quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PRIMEIRO APRENDER


mcbspf disse...
TIRINHA
GÊNERO TEXTUAL QUE TEM ESTRUTURA DE ENUNCIADOS CURTOS, CONSTITUÍDOS EM BALÕES, PARA REPRESENTAR A "FALA" DAS PERSONAGENS, E TRAZ UM CONTEÚDO EM QUE PREDOMINA A CRÍTICA, COM EFEITO DE HUMOR ( NEGRO OU NÃO), A COISAS DO MUNDO, MODOS DE COMPORTAMENTO, VALORES, SENTIMENTOS, DESTACANDO-SE, PORTANTO, NESSA COMPOSIÇÃO, CÓDIGOS VERBAIS (ESCRITOS)E NÃO-VERBAIS (DESENHOS/FIGURAS).

ESTE GÊNERO TEXTUAL É PRODUZIDO POR CARTUNISTAS (DESENHISTAS, HUMORISTAS GRÁFICOS)
mcbspf disse...
FÁBULA
ESTE TIPO DE GÊNERO TEXTUAL É INTRODUZIDO EM NOSSA VIDA DESDE A INFÂNCIA. É PREDOMINANTEMENTE NARRATIVO, MAS TAMBÉM TEM DESCRIÇÕES, ARGUMENTOS, EXPLICAÇÕES, DIÁLOGOS. NELA, OS ANIMAIS ASSUMEM CARACTERÍSTICAS HUMANAS. ALGUMAS FÁBULAS APRESENTAM EFEITOS DE RISO.
mcbspf disse...
CACHORRO VELHO

Uma velha senhora foi para um safári na África e levou seu velho vira-lata com ela. Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido. Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço. O cachorro velho pensa:

-”Oh, oh! Estou mesmo enrascado !” Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador … Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto:

- Cara, este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

- Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco ! O velho vira-lata quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia

comido leopardo algum…

E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Entrementes, o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa:

-Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -’Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!’

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:

- E agora, o que é que eu posso fazer?

Em vez de correr ( sabe que suas pernas doídas não o levariam longe…) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:

- Cadê o filha da puta daquele macaco? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca!
mcbspf disse...
TEXTO INFORMATIVO
Um texto informativo como o próprio nome já diz, a principal função dele é informar, ou seja passar uma informação. O melhor exemplo de texto informativo é o jornal.

As características deste texto é linguagem culta, direta, deve conter as informações,citando fonte e exemplos. Jamais deve conter opiniões pessoas, o texto informativo não é uma dissertação onde você defende suas idéias.
mcbspf disse...
LISTA TELEFÔNICA
Uma lista telefônica é uma publicação destinada à divulgação de informações sobre assinantes do serviço de telefonia. Há basicamente quatro seções nas listas telefônicas: seção de assinantes; seção de classificados; seção de endereços e seção de compras e serviços
mcbspf disse...
ORAÇÃO
Oração é uma prática religiosa comum a diversas confissões religiosas. É vulgarmente designado como uma relação, uma conversa ou um ato de reconhecimento e louvor diante de um ser transcendente ou divino.
mcbspf disse...
CANÇÃO
Canção é (i) uma Forma musical para diversos estilos de composições ou, (ii) uma composição musical acompanhada de um texto poético destinado ao canto com acompanhamento ou sem; ou, (iii) uma composição musical instrumental curta composta com a Forma Canção. ...
mcbspf disse...
CHARADA
Charada é uma frase cujo os sinonimos de duas ou tres palavras nela contida, dá o significado do conceito. Exemplo: "Fui feito perfeito" 1 e 2 que são as silabas dos sinonimos de Fui e Feito. Fui com uma sílaba é Ex. Feito com 2 é ato. Se vc juntar Ex com ato vc tem Exato que significa perfeito que é o conceito. Portanto o sinonimo de perfeito é Exato.
mcbspf disse...
PIADA
Uma piada ou anedota é uma breve história, de final e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
mcbspf disse...
NOTÍCIA JORNALÍSTICA
É a narração de um fato ocorrido...
mcbspf disse...
POESIA
A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice."[1] O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.[2]

Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal)
mcbspf disse...
POEMA
Um poema é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Efetivamente, existe uma diferença entre poesia e poema. Este último, segundo vários autores, é uma obra em verso com características poéticas. Ou seja, enquanto o poema é um objeto literário com existência material concreta, a poesia tem um carácter imaterial e transcendente.

Fortemente relacionado com a música, a poesia tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, a poesia era cantada. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma importância fulcral.

Um poema também faz parte de um sarau (reuniões em casas particulares para expressar artes, canções, poemas, poesias etc).
mcbspf disse...
INSTRUÇÃO
ORIENTAÇÃO PASSO-A-PASSO DE CONSTRUÇÃO OU USO, POR EXEMPLO, DE ALGO OU ALGUMA COISA.
mcbspf disse...
FOTOS
UMA ESPÉCIE DE DESCRIÇÃO VISUAL IMÓVEL DE UM DETERMINADO MOMENTO NO TEMPO

LEGENDAS
textos curtos que explicam uma foto ou ilustração.
mcbspf disse...
CRÔNICA
é uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal.
mcbspf disse...
Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.

O profissional da redaçao encarregado de redigir os editoriais é chamado de editorialista.

Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular.

A opinião de um veículo, entretanto, não é expressada exclusivamente nos editoriais, mas também na forma como organiza os assuntos publicados, pela qualidade e quantidade que atribui a cada um (no processo de Edição jornalística). Em casos em que as próprias matérias do jornal são imbuídas de uma carga opinativa forte, mas não chegam a ser separados como editoriais, diz-se que é Jornalismo de Opinião.
mcbspf disse...
O Código de Trânsito Brasileiro é uma lei que define atribuições das diversas autoridades e órgãos ligados ao trânsito, fornece diretrizes para a Engenharia de Tráfego e estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema. Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

O Código Brasileiro de Trânsito tem como base a constituição do Brasil, respeita a Convenção de Viena e o Acordo do Mercosul e entrou em vigor no ano de 1998.
mcbspf disse...
E-mail, correio-e (em Portugal, correio electrónico), ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. ...
mcbspf disse...
Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. ...
O MINIMALISMO - Caracteriza-se pela extrema simplicidade de formas e pela abordagem literal e objetiva dos temas.
mcbspf disse...
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
mcbspf disse...
CRÔNICA HUMORÍSTICA
mcbspf disse...
Regras de etiqueta são um conjunto de regras convencionadas para ajudar o relacionamento entre as pessoas. Está dividida em Etiqueta Corporativa e Etiqueta Social, além de outras subdivisões menores, como Etiqueta à mesa e a recente Netiqueta. O conceito de etiqueta está intimamente ligado ao de Cortesia, porém vai além, sendo uma forma de a pessoa que pratica determinado código de etiqueta demonstrar esta cortesia, bem como boas-maneiras. Normalmente, a etiqueta não é escrita, embora diversos especialistas em etiqueta tenham posteriormente escrito seus livros sobre essas regras. A etiqueta usualmente reflete fórmulas de conduta às quais a tradição da sociedade consolidou.

A etiqueta também o pode surgir a partir da moda, como na Bretanha do século XVIII, onde atos aparentemente sem sentido, como a maneira com que segurava uma taça de bebida se associou com a classe alta. O que se convencionou chamar de regras de etiqueta, para a Civilização Ocidental, são regras convencionadas a partir da Europa da Idade Moderna, que pouco se alteraram desde então.

Como "cultura", é uma palavra que pouco a pouco se tornou plural, especialmente em uma sociedade multiétnica, com muitas expectativas chocando entre si. Assim, do ponto de vista sociológico, atualmente é possível referir-se a "uma etiqueta", reconhecendo que este conceito, como qualquer comportamento humano, não é universal, ou seja, varia de povo para povo, ou mesmo dentro de um determinado povo, de acordo com o grupo social em questão. Especialistas em etiqueta entendem que ainda que os conceitos de educação e respeito sejam universais, cada grupo tem sua forma peculiar de demonstrar esses sentimentos, e o melhor caminho seria respeitar as diferenças.

A etiqueta enquanto regra, situa-se exclusivamente no campo moral, não sendo regulada por leis ou decretos, sendo às infrações a determinado código de etiqueta punidas apenas no âmbito social.
mcbspf disse...
Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão. ...
mcbspf disse...
O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.

Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que pode identificar a autoria e desclassificar o candidato.

É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. Portanto, se você quiser aprofundar mais seus conhecimentos a respeito desse tipo de produção textual, é só procurá-lo nestes tipos de canais informativos. A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.

Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.

Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.

Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.

Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores