sábado, 22 de fevereiro de 2014

ÉPICO...EPOPEIA...

Significado de Épico

adj. Refere-se a ou próprio da epopeia, dos heróis: livro épico, narração épica.
Que descreve em versos os feitos heroicos: os poemas épicos de Homero.
Merecedor de pertencer ao domínio de uma epopeia; possuidor da grandiosidade dos heróis: fato heroico.
Informal. Veemência, magnitude fora do normal; algo extraordinário ou memorável: proeza épica.
s.m. Aquele que escreve uma epopeia.
(Etm. do grego: epikós)

Significado de Epopeia

s.f. Literatura. Poema amplo, de grande extensão, cuja narração descreve e relata os acontecimentos, ações e feitos de um herói histórico ou de um sujeito célebre; representando, assim, uma sociedade ou um agrupamento social específico.
Figurado. Ousadia fabular; algo fenomenal ou extraordinário.
Literatura. O mesmo que poema épico ou poema histórico.
P.ext. Literatura. Sequência de acontecimentos incomuns, fenomenais ou de ações honrosas que provocam grande admiração; a magnificência da epopeia.
(Etm. do grego: epoiia ou epopoiós)

Poesia épica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em estudos clássicos, a poesia épica (em grego antigo: ἐπύλλιον, plural: ἐπύλλια, epyllia) é um gênero da literatura que se refere a um poema narrativo relativamente curto (ou episódios discretos dentro de um trabalho mais longo) que mostra afinidades formais com o épico, mas revela uma preocupação com temas e técnicas poéticas que não são, em geral, ou, pelo menos, primariamente características adequadamente épicas.

Epopéia

A epopeia eterniza lendas a um texto em prosa que cos a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a Guerra de Troia. Mais tarde Aristóteles definiu as regras da Epopeia a partir da Ilíada, a Odisseia e a Eneida de Virgílio, sendo que estas regras têm de ser cumpridas à risca para serem consideradas uma obra épica.
A epopeia pertence ao gênero épico, embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de comportamento.
Epopeia é uma narrativa que apresenta com maior qualidade os fatos originalmente contados em versos. Os elementos dessa narrativa apresentam estas características: personagens, tempo, espaço, ação. Também pode conter factos heroicos muitas vezes transcorridos durante guerras.
Epopeia é um poema épico ou lírico. Um poema heroico narrativo extenso, uma coleção de feitos, de fatos históricos, de um ou de vários indivíduos, reais, lendários ou mitológicos. A epopeia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservada ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. A Epopeia exalta um povo que é representado por um herói (exemplo: Vasco da Gama em Lusíadas. Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopeia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Troia. A epopeia pertence ao gênero épico, mas embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de comportamento, além de atribuir um carácter quase divino ao herói. Dentre os poemas épicos podem ser citados:

Obras

Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores