quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PRIMEIRO APRENDER - CHATEAR E ENCHER - PAULO MENDES CAMPOS

"Um amigo meu me ensina a diferença entre 'chatear' e 'encher'. Chatear é assim: Você telefona para um escritório qualquer na cidade. - Alô! Quer me chamar por favor o Valdemar? - Aqui não tem nenhum Valdemar. Daí a alguns minutos você liga de novo: - O Valdemar, por obséquio. - Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar. - Mas não é do número tal? - É, mas aqui não trabalha nenhum Valdemar. Mais cinco minutos, você liga o mesmo número: - Por favor, o Valdemar já chegou? - Vê se te manca, palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui? - Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí. - Não chateia. Daí a dez minutos, liga de novo. - Escute uma coisa! O Valdemar não deixou pelo menos um recado? O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis. Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação: - Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar. Alguém telefonou para mim?"
Paulo Mendes Campos. “Chatear e encher”.
Para gostar de ler. vol. 2. São Paulo, Ática, 1983. p. 35. TEXTO: Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher” 20.(D20) O uso do travessão no texto marca (A)uma declaração (B)uma fala (C)uma negativa (D)uma pausa (E)uma pergunta

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores