01. Em um
anúncio sobre as belezas naturais do estado da Paraíba, lê-se a seguinte
advertência:
ATENÇÃO.
ESTE ANÚNCIO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA. PERSISTINDO OS SINTOMAS, PROCURE SEU
AGENTE DE VIAGENS.
(Revista
Veja, edição 1869, 1º de Setembro de 2004)
A partir
da mensagem do texto, conclui-se que
(A) curar
doenças é o papel do agente de viagens.
(B)
existe uma proliferação de doenças no estado da Paraíba.
(C) há
muitos dependentes de drogas viajando para a Paraíba.
(D) é
comum que as pessoas se encantem com belezas
naturais
da Paraíba.
02. A
Capoeira surgiu no Brasil no século XVI. Os escravos trazidos da África
desenvolveram uma dança que, ao som de instrumentos de percussão, treinava
golpes de luta. Dessa forma, foi possível aos capoeristas preparar a resistência
física, sem que os Senhores de Engenho notassem as suas verdadeiras intenções.
Quando
conseguiam fugir, os escravos escondiam-se na mata e, se encontrados, lutavam
duramente. Daí vem o nome da dança: em tupi-guarani, “caa” significa
mato e “puera”, mato cortado.
De acordo
com o texto, a capoeira é uma
(A) luta
de origem brasileira levada para a África.
(B) luta
dos africanos que resistiram em vir para o Brasil.
(C) dança
de autodefesa dos africanos escravizados no Brasil.
(D) dança
de origem africana em louvor da vegetação brasileira.
03. O
sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio. Na verdade, trata-se
de um comportamento
induzido
por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da
tecnologia e a tendência de substituição das atividades ocupacionais por
facilidades automatizadas, o ser humano adota, cada vez mais, a lei do menor
esforço, reduzindo o consumo energético de seu corpo. (Adaptado de Neto,
Turíbio Leite Barros. Sedentarismo in http://emedix.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php
)
De acordo
com o texto, o sedentarismo é um comportamento que tem origem
(A) na
diminuição do conforto em casa e no ambiente de trabalho.
(B) na
preocupação do homem moderno com o próprio corpo.
(C) no
aumento de energia humana na realização do trabalho.
(D) no
avanço das tecnologias diminuidoras do esforço humano.
04. A
identidade de um povo é construída por meio de suas manifestações culturais.
Assim, cada país é reconhecido pelas conquistas consumadas em determinada área.
Na Copa do Mundo de Futebol em 2002, um jornalista esportivo usou a expressão o
país do futebol ao se referir à vitória dos
(A)
argentinos.
(B)
italianos.
(C)
brasileiros
(D)
uruguaios.
10
05. ...
Essa avó era muito engraçada, alta, grandona, sempre escrevendo no computador.
Seu nome encantado era Lilibeth. Ela era um pouco diferente das outras avós,
porque era uma bruxa. Pouca gente sabia disso: era segredo. Mas ela era bruxa
boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas e assustar as bruxas
más...” (LUFT, Lia. Histórias de Bruxa Boa. Rio de Janeiro: Record, 2004.)
Da
leitura do trecho do livro de Lia Luft, identifica-se que o texto é
predominantemente
(A) uma
descrição, porque apresenta características de uma pessoa.
(B) uma
poesia narrativa, pois conta liricamente a história da avó.
(C) uma
dissertação, porque fornece argumentos sobre a personalidade da avó.
(D) uma
publicidade, pois convence o leitor de que as bruxas são boas.
06. Leia
o poema:
A
natureza é sábia
Mas não
compreende um fato
Por que
só tem uma mãe
E tanto
parente chato?
Millôr
Fernandes.
“Por
que”, no terceiro verso da estrofe acima, tem como
finalidade
introduzir
(A) uma
contradição.
(B) uma
explicação.
(C) um
questionamento.
(D) uma
finalização.
07.Leia o
texto abaixo:
“Diz que,
em tempos imemoriais, quando este mundo andava ainda meio incompleto, lá pelas
bandas de Ribeirão Preto, um grupo de amigos reuniu-se para sugerir a Deus
Nosso Senhor uma fruta perfeita. Um era meio preguiçoso, outro bastante
tecnocrata, outro tinha mania de limpeza e diz até que um desdentado havia.
Formaram, pois, um grupo de trabalho e, unidos, foram definindo as
características básicas da fruta ideal: docinha, fácil de descascar, fácil de
mastigar, sem espinho que fere, suco que lambuza, bicho que enoja ou caroço que
ocupa espaço. (...) E Deus olhou e viu que era bom e foi e criou a banana.”
(Carlos
Moraes. Revista Ícaro Brasil. RMC Editora, Out/2004)
No trecho
“... olhou e viu que era bom e foi e criou a banana”, a repetição da conjunção
grifada foi utilizada
com a
finalidade de
(A)
estabelecer uma relação de condição entre os fatos.
(B)
explicar os fatos, para melhor entendimento do leitor.
(C)
expressar uma relação de oposição entre os fatos.
(D)
indicar a ordem em que os fatos aconteceram.
13
08. Leia
o trecho da música:
Mandacaru,
quando fulora na seca
É o sinal
que a chuva chega no sertão
Toda
menina quando enjoa da boneca
É sinal
que o amor
Já chegou
no coração
(...)
(Música:
Xote das Meninas. Luiz Gonzaga e Zé Dantas )
Em Xote
das Meninas, os poetas escolheram a leitura
de um
sinal da natureza para identificar a chegada da
______________feminina.
A opção que completa a lacuna é:
(A)
infância.
(B)
adolescência.
(C)velhice.
(D)morte.
FIM DE UMA ERA NO ORIENTE MÉDIO
09. A
professora chegou na sala e disse aos alunos:
- Não
olhem para os lados. Leiam atentamente todos os enunciados da prova.
Concentrem-se nas respostas e boa sorte.
Os verbos
usados na fala da professora indicam um
(A)
pedido.
(B)
comando.
(C)
favor.
(D)
agradecimento.
10. Leia
o trecho da música:
Cálice
Pai,
afasta de mim esse cálice
Pai,
afasta de mim esse cálice
Pai,
afasta de mim esse cálice
De vinho
tinto de sangue
(...)
(Gilberto
Gil e Chico Buarque)
A
composição Cálice foi feita em pleno período da ditadura militar no
Brasil. A palavra “cálice” possui a mesma ___________ da expressão imperativa
“cale-se”. Esta coincidência sugere uma crítica à censura, que impedia a livre
manifestação da vontade política. A opção que completa a lacuna é
(A)
pronúncia.
(B)
significação.
(C)
tradução.
(D)
escrita.
11. Leia:
– Dona
Francisca, onde você vai tão apressada?
– Tenho
um filho pequeno, vou levar ele na escola.
No
diálogo, constata-se a linguagem coloquial.
A
expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, pela forma
culta
(A) vou
levar ele a escola.
(B) vou
levar-lhe à escola.
(C) vou
levá-lo à escola.
(D) vou
levar-lhe a escola.
12. Leia:
Depoimento
do Zé da Ilha
“– Seu
doutor, o patuá é o seguinte: depois de um gelo da coitadinha, resolvi esquiar
e caçar outra cabrocha que preparasse a marmita e mandasse o meu linho no
sabão.”
Correio
da Manhã - Rio de Janeiro.
O texto
acima retrata a fala de uma pessoa, na década de 60, que utilizava muitas
gírias em seu linguajar. Ao ler o texto, supõe-se que a pessoa pertence a um
grupo de
(A)
malandros.
(B)
executivos.
(C)donas
de casa.
(D)professores.
13. Leia:
No
Escritório
“Eu ...
posso não vir trabalhar amanhã?”
pergunta
o empregado de uma firma a seu chefe.
“...Minha
mulher está fazendo muita questão para que eu fique em casa para ajudá-la num
faxinão que está
querendo
fazer!...”
“Nem
pensar!”, respondeu o chefe. “Com todo esse serviço que temos aqui pra dar
conta, nem pensar!”
“O...senhor
está querendo me dizer que a resposta é...não?”
“Exatamente
isso!”
Millôr
Fernandes ( com adaptações)
O texto
recorre ao recurso das reticências para
(A)
reforçar as expressões trabalhadas.
(B)
indicar as falas das personagens.
(C)indicar
pausas que ocorrem na oralidade.
(D)apresentar
a importância deste recurso no texto.
14. Leia:
“CÓDIGO
DE TRÂNSITO: O CINTO DE SEGURANÇA DE TODO BRASILEIRO”.
Qual a
intenção do autor ao usar o sentido figurado em cinto de segurança, na sentença
acima?
(A)
Demonstrar a segurança que o Código de Trânsito transmite.
(B)
Evitar mortes no trânsito com a utilização obrigatória do cinto de segurança.
(C)
Proteger as crianças com o ensino sistemático do Código de Trânsito.
(D)
Recomendar o uso do cinto de segurança para todos os motoristas brasileiros.
15. Leia
o texto abaixo:
“Muitos
jornais fazem alarde de sua neutralidade em relação aos fatos, isto é,
de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da
sociedade”.
(FIORIN,
José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e
redação. 13ª ed. São Paulo: Ática, 1997. P. 280)
Neste
texto, a relação estabelecida pela expressão sublinhada é de
(A)
oposição entre as partes do texto.
(B) causa
do que foi apresentado anteriormente, no período.
(C)
alternância entre as partes do texto.
(D)
explicação do que foi anteriormente apresentado no período.
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