DESENVOLVIMENTO
1ª atividade: Cidadania: direitos ou deveres?
1) O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
Será que exercemos a CIDADANIA como deveria?
Por Rodrigo Ribeiro Rodrigues - 01/06/2009 15:32h
Há algum tempo, venho refletindo
sobre a razão para que no Brasil tenhamos tão poucos exemplos de
cidadania dignos de nota. Começo a pensar que talvez tenha encontrado
uma explicação para esta des-educação: o equívoco de pensar que
cidadania é uma palavra que pressupõe mais direitos do que deveres,
quando, na minha modesta opinião, é o contrário. É muito provável que a
ideia de que precisamos, antes de mais nada, lutar por nossos direitos
advenha de um momento bastante recente, do ponto de vista histórico,
quando nossas liberdades individuais eram muitíssimo cerceadas. Basta
dizer que, no início dos anos 80 do século que passou, a batalha era,
por exemplo, pelo direito de elegermos diretamente nosso presidente.
Também precisamos considerar os muitos anos de injustiças sociais, em
especial no que diz respeito aos negros, às mulheres e a algumas
minorias, as quais vêm dos tempos da colonização e ainda permanecem.
Nada mais justo, portanto, que todo cidadão com um mínimo de valores
humanitários seja defensor dos direitos dos menos favorecidos
socialmente inclusive dele próprio. Porém, o rumo da história segue, e
no meu entender o Brasil e os brasileiros já deveriam estar maduros para
entender que o conceito de cidadania tem contornos muito mais de uma
pauta de deveres do que apenas de direitos.
Penso que temos o dever, como
cidadãos, de avaliarmos se nossas condutas sociais respeitam a
individualidade de nossos semelhantes. Entendo que cidadania é uma
palavra quase prima de empatia, que significa a capacidade de nos
colocarmos no lugar do outro, para que, assim, estabeleçamos um vínculo
de respeito e dignidade na relação, seja ela pessoal ou social.
Cidadania, portanto, pressupõe não apenas reclamar e se indignar, mas
ter a consciência de que é preciso também agir, participando de
coletivos, de instâncias de opinião institucionalizadas, seja como
protagonista, seja como ouvinte, mas sempre de forma atenta e crítica, e
preferencialmente propositiva.
Ser cidadão é lutar por seus
direitos, obviamente, mas significa também não se deixar levar apenas
por seus interesses pessoais ou por aqueles que, com boas ou más
intenções, colocam-se na linha de frente. Se você, caro leitor, não se
sente preparado para ser uma liderança, ao menos exercite a capacidade
de avaliar as coisas sob o ponto de vista do coletivo. Ter um olhar
voltado para algo além do seu interesse imediato também é transformar o
mundo em um lugar mais digno para todos.
Fonte: Ricardo Bueno/ Zero Hora Visitado em 02-11-2010: http://www.ogalileo.com.br/noticias/nacional/cidadania-direitos-ou-deveres
2) Após a leitura, o professor propõe que a turma se organize em grupos para o preenchimento do quadro abaixo:
Concordamos com o texto
|
Discordamos do texto
|
3) O professor socializa o trabalho dos grupos, solicitando sempre que a equipe justifique suas respostas.
4) Ainda com a turma em grupos, o professor solicita que cada equipe complete a frase: SER CIDADÃO É....
5) O professor socializa as produções
da turma, faz os comentários necessários, propõe a correção das mesmas e
orienta cada equipe que transcreva a frase criada para uma faixa.
6) Em seguida, o professor organiza a distribuição das faixas pelas dependências da escola.
7) O professor propõe que, coletivamente, elaborem um verbete para definir CIDADANIA.
OBS: Esse verbete deverá ser copiado em uma folha de cartolina e colocada no espaço da sala de aula.
2ª atividade: Direitos e deveres
1) O professor organiza a turma em duplas e solicita que:
a) discutam o que fazem no dia a dia e que consideram positivo e negativo para o exercício de nossa cidadania;
b) preencham o quadro abaixo com o que discutiram na atividade anterior;
c) discutam o que se deve fazer para exercermos melhor nosso papel de cidadão;
d) completem o quadro com o que foi discutido na atividade anterior.
AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
|
AÇÕES QUE NÃO CONTRIBUEM PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
|
AÇÕES QUE DEVEMOS REALIZAR PARA MELHOR EXERCERMOS NOSSA CIDADANIA
|
2) O professor socializa as produções
das duplas, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos
quadros no espaço da sala. OBS: Os quadros deverão ser colocados em
folhas de cartolina.
3) Em seguida, o professor encaminha a
turma para a sala de informática para que assistam ao vídeo que se
encontra no endereço abaixo:
Vídeo: Cidadania direitos e deveres: (8min 19 seg)
Visitado em 02-11-2010: http://www.youtube.com/watch?v=tQVo3Vvpo-4
4) Após assistirem ao vídeo, o professor propõe que as duplas discutam:
a) O que consideram mais importante de tudo o que foi dito no vídeo?
b)Do que ouviram, o que foi novidade para a dupla?
c) Do que foi dito, o que ainda precisam exercitar para melhor exercerem sua cidadania?
5) O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.
3ª atividade: Trabalhando em grupos
1) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe, uma das orientações abaixo:
1º grupo: O grupo deverá criar, utilizando gravuras, um cartaz mostrando os direitos de um cidadão.
2º grupo: O grupo deverá criar, utilizando gravuras, um cartaz mostrando os deveres de um cidadão.
3º grupo: O grupo deverá criar um cartaz apresentando os 10 mandamentos de um cidadão.
4º grupo: O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um aluno.
5º grupo: O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um professor.
6º grupo: O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um consumidor.
7º grupo: O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um empregado.
8º grupo: O grupo deverá criar um cartaz apresentando os direitos e deveres de um empregador.
2) O professor socializa as produções
da turma, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos
mesmos nas dependências da escola.
Recursos Complementares
Visitados em 02-11-2010
TV Justiça - Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=I7hSOgPHBGM&feature=related
Declaração Universal dos Direitos Humanos: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuais/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Estatutos: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuais/estatutos
Diversidade e inclusão: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuais/diversidade-e-inclusao
TV Justiça - Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=I7hSOgPHBGM&feature=related
Declaração Universal dos Direitos Humanos: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuais/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Estatutos: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuais/estatutos
Diversidade e inclusão: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-e-deveres-individuais/diversidade-e-inclusao
Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser
realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo,
identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a
aula, a realização das tarefas de leitura do texto, a discussão do
vídeo, a criação de cartazes em grupos e demais gêneros, a discussão
das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a
auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para
verificar se as competências previstas para a aula foram ou não
desenvolvidas pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.