domingo, 23 de março de 2014

JAGUAR - CARTUNISTA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jaguar
Nome completo Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe
Nascimento 29 de Fevereiro de 1932 (80 anos)
Rio de Janeiro
Morte
brasileiro
Jaguar, pseudônimo de Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, (Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 1932) é um cartunista brasileiro.

Índice

Biografia

Sérgio Jaguaribe começou sua carreira em 1952 na revista Manchete onde, por influência de Borjalo passou a assinar somente Jaguar. Na mesma época trabalhava no Banco do Brasil subordinado a Sérgio Porto, que o convenceu a não deixar o emprego em favor do humorismo.
No início da década de 1960 passa a ser um dos principais cartunistas da revista Senhor, colaborando também na Revista Civilização Brasileira, na Revista da Semana, no semanário Pif-Paf e nos jornais Última Hora e Tribuna da Imprensa. Lança sua primeira coleção em 1968, Átila, você é bárbaro.
No ano seguinte, funda o jornal O Pasquim com Tarso de Castro e Sérgio Cabral. É o único a permanecer até o fim da publicação, em 1991, quando passa a editar o jornal A Notícia.

Indenização

Em 5 de abril de 2008, Jaguar e outros vinte jornalistas que foram perseguidos durante os anos de chumbo tiveram seus processos de anistia aprovados pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Ele e o cartunista Ziraldo receberam as maiores indenizações: 1 milhão de reais cada um.[1]

Obras publicadas

  • Átila, você é bárbaro
  • Nadie es perfecto
  • Confesso que bebi
  • Ipanema, se não me falha a memória

Referências

  1. Ziraldo e Jaguar serão indenizados por período militar. Página visitada em 7 de Abril de 2008.

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jaguar (cartunista)
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores