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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Sabe?!...

01. (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
RESPOSTA: E
02. (PUC - SP) Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e
esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto;
b) comparação e repetição;
c) metonímia e aliteração;
d) hipérbole e metáfora;
e) anáfora e metáfora.
RESPOSTA: A
03. (PUC - SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá
faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e
deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a) prosopopéia e hipérbole;
b) hipérbole e metonímia;
c) perífrase e hipérbole;
d) metonímia e eufemismo;
e) metonímia e prosopopéia.
RESPOSTA: E
04. (VUNESP) Na frase: "O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô", encontramos a
figura de linguagem chamada:
a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número
RESPOSTA: E
05. (ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopéia)
c) Já não são tão freqüentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração)
e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia)
RESPOSTA: C
06. (UM - SP) Indique a alternativa em que haja uma concordância realizada por silepse:
a) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes desta pacata região, precisaremos de muita
força para sobreviver.
b) Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório.
c) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades.
d) Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais
satisfatórios.
e) Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a
qualquer tratamento.
RESPOSTA: C
07. (FEI) Assinalar a alternativa correta, correspondente à figuras de linguagem, presentes nos fragmentos
abaixo:
I. "Não te esqueças daquele amor ardente
que já nos olhos meus tão puro viste."
II. "A moral legisla para o homem; o direito para o cidadão."
III. "A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam."
IV. "Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergues a mão em viseira, firma os olhos."
a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo;
b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto;
c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato;
d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo;
e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma.
RESPOSTA: B
08. (FEBA - SP) Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:
a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira)
b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque)
c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector)
d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana)
e) N.d.a.
RESPOSTA: B
09. (CESGRANRIO) Na frase "O fio da idéia cresceu, engrossou e partiu-se" ocorre processo de
gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
RESPOSTA: E
10. (FATEC) "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de
linguagem que há na frase acima:
a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas."
d) "O meu amor, paralisado, pula."
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."

FAÇA AS DEVIDAS CORRESPONDÊNCIAS ENTRE NÚMEROS E SETAS (DO LADO ESQUERDO DA PÁGINA)
COM CANETA AZUL OU PRETA. CUIDADO!!! NÃO SERÁ CONSIDERADO BORRÃO, RASURA OU ALGO SEMELHANTE.


1. Trovadorismo
2. Trova ou troba
3. TRITONGO NASAL
4. TRITONGO
5. Teocentrismo/teocêntrico
6. PROPAROXÍTONA
7. PAROXÍTONA
8. Paio Soares de Taveirós
9. OXÍTONA
10. Novelas de cavalaria
11. Na idade média
12. Mecenas
13. Literatura de Cordel
14. Lira
15. Idade média
16. Idade das trevas
17. HIATO
18. FONEMA/FONE
19. Feudalismo
20. Fé cega
21. ENCONTRO VOCÁLICO
22. ENCONTRO CONSONANTAL
23. DITONGO NASAL
24. DITONGO DECRESCENTE
25. DITONGO CRESCENTE
26. DITONGO
27. DÍGRAFO VOCÁLICO
28. DÍGRAFO
29. D. Dinis
30. Cruzadas
31. Cantigas de Maldizer
32. Cantigas de Escárnio
33. Cantigas de Amor
34. Cantigas de Amigo
35. Canções de gesta
36. Cancioneiro
37. As canções satíricas
38. As canções líricas (românticas)
39. Amigo




Ø 1ª escola literária portuguesa da idade média (1ª fase da literatura)
Ø antigamente significava “amor secreto”, amor em segredo, namorado
Ø as leis da igreja acima de tudo. É proibido questionar.
Ø através delas, os trovadores, faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada aparecia explicitamente na cantiga, em outras palavras, o ataque era direto
Ø canção ou cantiga ou seja é o mesmo que verso/poesia cantada/musicada acompanhada por instrumentos de sopro (flauta), de corda (lira, alaúde, banjo) e de percussão
Ø coletânea, reunião de todas as obras em forma de canção ou cantiga que servem de DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA da época. Se encontram na Torre do Tombo = museu de Portugal.
Ø de amor e de amigo
Ø durante o Trovadorismo era a base do sistema político e econômico na Europa.
Ø é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao Antropocentrismo, daí o clero/igreja católica que representava Deus na Terra detinha o poder maior.
Ø em homenagem a Da. Maria Pais Ribeiro
Ø ENCONTRO DE DUAS CONSOANTES NA MESMA SÍLABA OU NÃO: INSEPARÁVEL(BRA-SIL) OU SEPARÁVEL(PAC-TO)
Ø ENCONTRO DE DUAS LETRAS QUE REPRESENTAM UM SÓ SOM(QUEI-JO) QU = K / TAM-PA) AM = Ã
Ø ENCONTRO DE DUAS VOGAIS, MAS EM SÍLABAS SEPARADAS(DI-A)
Ø ENCONTRO DE SEMI-VOGAL + VOGAL + SEMIVOGAL NUMA MESMA SÍLABA(U-RU-GUAI)
Ø ENCONTRO DE SEMI-VOGAL + VOGAL NUMA MESMA SÍLABA(MÁ-RIO)
Ø ENCONTRO DE VOGAL + SEMI-VOGAL NUMA MESMA SÍLABA (PAI)
Ø envolvimento amoroso proibido que servia de tema para as canções /cantigas líricas de amor entre trovador e senhora nobre.
Ø escritor/trovador + compôs a obra mais antiga do período trovadoresco de Portugal: Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga de Guarvaia
Ø foi um dos reis da 1ª dinastia de Portugal. Foi o primeiro a preocupar-se com a educação. Mandou construir a universidade em Coimbra: um grande poeta/trovador e mecenas
Ø foram expedições militares religiosas enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém que originou a guerra pela Terra Santa.
Ø SA-GUÃO





1. Trovadorismo
2. Trova ou troba
3. TRITONGO NASAL
4. TRITONGO
5. Teocentrismo/teocêntrico
6. PROPAROXÍTONA
7. PAROXÍTONA
8. Paio Soares de Taveirós
9. OXÍTONA
10. Novelas de cavalaria
11. Na idade média
12. Mecenas
13. Literatura de Cordel
14. Lira
15. Idade média
16. Idade das trevas
17. HIATO
18. FONEMA/FONE
19. Feudalismo
20. Fé cega
21. ENCONTRO VOCÁLICO
22. ENCONTRO CONSONANTAL
23. DITONGO NASAL
24. DITONGO DECRESCENTE
25. DITONGO CRESCENTE
26. DITONGO
27. DÍGRAFO VOCÁLICO
28. DÍGRAFO
29. D. Dinis
30. Cruzadas
31. Cantigas de Maldizer
32. Cantigas de Escárnio
33. Cantigas de Amor
34. Cantigas de Amigo
35. Canções de gesta
36. Cancioneiro
37. As canções satíricas
38. As canções líricas (românticas)
39. Amigo




Ø também recebeu o nome de vassalagem amorosa = servidão amorosa = escravo do amor = slaver to love
Ø SOM/VOZ/PRONÚNCIA DAS PALAVRAS
Ø sistema político e econômico baseado na agricultura e pecuária (cultivo/plantio da terra e criação de animais) caracterizado por relações de servidão do trabalhador (servo/vassalo) ao proprietário da terra (suserano). Havia a divisão de lotes produtivos (feudos) cedidos pelo senhor feudal (suserano/nobre) ao vassalo (servo/povo/vilões) em troca de proteção durante guerras.
Ø significa amor não correspondido, que deu origem à palavra coitado = rejeitado pelo amor
Ø se refere ao período do empobrecimento cultural, artístico e científico durante a idade média, conseqüência do poder da igreja que condenava qualquer manifestação que não fôsse religiosa
Ø ridicularizantes, ofensivas, agressivas, de piada, de mau gosto: podiam ser: de maldizer e de escárnio
Ø QUANDO A SÍLABA MAIS FORTE É A ÚLTIMA (AS-BI-Á)
Ø QUANDO A SÍLABA MAIS FORTE É A PENÚLTIMA(CAI-PI-RA)
Ø QUANDO A SÍLABA MAIS FORTE É A ANTEPENÚLTIMA(RE-LÂM-PA-GO)
Ø pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino.
Ø período que começa com o fim da Idade Antiga que foi +/- no século V (5) d.C e termina +/- no século XV (15) d.C
Ø canções cantadas após o almoço durante a sesta/DESCANSO: para a digestão
Ø palavra que vem de trova ou troba
Ø originou a palavra lírico/lirismo = romântico
Ø neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada (que era nobre), se colocando numa posição inferior (de vassalo/servo do amor) a ela + amor não correspondido entre trovador e dama da corte. O trovador ou troveiro era um coitado
Ø nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia = indireta, utilizando-se de duplos sentidos
Ø nesse tipo de cantiga o trovador se apodera das histórias de amor não correspondido ou secreto entre as mocinhas pobres (do povo) e os soldados que iam para a guerra e muitas vezes nem voltavam ou tinham outras mulheres + lamentação da mulher pela falta do amado.
Ø literatura popular (pendurada em cordas)em verso que se caracteriza pela facilidade de transmissão oral que teve origem do trovadorismo.
Ø líricas (acompanhadas pela lira) e satíricas
Ø nela houve o período conhecido como a “IDADE DAS TREVAS”
Ø histórias e narrativas religiosas que descreviam as aventuras de grandes reis/príncipes e seus cavaleiros; romances, duelos e combates entre vilões e heróis, raptos de donzelas + real e o imaginário (magos, bruxas, dragões, feitiçaria). As mais conhecidas são as histórias do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda e a Demanda do Santo Graal

POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
(Mário Quintana)
01. Entre os sentidos figurados de “passarinho” no poema de Mário Quintana, é correto incluir o de:
A) frouxidão.
B) pesadume.
C) suavidade.
D) inconstância.
E) descontentamento.
02. Quanto à palavra “passarão” no poema, é correto afirmar que ela permite exclusivamente:
A) uma leitura verbal conotativa.
B) uma leitura nominal denotativa.
C) uma leitura conotativa, nominal e verbal.
D) uma leitura denotativa, nominal e verbal.
E) uma leitura denotativa e conotativa, nominal e verbal.
03. Assinale o par de palavras que melhor representa no poema o sentido de oposição contido na
preposição do título.
A) eles / eu
B) estes / aí
C) estão / passarão
D) passarinho / caminho
E) passarão / passarinho
Leia a “tirinha” da Mafalda abaixo, composta pelo cartunista argentino Quino, para responder às questões
que seguem.
05. (1 ponto) Na opinião de Mafalda, “ir para escola” é:
A) causa das conversas literárias.
B) finalidade das conversas literárias.
C) condição para as conversas literárias.
D) consequência das conversas literárias.
E) explicação para as conversas literárias.
06. Assinale a alternativa em que a junção gera uma nova palavra derivada da primeira, assim
como no par “a massa” e “amassa”:
A) a berta – aberta
B) a borda – aborda
C) a briga – abriga
D) a miga – amiga
E) a tura – atura
Leia o texto abaixo:
“A expansão do domínio português terra adentro, na constituição do Brasil, é obra dos brasilíndios ou
mamelucos. Gerados por pais brancos, a maioria deles lusitanos, sobre mulheres índias, dilataram o
domínio português, exorbitando a dação de papel das Tordesilhas, excedendo a tudo que se podia esperar.”
(RIBEIRO, Darcy (1995). O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, p. 106)
07. A forma pronominal “deles”, linha 02, refere-se a:
A) brasilíndios.
B) mamelucos.
C) pais brancos.
D) brasilíndios e mamelucos.
E) brasilíndios, mamelucos e pais brancos.
08. O dicionário Houaiss registra o verbete brasilíndio com o sentido de “indígena do Brasil”. No
texto acima, o referido termo deve ser lido como:
A) antônimo de mameluco.
B) sinônimo de mameluco.
C) hipônimo de mameluco.
D) hiperônimo de mameluco.
E) equivalente à acepção dicionarial.
09. Em “exorbitando a dação de papel das Tordesilhas”, alude-se, com o nome próprio, a uma
passagem da história do Brasil. Trata-se do acordo de:
A) parceria comercial entre portugueses, espanhóis e ingleses.
B) não-agressão entre portugueses e ingleses nas terras do novo continente.
C) não-agressão entre portugueses e espanhóis nas terras do novo continente.
D) divisão das terras do novo continente entre os reinos de Portugal e Espanha.
E) divisão das terras do novo continente entre os reinos de Portugal e Inglaterra.
Língua Portuguesa Compreensão Leitora Pág. 3 de 19
10.Pela leitura do texto, é correto afirmar que os brasilíndios e mamelucos:
A) mativeram-se na região litorânea brasileira.
B) promoveram uma guerra expansionista contra os índios.
C) tiveram papel irrelevante na ocupação do território brasileiro.
D) receberam terras outorgadas a eles pelo Tratado de Tordesilhas.
E) originaram-se basicamente dos intercursos entre o português e o índio.
11. Na passagem “sobre mulheres índias”, a preposição “sobre” tem valor relativo a:
A) espaço.
B) assunto.
C) tempo.
D) duração.
E) questão.

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