia enxergar tão bem |
as belezas daquele lugar. |
Num instante, o arrepio passava, e a alegria brotava de novo em seu coração. |
O fato que provoca a discussão entre as personagens é
(A) a escolha de nomes de botos para as ilhas.
(B) a história da cidade do Rio de Janeiro.
(C) o orgulho do boto pela cidade do Rio de Janeiro.
(D) os perigos do Rio de Janeiro para os botos.
Análise
Uma sequência de eventos contados por alguém e envolvendo personagens, em um determinado lugar e num determinado tempo, é o que forma a matéria literária das prosas narrativas. Nesse item, o objetivo é identificar o conflito gerador do enredo e os acontecimentos desencadeadores dos fatos da narrativa. No texto em questão, toda a discussão entre os botos ocorre porque eles não compreendem o orgulho de Piraiaguara pelo Rio de Janeiro. Esse é o conflito gerador do enredo. As ações dos personagens evoluem ou porque há causas que as determinam, ou porque elas vão se sucedendo no tempo.
Orientações
Na leitura de narrativas, recupere o enredo com a turma. É importante mostrar três momentos dos textos desse tipo: a apresentação do problema, o enfrentamento dele pelo personagem e a superação ou não dessa situação por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.