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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

LINGUÍSTCA - LÍNGUA - FALA - LINGUAGEM



ü  A linguagem verbal e não verbal
ü  Objetivo da linguagem- estabelecer a comunicação
ü  Procurando facilitar nossa compreensão sobre este assunto, analisaremos as imagens a seguir:
ü  http://www.escolakids.com/public/upload/file/linguagem-verbal-nao-verbal-1.jpghttp://www.escolakids.com/public/upload/file/linguagem-verbal-nao-verbal-2.jpg
ü  De acordo com nossa observação, percebemos apenas a presença de símbolos, sem nenhum tipo de escrita.
Mas será que esses símbolos nos dizem algo? Como interpretá-los?
Na verdade, eles têm muito a nos dizer. E nós, à medida que vamos adquirindo experiência e ampliando nosso conhecimento, conseguimos decifrá-los facilmente.
Trata-se de uma linguagem não verbal, na qual o objetivo da comunicação é nos alertar sobre algo. Como podemos conferir:
A primeira placa dialoga conosco da seguinte maneira:
“Este local é reservado para pessoas portadoras de deficiência física.”
A segunda diz:
“É proibido parar e estacionar”.
Assim como estas, há também várias outras, como por exemplo:
Silêncio, hospital!
Proibido fumar!
Cuidado! Cão bravo!
O semáforo do trânsito, além de gestos, dança e artes em geral, como pinturas, esculturas, teatro.

ü  http://www.escolakids.com/public/upload/file/linguagem-verbal-nao-verbal%20-%203-jpeg.jpg
ü  Já na linguagem verbal, a comunicação é realizada por meio de palavras, seja através de um cartaz, de um texto, uma propaganda, um anúncio, e muitos outros.
O importante é sempre lembrarmos:
Toda linguagem, seja verbal ou não verbal, possui um único objetivo:
Estabelecer algum tipo de comunicação entre quem fala ou escreve, e quem ouve ou lê.

ü  FALA = EXPRESSÃO ORAL
ü  Fala é algum padrão das diversas línguas que existem no mundo. Para falar ou cantar, movimentamos cerca de uma dúzia de músculos da laringe, aproximadamente de diversas maneiras as cordas vocais. O ar que sai dos pulmões percorre os brônquios e a traqueia, chegando até a laringe, os músculos da gente se contraem, regulando a passagem do ar.
ü  Os movimentos da gente fazem as cordas vocais vibrarem e produzirem sons. Chegando a boca, o som laringiano é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca.
ü  Problemas com a fala
ü  Fanhos = A voz sai pelo nariz, por causa de um problema de articulação
ü  Disfonia = Rouquidão causada por um problema nas cordas vocais, gripes podem gerar rouquidão desse tipo.
ü  Ofonia = Rouquidão mais grave, que compromete bastante a fala, também causada por problemas nas cordas vocais como calos ou outras lesões.
ü  Gagueira = Bloqueio e falha no momento da fala: em geral, decorre de problemas emocionais, como insegurança e medo da exposição pública.
ü  LÍNGUA - FALA - NÍVEIS DE FALA – LINGUAGEM
ü  Língua é o sistema de signos vocais de uma comunidade.
ü  Signo = parte sonora, acústica (por exemplo, "casa") e o Significado a ideia, o conceito ou imagem que comunica (a ideia de casa).
ü  Os signos de uma língua substituem os objetos e os representam.
ü  O conjunto dos signos, organizados em sistema, forma a língua = idioma
ü  Lígua = idioma - código social à disposição dos indivíduos da comunidade, para a comunicação. Um código criado pela própria comunidade de falantes da língua e que espelha a sua cultura (conhecimento de mundo) e se transforma num importante fator de unidade nacional.
ü  Cada indivíduo seleciona, no código da língua, os elementos que lhe convêm, conforme seu gosto e sua necessidade, de acordo com a situação, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural em que vive, etc. Dessa maneira, dentro da unidade da língua, encontramos uma expressiva diversificação, nos mais variados níveis de fala = diferentes modos de se falar: infantil ou adulta, coloquial(informal) ou formal, comum(popular) ou literária, etc.
ü  E cada um de nós também conhece não apenas o que fala, como também muita coisa do que os outros falam; esse é o motivo por que podemos participar do diálogo com pessoas dos mais variados graus de cultura, embora nem sempre a linguagem delas confira exatamente com a nossa.
ü  A língua mãe (materna) recebe influências de outros idiomas que, gradativamente são assimiladas pela comunidade, fato que vitaliza e enriquece o nosso vocabulário.
ü  Linguagem é a utilização oral (fala) ou escrita da língua.
ü  Num sentido mais genérico, linguagem seria qualquer sistema de sinais de que se valem os indivíduos para comunicar-se.


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