VI. ASSINALE OS PARÊNTESES COM O NÚMERO RESPOSTA
01.QUINHENTISMO
02.BARROCO
03.ARCADISMO.
ANTÍTESE
CARPE DIEM: APROVEITE O DIA/CURTA A VIDA
CARTAS CHILENAS
CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR
CICLO DO OURO
CICLO DO PAU-BRASIL
CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (GLAUCESTE SATÚRNIO)
CONCEPTISMO
CULTISMO
CULTO AOS VALORES CLÁSSICOS: GRECO-ROMANOS
DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ENTRADAS E BANDEIRAS
ESCRAVOS INDÍGENAS
FIM DO SÉCULO XV E INÍCIO DO XVI
FIM DO SÉCULO XVI E INÍCIO DO XVII
FIM DO SÉCULO XVII E INÍCIO DO XVIII
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
HIPÉRBOLE
ILUMINISMO: CULTO À RAZÃO E ÀS CIÊNCIAS COMO A FILOSOFIA
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
INFLUÊNCIA DA FRANÇA
INVASÕES HOLANDESAS
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
LITERATURA INFORMATIVA/DE VIAGEM/DOCUMENTAL
LITERATURA JESUÍTICA/DE CATEQUESE
LITERATURA PROFANA = MUNDANA
LITERATURA SACRA/SAGRADA
MARÍLIA DE DIRCEU
MINAS GERAIS/VILA RICA/OURO PRETO
MOVIMENTO ILUMINISTA
OLINDA
PADRE ANTÔNIO VIEIRA
PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
PERNAMBUCO
PERO VAZ DE CAMINHA
REVOLUÇÃO FRANCESA
SALVADOR (BAHIA)/PORTO SEGURO
SANTA RITA DURÃO
SÉCULO DAS LUZES
SÉCULO XVI (16)
SÉCULO XVII (17)
SÉCULO XVIII (18)
SEISCENTISTA/SEISCENTISMO
SERMÕES
SETECENTISTA/SETECENTISMO
USO DE PSEUDÔNIMOS: NOMES FICTÍCIOS
VILA RICA
MARQUE COM Q INFORMAÇÕES SOBRE O QUINHENTISMO, COM B INFORMAÇÕES SOBRE O BARROCO E COM A INFORMAÇÕES SOBRE O ARCADISMO.
01.QUINHENTISMO
02.BARROCO
03.ARCADISMO.
ANTÍTESE
CARPE DIEM: APROVEITE O DIA/CURTA A VIDA
CARTAS CHILENAS
CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR
CICLO DO OURO
CICLO DO PAU-BRASIL
CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (GLAUCESTE SATÚRNIO)
CONCEPTISMO
CULTISMO
CULTO AOS VALORES CLÁSSICOS: GRECO-ROMANOS
DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ENTRADAS E BANDEIRAS
ESCRAVOS INDÍGENAS
FIM DO SÉCULO XV E INÍCIO DO XVI
FIM DO SÉCULO XVI E INÍCIO DO XVII
FIM DO SÉCULO XVII E INÍCIO DO XVIII
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
HIPÉRBOLE
ILUMINISMO: CULTO À RAZÃO E ÀS CIÊNCIAS COMO A FILOSOFIA
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
INFLUÊNCIA DA FRANÇA
INVASÕES HOLANDESAS
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
LITERATURA INFORMATIVA/DE VIAGEM/DOCUMENTAL
LITERATURA JESUÍTICA/DE CATEQUESE
LITERATURA PROFANA = MUNDANA
LITERATURA SACRA/SAGRADA
MARÍLIA DE DIRCEU
MINAS GERAIS/VILA RICA/OURO PRETO
MOVIMENTO ILUMINISTA
OLINDA
PADRE ANTÔNIO VIEIRA
PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
PERNAMBUCO
PERO VAZ DE CAMINHA
REVOLUÇÃO FRANCESA
SALVADOR (BAHIA)/PORTO SEGURO
SANTA RITA DURÃO
SÉCULO DAS LUZES
SÉCULO XVI (16)
SÉCULO XVII (17)
SÉCULO XVIII (18)
SEISCENTISTA/SEISCENTISMO
SERMÕES
SETECENTISTA/SETECENTISMO
USO DE PSEUDÔNIMOS: NOMES FICTÍCIOS
VILA RICA
MARQUE COM Q INFORMAÇÕES SOBRE O QUINHENTISMO, COM B INFORMAÇÕES SOBRE O BARROCO E COM A INFORMAÇÕES SOBRE O ARCADISMO.
1500 ATÉ 1600
1600 ATÉ 1700
1700 EM DIANTE
A RELIGIOSIDADE E O CLERO EM ASCENDÊNCIA
A RELIGIOSIDADE E O CLERO EM DECADÊNCIA
ALEGORIA
ANTÍTESE
BASÍLIO DA GAMA
CARAMURU
CARPE DIEM: APROVEITE O DIA/CURTA A VIDA
CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR
CICLO DO OURO
CICLO DO PAU-BRASIL
CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (GLAUCESTE SATÚRNIO)
CONCEPTISMO
CRIAÇÃO DA ENCICLOPÉDIA
CRISTIANISMO
CULTISMO
CULTO AOS VALORES CLÁSSICOS: GRECO-ROMANOS
CULTO AOS VALORES DA IDADE MÉDIA
D. MANUEL
D. SEBASTIÃO
DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ENTRADAS E BANDEIRAS
ESCRAVOS INDÍGENAS
ESCRAVOS NEGROS/AFRICANOS
FÉ CEGA
FIM DO SÉCULO XV E INÍCIO DO XVI
FIM DO SÉCULO XVI E INÍCIO DO XVII
FIM DO SÉCULO XVII E INÍCIO DO XVIII
FUGERE URBEM: LOCUS AMOENUS – FUJIR DAS CIDADES PARA LOCAIS AMENOS
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
HIPÉRBOLE
ILUMINISMO: CULTO À RAZÃO E ÀS CIÊNCIAS COMO A FILOSOFIA
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
INFLUÊNCIA DA FRANÇA
INVASÕES HOLANDESAS
LITERATURA INFORMATIVA/DE VIAGEM/DOCUMENTAL
LITERATURA JESUÍTICA/DE CATEQUESE
LITERATURA PROFANA
LITERATURA SACRA/SAGRADA
MARANHÃO/SÃO LUÍS
MARÍLIA DE DIRCEU
METÁFORA
MINAS GERAIS/VILA RICA/OURO PRETO
MOVIMENTO ILUMINISTA
NEOCLASSICISMO
O URUGUAI
OLINDA
PADRE ANTÔNIO VIEIRA
PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
PERNAMBUCO
PERO VAZ DE CAMINHA
RAZÃO/RACIONALISMO
REVOLUÇÃO FRANCESA
SALVADOR (BAHIA)/PORTO SEGURO
SANTA RITA DURÃO
SÉCULO DAS LUZES
SÉCULO XVI (16)□□
SÉCULO XVII (17)
SÉCULO XVIII (18)
SEISCENTISMO
SEISCENTISTA/SEISCENTISMO
SERGIPE/ARACAJU
SERMÕES
SETECENTISMO
SETECENTISTA/SETECENTISMO
TEORIA DO “BOM SELVAGEM” = “O HOMEM NASCE BOM, A SOCIEDADE É QUE O CORROMPE”
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (DIRCEU)
USO DE PSEUDÔNIMOS: NOMES FICTÍCIOS
VILA RICA
1. Álvares de Azevedo
2. Byronismo/Segunda Geração
3. Castro Alves
4. Condoreirismo/Terceira Geração/Hugoana
5. Egocentrismo
6. Escapismo ou Evasão
7. Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire
8. Gonçalves de Magalhães
9. Gonçalves Dias
10. Idealização
11. Joaquim Manuel de Macedo
12. José de Alencar
13. Na HISTÓRIA...
14. Nacionalismo/Patriotismo/Nativismo
15. Pessimismo
16. Romantismo
17. Sentimentalismo
18. Subjetivismo
( )tais denominações dizem respeito à 1ª geração poética do Romantismo, tendo como temas a fascinação
pela natureza e tudo o que há nela (exaltação da Pátria, de forma
exagerada, em que somente as qualidades são enaltecidas).
( )foi a primeira escola literária da ERA NACIONAL, século XIX (1836), ou seja, após a Independência do Brasil.
( )escreveu Suspiros poéticos e saudades (l836) marco inicial do Romantismo (poético) no Brasil.
( )tais denominações dizem respeito à segunda
geração romântica (relacionada ao poeta inglês Lord Byron) + mostra um
estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo: um estilo de vida
boêmia, noturna, voltada para o vício e os prazeres da bebida, do fumo e
do sexo. Sua forma de ver o mundo é egocêntrica, narcisista,
pessimista, angustiada e, por vezes, satânica; conhecido como o
"mal-do-século". O artista se vê diante da impossibilidade de realizar o
sonho do "eu" e, desse modo, cai em profunda tristeza, angústia,
solidão, inquietação, desespero, frustração, levando-o, muitas vezes, ao
suicídio, solução definitiva para o mal-do-século.
( )tais denominações dizem respeito à corrente
de poesia político-social com grande repercussão influenciados pelo
escritor Victor Hugo que defende a justiça social e a liberdade.
( )cultua-se o "eu" interior, atitude narcisista, em que o individualismo prevalece
( )espécie
de fuga da realidade/do mundo real para um imaginário, idealizado. Já
que o romântico não aceita a realidade, volta ao passado, individual
(fatos ligados ao seu próprio passado, a sua infância) ou histórico
(época medieval ou de origem)
( )Poeta Indianista/Nacionalista da 1a geração, escreveu “Canção do Exílio”
( )Poeta Ultra-romântico, da 2a geração, escreveu NOITES NA TAVERNA
( )Poeta da 3a geração/CONDOREIRA, escreveu NAVIO NEGREIRO
( )escreveu o 1o Romance em Prosa: A moreninha
( )a
corte de Portugal estava no Brasil que se tornou independente em 1822,
no dia 7 do mês de setembro e havia nascido a burguesia ou classe
1- O REALISMO também é chamado de.......... e principal centro cultural da época foi..........:
a) ERA COLONIAL b) ERA NACIONAL c) ERA CONTEMPORÂNEA d) N.D.A
a) São Paulo b) Minas Gerais c) Rio de Janeiro d) Ceará e) Rio Grande do Sul
O ideal da época foi.......... e O REALISMO ocorreu na época do ciclo..........:
a) MONÁRQUICO e ESCRAVOCRATA b) REPUBLICANO e ABOLICIONISTA c) ANÁRQUICO
a) do pau-brasil b) da cana-de-açúcar c) do ouro d) do café
O maior escritor do REALISMO foi.......... e o SÉCULO era.......... :
a) José de Alencar b) Machado de Assis c) Camões d) N.D.A
a) XX b)XV c) XIII d) XIX
O TEMA das OBRAS REALISTAS era
Amoroso + Subjetivo + Egoísta + Sentimentalista
Patológico + Objetivo + Impessoalista +Racionalista
MARQUE PM PARA AS INFORMAÇÕES SOBRE O PRÉ-MODERNISMO E COM M O QUE NÃO FOR:
a) A LUTA ( ) A TERRA ( ) AMAZÔNIA ( ) ANTÔNIO CONSELHEIRO E A REVOLTA DE CANUDOS ( ) PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 -1918 ( )
b) AUGUSTO DOS ANJOS: EU ( ) CARLOS DRUMOND DE ANDRADE ( )
c) CECÍLIA MEIRELES ( ) CICLO DA BORRACHA ( )
d) CICLO DO CAFÉ ( ) CLARICE LISPECTOR ( )
e)CULTO AOS VALORES ANTIGOS ( ) DENUNCIA DA REALIDADE BRASILEIRA ( )
a) ÉRICO VERÍSSIMO ( ) EUCLIDES DA CUNHA ( )
b) FERNANDO PESSOA ( ) GRAÇA ARANHA: CANAÂ ( )
c) GRACILIANO RAMOS ( ) GUIMARÃES ROSA ( ) 1900 ( )
d) IMIGRAÇÃO ( ) JOÃO CABRAL DE MELO NETO ( ) SÉCULO XX (20) ( )
e) JORGE AMADO ( ) JOSÉ LINS DO REGO ( ) OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO ( )
a) LIMA BARRETO: TRISTE FIMDE POLICARPO QUARESMA ( ) MACUNAÍMA ( )
b) MANUEL BANDEIRA ( ) MONTEIRO LOBATO: JECA TATU ( )
c) O HOMEM ( ) O NORDESTE E O NORTE ( ) OS SERTÔES ( )
d) OSWALD DE ANDRADE ( ) PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA ( )
e) VIRGULINO FERREIRA LAMPIÂO ( ) RACHEL DE QUEIROS ( )
a) REGIONALISMO ( ) REVOLTA DA CHIBATA ( ) VIDAS SECAS ( )
b) REVOLTA DA VACINA ( ) RIO DE JANEIRO ( )
c) RUPTURA COM O PASSADO ( ) SÃO PAULO ( )
d) TIPOS HUMANOS MARGINALIZADOS: DESPREZADOS ( ) VALE DO PARAÍBA ( )
e) VINÍCIUS DE MORAES ( ) O QUINZE ( ) FOGO MORTO ( )
MARQUE COM A INFORMAÇÕS SOBRE ARCADISMO E COM R INFORMAÇÕES SOBRE ROMANTISMO.
OBS: EXISTEM RESPOSTAS QUE SERVEM PARA AS DUAS ESCOLAS LITERÁRIAS.
a) 1700 ( ) 1800 ( )
b) O “BOM SELVAGEM” – DE QUE “O HOMEM NASCE BOM, A SOCIEDADE É QUE O CORROMPE” ( ) A RELIGIOSIDADE E O CLERO EM DECADÊNCIA ( )
c) ÁLVARES DE AZEVEDO ( ) CARPE DIEM: APROVEITE O DIA ( )
d) CASIMIRO DE ABREU ( ) CASTRO ALVES ( )
e) CICLO DO OURO ( ) CLÁSSICISMO ( )
a) CLÁUDIO MANUEL DA COSTA (GLAUCESTE SATÚRNIO) ( ) CONDOREIRISMO ( )
b) CRIAÇÃO DA ENCICLOPÉDIA ( ) CRISTIANISMO ( )
c) CULTO À MORTE ( ) CULTO AOS VALORES CLÁSSICOS: GRECO-ROMANOS ( )
d) CULTO AOS VALORES DA IDADE MÉDIA ( ) EGOCENTRISMO: PARTICULAR OU INDIVIDUAL – EU EM PRIMEIRO LUGAR ( )
e) FAGUNDES VARELA ( ) FUGA DA REALIDADE: EVASÃO OU ESCAPISMO ( )
a) FUGERE URBEM: LOCUS AMOENUS – FUJIR DAS CIDADES PARA LOCAIS AMENOS
GONÇALVES DE MAGALHÃES ( )
b) GONÇALVES DIAS ( ) ILUMINISMO: CULTO À RAZÃO E ÀS CIÊNCIAS COMO A FILOSOFIA ( )
c) IMAGINAÇÃO: MUNDO IRREAL ( ) INDIANISMO ( )
d) INFLUÊNCIA DA ALEMANHA ( ) INFLUÊNCIA DA FRANÇA ( )
e) INFLUÊNCIA DA INGLATERRA ( ) INTELIGÊNCIA ( )
a) JOAQUIM MANUEL DE MACEDO: A MORENINHA ( ) JOSÉ DE ALENCAR ( )
b) JUNQUEIRA FREIRE ( ) MAL-DO-SÉCULO: ULTRAROMANTISMO - BYRONISMO ( )
c) MINAS GERAIS: VILA RICA ( ) MORRER DE AMOR ( )
d) NA FALTA DO HEROI MEDIEVAL ESCOLHE-SE O ÍNDIO PURO DE CORAÇÃO E CRISTÃO PARA SUBSTITUÍ-LO, COMO NO LIVRO “O GUARANI” ( ) NACIONALISMO ( )
e) NEOCLASSICISMO ( ) RAZÃO ( )
a) REVOLUÇÃO FRANCESA ( ) RIO DE JANEIRO: NITERÓI ( )
b) SÉCULO DAS LUZES ( ) SÉCULO XIX (19) ( )
c) SÉCULO XVI (16) ( ) SÉCULO XVIII (18) ( ) SENSIBILIDADE ( ) SENTIMENTALISMO ( )
d) SETECENTISTA ( ) SUBJETIVISMO: PESSOAL ( ) SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES ( )
e) TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA (DIRCEU) ( ) USO DE PSEUDÔNIMOS: NOMES FICTÍCIOS ( )
VALORIZAÇÃO DA NATUREZA ( )
MARQUE OS PARÊNTESES ABAIXO COM O NÚMERO RESPOSTA
1)1ª GERAÇÃO ROMÂNTICA 2)2ª GERAÇÃO ROMÂNTICA 3)3ª GERAÇÃO ROMÂNTICA 4)GONÇALVES DE MAGALHÃES 5)GONÇALVES DIAS 6)ALVARES DE AZEVEDO 7)JOAQUIM MANUEL DE MACEDO 8)JOSÉ DE ALENCAR 9)MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA 10)CASTRO ALVES 11)MACHADO DE ASSIS 12)ALUÍSIO AZEVEDO 13)RAUL POMPÉIA 14)ADOLFO CAMINHA 15)ROMANTISMO 16)REALISMO-NATURALISMO
( )1º POETA DO ROMANTISMO DE SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES
( )1º PROSADOR DO ROMANTISMO DE A MORENINHA
( )A NORMALISTA
( )ALVARES DE AZEVEDO
( )BYRONISMO
( )CANÇÃO DO EXÍLIO
( )CASIMIRO DE ABREU
( )CASTRO ALVES
( )CONDOREIRISMO
( )ESCAPISMO = FUGA DA REALIDADE ATRAVÉS DOS SONHOS E DA MORTE
( )GONÇALVES DE MAGALHÃES
( )GONÇALVES DIAS
( )HELENA
( )INDIANISMO = NATIVISMO
( )MAL DO SÉCULO
( )MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA
( )MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
( )MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E DOM CASMURRO
( )NACIONALISMO = PATRIOTISMO
( )NOITE NA TAVERNA E LIRA DOS VINTE ANOS
( )O ATENEU
( )O CORTIÇO
( )O NAVIO NEGREIRO
( )OBJETIVISMO (COISAS EXTERNAS) DO ALHEIO DO OUTRO
( )PESSIMISMO
( )POESIA SOCIAL
( )ROMANCE HISTÓRICO: A GUERRA DOS MASCATES
( )ROMANCE INDIANISTA: O GUARANI E IRACEMA
( )ROMANCE REGIONAL: O SERTANEJO E O GAÚCHO
( )ROMANCE RURAL: O TRONCO DO IPÊ
( )ROMANCE URBANO = DE COSTUMES: SENHORA, LUCÍOLA E DIVA
( )SENTIMENTALISMO
( )SUBJETIVISMO (COISAS INTERNAS) DO EU MESMO
MARQUE OS PARÊNTESES ABAIXO COM O NÚMERO RESPOSTA
MARQUE OS PARÊNTESES ABAIXO COM O NÚMERO RESPOSTA
1)TROVADORISMO
2)HUMANISMO
3)CLASSICISMO
4)PAIO SOARES DE TAVEIRÓS
5)GIL VICENTE
6)CAMÕES
7)CANTIGAS LÍRICAS
8)CANTIGAS SATÍRICAS
9)PORTUGAL
10)AUTO 11)FARSA
12)TROVA = TROBA = CANÇÃO = CANTIGA
2)HUMANISMO
3)CLASSICISMO
4)PAIO SOARES DE TAVEIRÓS
5)GIL VICENTE
6)CAMÕES
7)CANTIGAS LÍRICAS
8)CANTIGAS SATÍRICAS
9)PORTUGAL
10)AUTO 11)FARSA
12)TROVA = TROBA = CANÇÃO = CANTIGA
( )1ª ESCOLA LITERÁRIA DA IDADE MÉDIA
( )2ª ESCOLA LITERÁRIA DA IDADE MÉDIA
( )3ª ESCOLA LITERÁRIA DA IDADE MÉDIA
( )ANTROPOCENTRISMO
( )BURGUESIA
( )CAMÕES
( )CANCIONEIROS
( )CANTIGA DE GUARVAIA OU CANTIGA DA RIBEIRINHA
( )CANTIGAS LÍRICAS
( )CANTIGAS SATÍRICAS
( )COLETÂNEA DE CANTIGAS, CANÇÕES OU TROVAS
( )CRUZADAS: MISSÕES RELIGIOSAS DA IDADE MÉDIA
( )DE AMOR E DE AMIGO
( )DE ESCÁRNIO E DE MALDIZER
( )DEUS (A IGREJA E SUAS LEIS) NO CENTRO
( )ESCRITOR DA IDADE MÉDIA DO PERÍODO TROVADORESCO
( )ESCRITOR DA IDADE MÉDIA DO PERÍODO HUMANISTA
( )ESCRITOR DA IDADE MÉDIA DO PERÍODO CLASSICO
( )EXPANSÃO ULTRA-MARINA
( )FEUDALISMO
( )GIL VICENTE
( )LUSITÂNIA
( )GRANDES NAVEGAÇÕES
( )MERCANTILISMO
( )O HOMEM (E SUA CAPACIDADE DE PENSAR) NO CENTRO
( )OS LUSÍADAS
( )PAIO SOARES DE TAVEIRÓS
( )PEÇA TEATRAL CUJO TEMA ENVOLVE TRAIÇÃO E TRAPASSA
( )PEÇA TEATRAL RELIGIOSA
( )QUATROCENTISMO
( )SÉCULO XII (12), XIII (13) E XIV (14)
( )SÉCULO XV (15)
( )SÉCULO XVI(16)
( )SISTEMA DA IDADE MÉDIA DO PERÍODO DO HUMANISMO RELACIONADO À CIDADE NO QUE DIZ RESPEITO AO COMÉRCIO
( )SISTEMA DA IDADE MÉDIA DO PERÍODO DO TROVADORISMO RELACIONADO AO CAMPO NO QUE DIZ RESPEITO AO USO DA TERRA (AGRÍCOLA).
( )TEATRO POPULAR
( )TEOCENTRISMO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.