quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Primeiro Aprender A Noite Dissolve os Homens - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A noite desceu. Que noite! Já não enxergo meus irmãos. E nem tão pouco os rumores que outrora me perturbavam. A noite desceu. Nas casas, nas ruas onde se combate, nos campos desfalecidos, a noite espalhou o medo e a total incompreensão. A noite caiu. Tremenda, sem esperança... Os suspiros acusam a presença negra que paralisa os guerreiros. E o amor não abre caminho na noite. A noite é mortal, completa, sem reticências, a noite dissolve os homens, diz que é inútil sofrer, a noite dissolve as pátrias, apagou os almirantes cintilantes! nas suas fardas. A noite anoiteceu tudo... O mundo não tem remédio... Os suicidas tinham razão. Aurora, entretanto eu te diviso, ainda tímida, inexperiente das luzes que vais ascender e dos bens que repartirás com todos os homens. Sob o úmido véu de raivas, queixas e humilhações, adivinho-te que sobes, vapor róseo, expulsando a treva noturna. O triste mundo fascista se decompõe ao contato de teus dedos, teus dedos frios, que ainda se não modelaram mas que avançam na escuridão como um sinal verde e peremptório. Minha fadiga encontrará em ti o seu termo, minha carne estremece na certeza de tua vinda. O suor é um óleo suave, as mãos dos sobreviventes se enlaçam, os corpos hirtos adquirem uma fluidez, uma inocência, um perdão simples e macio... Havemos de amanhecer. O mundo se tinge com as tintas da antemanhã e o sangue que escorre é doce, de tão necessário para colorir tuas pálidas faces, aurora. A leitura global do texto nos leva a concluir que: a. o mundo não tem remédio b. diante da desesperança, as únicas atitudes a tomar são a indiferença, a resignação ou desespero c. há esperança de que o mundo venha a ser melhor, desde que se democratize d. para que o mundo se democratize basta a boa vontade e todos e.para que o mundo se democratize, as revoluções, as guerras são necessárias e só elas possibilitam mudanças

3 comentários:

  1. eh, nd de interessante. msm coisa q outros sites oferecem, apenas a leitura da obra sem nenhuma discussão. me pergunto se realmente entende, isso, ou se fingem entender, apenas colando um poema.
    ResponderExcluir
    Respostas


    1. POEMAS... POESIAS SÃO PARA SEREM SENTIDAS, EXPERIMENTADAS E A NÓS NOS CABE INTERPRETÁ-LAS DE ACORDO COM O QUE CHAMAMOS DE EMOÇÃO ESTÉTICA QUE É EM NÓS DESPERTADA... OU PELO MENOS DEVERIA SER. POEMAS... POESIAS FAZEM USO DE LINGUAGEM CONOTATIVA, FIGURADA... TRABALHADA - E ESSE/ESSA NA MINHA OPINIÃO... NEM TANTO. POR EXEMPLO, A MINHA SIMPLÓRIA EMOÇÃO ESTÉTICA CAPTOU O ÓBVIO A NOITE QUE REPRESENTA A MORTE, O ÓDIO, O DESESPERO, O PESSIMISMO, O LADO NEGRO DA "FORÇA"... DO PODER... O NEGATIVO - UMA DESCRIÇÃO BÉLICA RESULTANTE DE UMA GUERRA COM MÍSSEIS, BOMBAS H... ATÔMICAS... ENFIM. OU... ATÉ MESMO UMA GUERRA INTERIOR... PSICOLÓGICA - QUEM SABE! A AURORA... A VIDA, O RENASCER DA ESPERANÇA - O OTIMISMO... O AMOR, O PERDÃO... O BRANCO - A PAZ... A PREPARAÇÃO DE UM NOVO DIA... O RECOMEÇO. UMA RELEITURA PARA UM NÃO HÁ MAL/BEM QUE SEMPRE DURE NEM BEM/MAL QUE NUNCA SE ACABE. CADA UM FAZ SUA "LEITURA" DE ACORDO COM A ALMA QUE POSSUI... COM A LUA, TALVEZ.
      Excluir
  2. ME PARECE MAIS UM DESSES QUE SE SENTE "INCAPACITADO" PARA TAL COISA OU SÓ SERIA MESMO MAIS UM COITADO DOENTE DO QUE DENOMINAMOS DE... PREGUIÇA MENTAL.
    ResponderExcluir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores