quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Primeiro Aprender - O PIÃO - F. KAFKA

O pião

Um filósofo costumava circular onde brincavam crianças. E se via um menino que tinha um pião já ficava à espreita. Mal o pião começava a rodar, o filósofo o perseguia com a intenção de agarrá-lo. Não o preocupava que as crianças fizessem o maior barulho e tentassem impedi-lo de entrar na brincadeira; se ele pegava o pião enquanto este ainda girava, ficava feliz, mas só por um instante, depois atirava-o ao chão e ia embora. Na verdade, acreditava que o conhecimento de qualquer insignificância, por exemplo, o de um pião que girava, era suficiente ao conhecimento do geral. Por isso não se ocupava dos grandes problemas - era algo que lhe parecia antieconômico. Se a menor de todas as ninharias fosse realmente conhecida, então tudo estava conhecido; sendo assim só se ocupava do pião rodando. E sempre que se realizavam preparativos para fazer o pião girar, ele tinha esperança de que agora ia conseguir; e se o pião girava, a esperança se transformava em certeza enquanto corria até perder o fôlego atrás dele. Mas quando depois retinha na mão o estúpido pedaço de madeira, ele se sentia mal e a gritaria das crianças - que ele até então não havia escutado e agora de repente penetrava nos seus ouvidos - afugentava-o dali e ele cambaleava como um pião lançado com um golpe sem jeito da fieira.
TEXTO: Um filósofo costumava circular onde brincavam crianças. E se via um menino... 8.(D8) De acordo com o texto, o interesse do filósofo era (A)atrapalhar a brincadeira das crianças (B)divertir-se com a brincadeira de peão dos garotos (C)manter o giro do peão para sempre (D)usar o giro do peão como instrumento de observação
Escreva F ou V, conforme as relações que se estabelecem entre o filósofo e o pião e entre as crianças e o pião
(   )o pião é apenas um brinquedo para o filósofo
(   )o pião é objeto de investigação para as crianças
(   )para as crianças, o pião é um brinquedo muito divertido
(   )para o filósofo, o pião é um objeto do conhecimento
O texto em sua totalidade dá a entender que:
a)o conhecimento das coisas não é tarefa fácil
b)o conhecimento e qualquer coisa é tarefa muito fácil
c)somente os grandes problemas merecem ser conhecidos
d)o conhecimento dos grandes problemas é que é tarefa difícil

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