quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SEMPRE CAI NO ENEM - Função emotiva (ou expressiva)

 
Na função emotiva, dá-se ênfase à linguagem do emissor.
Observa-se, através dessa função, o envolvimento pessoal do emissor, que comunica sentimentos inquietações, emoções, avaliações e opiniões centradas na expressão do "eu", do seu mundo interior.
Em geral, os textos poéticos constituem bons exemplos da função emotiva, porque apresentam uma linguagem subjetiva que enfoca as próprias sensações do emissor.
No poema acima, do heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, observe como são explorados pronomes e verbos na 1ª pessoa ("O que penso eu do mundo?"; "Se eu adoecesse pensaria nisso"; "Que ideia tenho eu das cousas?").
Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.
centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores