| Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atobá |
| Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos |
| eram muito mais importantes. Eles eram o símbolo daquele lugar |
| privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro. | |
| 05 | – A “mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”. |
| Piraiaguara fazia questão de lembrar do título, e também de toda a |
| história da cidade e da Baía de Guanabara. |
| Os outros botos zombavam dele: |
| – Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que poluiu a baía? | |
| 10 | Heroica? Uma cidade que expulsou as baleias, destruiu os mangues |
| e quase não nos deixou sardinhas para comer? Olha aí para o fundo |
| e vê quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro! |
| – Acorda do encantamento, Piraiaguara! O Rio de Janeiro e a Baía |
| de Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi há muito tempo. Não | |
| 15 | adianta ficar suspirando pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas |
| praias e pela mata que desapareceram. Olha que, se continuar |
| sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio! |
| O medo e a tristeza passavam por ele como um arrepio de dor. |
| Talvez nenhum outro boto sentisse tanto a violência da destruição da | |
| 20 | Guanabara. Mas, certamente, ninguém conseguia enxergar tão bem |
| as belezas daquele lugar. |
| Num instante, o arrepio passava, e a alegria brotava de novo em seu coração. |
O fato que provoca a discussão entre as personagens é
(A) a escolha de nomes de botos para as ilhas.
(B) a história da cidade do Rio de Janeiro.
(C) o orgulho do boto pela cidade do Rio de Janeiro.
(D) os perigos do Rio de Janeiro para os botos.
Análise
Uma sequência de eventos contados por alguém e envolvendo personagens, em um determinado lugar e num determinado tempo, é o que forma a matéria literária das prosas narrativas. Nesse item, o objetivo é identificar o conflito gerador do enredo e os acontecimentos desencadeadores dos fatos da narrativa. No texto em questão, toda a discussão entre os botos ocorre porque eles não compreendem o orgulho de Piraiaguara pelo Rio de Janeiro. Esse é o conflito gerador do enredo. As ações dos personagens evoluem ou porque há causas que as determinam, ou porque elas vão se sucedendo no tempo.
Orientações
Na leitura de narrativas, recupere o enredo com a turma. É importante mostrar três momentos dos textos desse tipo: a apresentação do problema, o enfrentamento dele pelo personagem e a superação ou não dessa situação por ele.
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