sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS



01. Em um anúncio sobre as belezas naturais do estado da Paraíba, lê-se a seguinte advertência:
ATENÇÃO. ESTE ANÚNCIO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA. PERSISTINDO OS SINTOMAS, PROCURE SEU AGENTE DE VIAGENS.
(Revista Veja, edição 1869, 1º de Setembro de 2004)
A partir da mensagem do texto, conclui-se que
(A) curar doenças é o papel do agente de viagens.
(B) existe uma proliferação de doenças no estado da Paraíba.
(C) há muitos dependentes de drogas viajando para a Paraíba.
(D) é comum que as pessoas se encantem com belezas
naturais da Paraíba.

02. A Capoeira surgiu no Brasil no século XVI. Os escravos trazidos da África desenvolveram uma dança que, ao som de instrumentos de percussão, treinava golpes de luta. Dessa forma, foi possível aos capoeristas preparar a resistência física, sem que os Senhores de Engenho notassem as suas verdadeiras intenções.
Quando conseguiam fugir, os escravos escondiam-se na mata e, se encontrados, lutavam duramente. Daí vem o nome da dança: em tupi-guarani, caa” significa mato e “puera”, mato cortado.
De acordo com o texto, a capoeira é uma
(A) luta de origem brasileira levada para a África.
(B) luta dos africanos que resistiram em vir para o Brasil.
(C) dança de autodefesa dos africanos escravizados no Brasil.
(D) dança de origem africana em louvor da vegetação brasileira.

03. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade, trata-se de um comportamento
induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência de substituição das atividades ocupacionais por facilidades automatizadas, o ser humano adota, cada vez mais, a lei do menor esforço, reduzindo o consumo energético de seu corpo. (Adaptado de Neto, Turíbio Leite Barros. Sedentarismo in http://emedix.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php )

De acordo com o texto, o sedentarismo é um comportamento que tem origem
(A) na diminuição do conforto em casa e no ambiente de trabalho.
(B) na preocupação do homem moderno com o próprio corpo.
(C) no aumento de energia humana na realização do trabalho.
(D) no avanço das tecnologias diminuidoras do esforço humano.

04. A identidade de um povo é construída por meio de suas manifestações culturais. Assim, cada país é reconhecido pelas conquistas consumadas em determinada área. Na Copa do Mundo de Futebol em 2002, um jornalista esportivo usou a expressão o país do futebol ao se referir à vitória dos
(A) argentinos.
(B) italianos.
(C) brasileiros
(D) uruguaios.
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05. ... Essa avó era muito engraçada, alta, grandona, sempre escrevendo no computador. Seu nome encantado era Lilibeth. Ela era um pouco diferente das outras avós, porque era uma bruxa. Pouca gente sabia disso: era segredo. Mas ela era bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas e assustar as bruxas más...” (LUFT, Lia. Histórias de Bruxa Boa. Rio de Janeiro: Record, 2004.)
Da leitura do trecho do livro de Lia Luft, identifica-se que o texto é predominantemente
(A) uma descrição, porque apresenta características de uma pessoa.
(B) uma poesia narrativa, pois conta liricamente a história da avó.
(C) uma dissertação, porque fornece argumentos sobre a personalidade da avó.
(D) uma publicidade, pois convence o leitor de que as bruxas são boas.

06. Leia o poema:
A natureza é sábia
Mas não compreende um fato
Por que só tem uma mãe
E tanto parente chato?
Millôr Fernandes.
“Por que”, no terceiro verso da estrofe acima, tem como
finalidade introduzir
(A) uma contradição.
(B) uma explicação.
(C) um questionamento.
(D) uma finalização.

07.Leia o texto abaixo:
“Diz que, em tempos imemoriais, quando este mundo andava ainda meio incompleto, lá pelas bandas de Ribeirão Preto, um grupo de amigos reuniu-se para sugerir a Deus Nosso Senhor uma fruta perfeita. Um era meio preguiçoso, outro bastante tecnocrata, outro tinha mania de limpeza e diz até que um desdentado havia. Formaram, pois, um grupo de trabalho e, unidos, foram definindo as características básicas da fruta ideal: docinha, fácil de descascar, fácil de mastigar, sem espinho que fere, suco que lambuza, bicho que enoja ou caroço que ocupa espaço. (...) E Deus olhou e viu que era bom e foi e criou a banana.”
(Carlos Moraes. Revista Ícaro Brasil. RMC Editora, Out/2004)
No trecho “... olhou e viu que era bom e foi e criou a banana”, a repetição da conjunção grifada foi utilizada
com a finalidade de
(A) estabelecer uma relação de condição entre os fatos.
(B) explicar os fatos, para melhor entendimento do leitor.
(C) expressar uma relação de oposição entre os fatos.
(D) indicar a ordem em que os fatos aconteceram.
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08. Leia o trecho da música:
Mandacaru, quando fulora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina quando enjoa da boneca
É sinal que o amor
Já chegou no coração
(...)
(Música: Xote das Meninas. Luiz Gonzaga e Zé Dantas )
Em Xote das Meninas, os poetas escolheram a leitura
de um sinal da natureza para identificar a chegada da
______________feminina. A opção que completa a lacuna é:
(A) infância.
(B) adolescência.
(C)velhice.
(D)morte.
FIM DE UMA ERA NO ORIENTE MÉDIO
09. A professora chegou na sala e disse aos alunos:
- Não olhem para os lados. Leiam atentamente todos os enunciados da prova. Concentrem-se nas respostas e boa sorte.
Os verbos usados na fala da professora indicam um
(A) pedido.
(B) comando.
(C) favor.
(D) agradecimento.

10. Leia o trecho da música:
Cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
(...)
(Gilberto Gil e Chico Buarque)
A composição Cálice foi feita em pleno período da ditadura militar no Brasil. A palavra “cálice” possui a mesma ___________ da expressão imperativa “cale-se”. Esta coincidência sugere uma crítica à censura, que impedia a livre manifestação da vontade política. A opção que completa a lacuna é
(A) pronúncia.
(B) significação.
(C) tradução.
(D) escrita.

11. Leia:
– Dona Francisca, onde você vai tão apressada?
– Tenho um filho pequeno, vou levar ele na escola.
No diálogo, constata-se a linguagem coloquial.
A expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, pela forma culta
(A) vou levar ele a escola.
(B) vou levar-lhe à escola.
(C) vou levá-lo à escola.
(D) vou levar-lhe a escola.

12. Leia:
Depoimento do Zé da Ilha
“– Seu doutor, o patuá é o seguinte: depois de um gelo da coitadinha, resolvi esquiar e caçar outra cabrocha que preparasse a marmita e mandasse o meu linho no sabão.”
Correio da Manhã - Rio de Janeiro.
O texto acima retrata a fala de uma pessoa, na década de 60, que utilizava muitas gírias em seu linguajar. Ao ler o texto, supõe-se que a pessoa pertence a um grupo de
(A) malandros.
(B) executivos.
(C)donas de casa.
(D)professores.

13. Leia:
No Escritório
“Eu ... posso não vir trabalhar amanhã?”
pergunta o empregado de uma firma a seu chefe.
“...Minha mulher está fazendo muita questão para que eu fique em casa para ajudá-la num faxinão que está
querendo fazer!...”
“Nem pensar!”, respondeu o chefe. “Com todo esse serviço que temos aqui pra dar conta, nem pensar!”
“O...senhor está querendo me dizer que a resposta é...não?”
“Exatamente isso!”
Millôr Fernandes ( com adaptações)
O texto recorre ao recurso das reticências para
(A) reforçar as expressões trabalhadas.
(B) indicar as falas das personagens.
(C)indicar pausas que ocorrem na oralidade.
(D)apresentar a importância deste recurso no texto.

14. Leia:
“CÓDIGO DE TRÂNSITO: O CINTO DE SEGURANÇA DE TODO BRASILEIRO”.
Qual a intenção do autor ao usar o sentido figurado em cinto de segurança, na sentença acima?
(A) Demonstrar a segurança que o Código de Trânsito transmite.
(B) Evitar mortes no trânsito com a utilização obrigatória do cinto de segurança.
(C) Proteger as crianças com o ensino sistemático do Código de Trânsito.
(D) Recomendar o uso do cinto de segurança para todos os motoristas brasileiros.

15. Leia o texto abaixo:
“Muitos jornais fazem alarde de sua neutralidade em relação aos fatos, isto é, de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da sociedade”.
(FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 13ª ed. São Paulo: Ática, 1997. P. 280)
Neste texto, a relação estabelecida pela expressão sublinhada é de
(A) oposição entre as partes do texto.
(B) causa do que foi apresentado anteriormente, no período.
(C) alternância entre as partes do texto.
(D) explicação do que foi anteriormente apresentado no período.

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