quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Primeiro Aprender Última parada 174 - crítica por Gustavo Catão

Desde a tão aclamada Retomada do cinema nacional, os dramas sobre a violência urbana nas grandes cidades brasileiras têm sido centrais. “Cidade de Deus” definiu o gênero; o recente “Tropa de Elite” renovou mostrando um novo ponto de vista para a questão; e várias produções se acomodaram entre estes dois ícones da cinematografia recente. Muitas produções, apesar de não terem alcançado o prestígio daquelas supracitadas, trouxeram elementos novos ao gênero, mantendo a questão social e a criatividade do cinema brasileiro vivos. Este não é o caso de “Última Parada 174”. Perdido nesse gênero tão explorado, o filme de Bruno Barreto consegue ser surpreendente apenas em sua capacidade de ser absolutamente igual a todos os outros.
Tudo bem que “Última Parada 174” tem seus méritos. Trata-se de algo mais que uma ficção, misturando elementos de uma realidade dolorosamente próxima ao remoer o chocante acontecimento do ônibus 174 e também da chacina da Candelária. Também ganha pontos ao adicionar elementos de ficção que constroem e aprofundam o jovem que tomou de refém uma linha de passageiros na zona sul do Rio. O elenco também foi bem escolhido, com Michel Gomes, o jovem da comunidade de Padre Miguel que interpreta Sandro, roubando a cena no filme (também merecem destaque as atrizes Anna Cotrim e Cris Vianna). Mas enquanto em “Última Parada 174” a ficção serve para enriquecer a história desta personagem, ela também serve como desculpa para um melodrama digno de novela das oito. E aí se encontra o grande problema do filme. Em especial ao mostrar a relação de Sandro com uma ONG que serve comida para os garotos da rua, a história se perde em lições de moral, segundas chances e a oportunidade de sair da vida de crimes e drogas. Pelo menos o filme evita o moralismo barato e tem a coragem de mostrar Sandro como um bandido viciado que toma a decisão de continuar na vida do crime mesmo com as oportunidades que lhe são oferecidas. Em “Última Parada 174” não é a sociedade que fez Sandro puxar a arma naquele ônibus, foi ele mesmo e o filme merece palmas por isso.
Tecnicamente não há grandes destaques no filme de Barreto, que segue uma edição simples e sóbria. Um detalhe que chama a atenção foi o uso de câmeras de televisão para as filmagens externas na seqüência do seqüestro do ônibus, recriando as imagens vistas pelos brasileiros na televisão. Enfim, trata-se de um filme bem produzido, bem atuado, mas totalmente comum. Coço a cabeça tentando descobrir porque ele desbancou tantos trabalhos mais relevantes em nossa indicação ao Oscar 2009.
De acordo com o texto, podemos inferir que:
a)defende que o filme traz elementos novos ao gênero violência urbana
b)acredita que a falta de atores de renome prejudicou a ficção
c)considera que o filme é um dos melhores trabalhos de Bruno Barreto
d)acredita que a escolha do filme foi uma boa indicação para o Oscar 2009
e)elogia alguns aspectos do filme, mas considera-o comum, sem atrativos e repetitivo
Em: "... o filme de Bruno Barreto consegue ser surpreendente apenas em sua capacidade de ser absolutamente igual a todos os outros."
Percebe-se, nesse trecho, a intenção do autor de:
a. exaltar o prestígio alcançado pelo filme
b.criticar as outras produções que trataram da violência urbana
c.ironizar o fato de o filme apenas repetir os seus antecessores
d.ressaltar um único aspecto positivo do filme
e.elogiar a criatividade do diretor ao tratar do tema violência
No trecho: "Desde a tão aclamada Retomada do cinema nacional, os dramas sobre a violência urbana nas grandes cidades brasileiras têm sido centrais."  a palavra destacada estabelece uma relação de:
a.adição
b.causa
c.dúvida
d.tempo
e.explicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores