ENUMERE TODOS OS PARÊNTESIS E EM SEU CADERNO AO LADO DE CADA NÚMERO COMPLEMENTE O QUE FALTA SOBRE CADA INFORMAÇÃO ABAIXO:
O ( ) é a 1ª escola literária brasileira do período da era NACIONALISTA, com início na primeira metade do século ( ).
O ( ) é a 1ª escola literária brasileira do período da era NACIONALISTA, com início na primeira metade do século ( ).
O ( )é o nome dado ao período em que o Brasil
deixou de ser ( ) de Portugal, ou seja,
após ( ). A ( ) portuguesa veio para o Brasil, fugindo
da ( ) de ( ). Quando aqui chegaram aportaram no
( ) e o tornaram a ( ).
O Romantismo no Brasil
teve início em ( ), com a publicação
da obra ( ) de ( ).
As CARACTERÍSTICAS GERAIS
do Romantismo: EU interior como figura principal = ( ) = (
) = ( ). O OUTRO, os problemas e sentimentos alheios
não merecem atenção + ( ) = ( ) = expressão dos sentimentos, predomínio
da paixão sobre a razão + ( ) =
( ) causada pela insatisfação com o
mundo real, busca da morte, dos vícios, dos sonhos, das fantasias, das ilusões,
BUSCA DE LIBERDADE e ( ) DO HERÓI, DO
AMOR, DO MUNDO e DA MULHER: busca do amor eterno, do bem maior, do bom e da
mulher perfeita.
O Romantismo se dividiu em
2 tipos: Romance ( ) e Romance em
( ).
O Romantismo POÉTICO se
dividiu em 3 fases ou gerações.
A 1ª ( ) = (
) = ( ) = (
), com poesias que exaltam a nossa terra nossa condição de agora livres,
a fauna, a flora, o índio e tudo que há de exótico nela. Os principais
escritores da 1ª fase foram: ( ) e
( ). ( ) escreveu CANÇÃO DO EXÍLIO.
Os ( ) catequisados/batizados/cristãos/não
pagãos eram conhecidos como “bons selvagens”. Muitas vezes aparecem como ( ) de muitos romances da época.
A 2ª ( ) =
( ) = ( ), com poesias que falam de “morrer de
amor”, de sentimentalismo exagerado, de saudades da infância, de
descontentamento com a realidade, o que gera escapismo/fuga do mundo real
através dos vícios (bebida, jogo, sexo desregrado). Os principais escritores da
2ª fase foram: ( ), CASIMIRO DE ABREU,
JUNQUEIRA FREIRE e FAGUNDES VARELA.
O nome ( ) foi dado em homenagem ao ( ), escritor inglês do ROMANTISMO que
influenciou a 2ª geração romântica do Brasil.
O “( )” é caracterizado pela morte prematura...
depressão... falta de cuidados com a saúde... falta de antibióticos... BOEMIA...
cirrose... doenças venéreas... tuberculose... pneumonia... suicídio...
A 3ª ( ) = (
) = ( ) = ( ), com poesias que falavam sobre o ideal
de LIBERDADE. Na época, lutava-se pela (
). Os principais escritores da 3ª fase foram: ( ),
TOBIAS BARRETO E SOUSÂNDRADE. ( ) é conhecido como o poeta dos ( ).
( ) vem da palavra ( ): ave que voa além das nuvens, das
montanhas mais altas. Símbolo de algo quase inalcançável, como eram os ideais
dos CONDOREIROS.
O nome ( ) foi dado em homenagem ( ), escritor francês do ROMANTISMO que
influenciou a 3ª geração romântica do Brasil.
O 1º romance em PROSA foi
( ) de ( ), o Macedinho.
O Romantismo em PROSA se
dividiu em 5 tipos: 1.Romance ( ) = ( ) que tem a cidade do RIO DE JANEIRO
(capital) como cenário principal e os temas envolvem o modo de viver, os
costumes das pessoas/da sociedade. Temos como exemplos CINCO MINUTOS, A
VIUVINHA, ( ), ( ) e (
), que são obras de ( ) e A
MORENINHA de ( ). 2.Romance ( )
que tem como cenário principal o interior e o modo de vida, os costumes
das pessoas do campo. Temos como exemplos TIL e O TRONCO DO IPÊ, que são obras
de ( ). 3.Romance ( )
que tem como cenário principal uma das REGIÕES do BRASIL: NORTE,
NORDESTE, SUL, SUDESTE ou CENTRO-OESTE. Temos como exemplos( ), (
), que são obras de ( ).
4.Romance ( ) que tem alguma
referência a algum período da história oficial do Brasil. Temos como exemplos
( ) e ( ), que são obras de ( ).
5.Romance ( ) que tem o ( ) como figura/personagem principal ou não. Temos
como exemplos ( ), ( ) e UBIRAJARA, obras de ( ).
O maior escritor do Romantismo
foi ( ).
O último romance em PROSA
do Romantismo brasileiro foi ( ) de
( ).
No Brasil, ocorre formalmente a
passagem do ROMANTISMO para o ( ), com a publicação de( ), de( ), em( ).
O ( ) nasceu de uma reação contra a visão
Romântica.
Enquanto o Romantismo era
movido pelo ( ), o Realismo era
duro/bruto e fazia exames de caráter cheio de críticas, julgando e condenando o
que havia de mal na sociedade.
O ( )no Brasil tem início com a publicação de
( ) de ( ).
O ( ) e o (
)são escolas literárias do período da era NACIONALISTA, do final/segunda
metade do século ( ).
O ( ) é um/o prolongamento do Realismo. Os
dois movimentos são paralelos.
O Naturalismo assume os
princípios/ideais/visões do Realismo, tais como o predomínio da objetividade,
da observação, da busca da verossimilhança/semelhança com o real/a realidade,
acrescentando a isso uma visão cientificista da existência, consequência das
novas ideias científicas e sociológicas vindas da Europa.
A visão naturalista leva
em consideração, a ( ) biológica /
genética..
A diferença entre Realismo
e Naturalismo é o fato de que: os ( )
examinavam, criticavam julgavam e condenavam as pessoas pela sua conduta, pois
não levavam em consideração a teoria da HEREDITARIEDADE nem qualquer desculpa
para a sua falta de caráter: eram assim porque assim queriam ser; era uma
questão de escolha, enquanto os ( )
acreditavam que ter ou não um bom caráter era uma fatalidade genética,
hereditária, ou azar do destino.
No período
Realista-Naturalista houve a intensificação do movimento ( )
que terminou com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888. Também
houve a decadência da monarquia. Um ano
depois, em 15 de novembro de 1889, houve a (
).
Os principais temas das
obras Realistas-Naturalistas eram aqueles que chocavam a sociedade
preconceituosa: ( ), VÌCIOS, INCESTOS,
( ), ( )...
Os principais escritores
do Realismo-Naturalismo foram: ( ), ( ), (
) e ( ).
MACHADO DE ASSIS
(realista) escreveu MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS, ( ), (
) e ESAÚ E JACÓ
RAUL POMPEIA (realista)
escreveu ( ).
ALUÍSIO AZEVEDO (naturalista)
escreveu O MULATO, ( ) e ( ).
ADOLFO CAMINHA (naturalista)
escreveu ( ) e O BOM CRIOULO.
Machado de Assis também
teve seu lado Romântico e escreveu, por exemplo, ( ).
O ( ) nasce na França e precede em algumas
décadas o Simbolismo. O nome do movimento vem de ( ), região mitológica grega onde moravam os
poetas e ninfas. No Brasil, essa escola literária ou estilo de época se
desenvolve na poesia a partir de 1850, ou seja, vingou na segunda metade do
século ( ), ao lado de tendências
realistas e naturalistas. Fanfarras, de Teófilo Dias, publicado em 1882, é
considerada a primeira produção parnasiana brasileira.
Os expoentes do movimento
são: ( ), ( ) e (
). ( ) é autor
Via Láctea e O Caçador de Esmeraldas.
( ), ( )e ( )foram os nomes que mais se destacaram no Brasil. Estes
três escritores, sendo representantes máximos do estilo parnasiano, formaram a
chamada ( ).
Os
escritores de versos parnasianos adotaram o soneto ( ): poesia de 2 quartetos e 2 tercetos com
10 ou 12 sílabas tônicas, o culto à
perfeição do estilo, à correção métrica e gramatical, além da exatidão da
forma. O poeta parnasiano é o artesão da palavra, o joalheiro da forma
literária. Portanto, suas tendências principais se dirigiram a preocupações
mera e excessivamente formalistas, valorizando a ( ), a escolha de palavras precisas e as
frases invertidas. O emprego da linguagem figurada é reduzido, e valorizam-se o
exotismo e a mitologia. Os principais temas são os fatos históricos, a
descrição de ( ) e paisagens.
Ao contrário
dos românticos e simbolistas, os poetas parnasianos pregavam a objetividade, a
contenção e a impessoalidade. Preocupavam-se excessivamente com a adequação das
palavras, com o ritmo de cada verso, com a racionalização dos poemas.
Rejeitavam expor as próprias emoções e acreditavam mais no trabalho intelectual
do que na inspiração. Ideologicamente, o movimento se apoiou na filosofia
positivista e, frequentemente, seus representantes manifestavam descrédito e
pessimismo diante dos homens e do mundo.
O ( ), escola literária do período da era NACIONALISTA do final
do século ( ), tem
início no Brasil em 1893 com a publicação de MISSAL (prosa) e BROQUÉIS (poesia)
do escritor ( ).
O Simbolismo é o contrário
do ( ):
não há a preocupação da representação fiel da realidade.
Os simbolistas se
preocupam com a SUGESTIVIDADE e INTUIÇÃO das coisas. É como se o tempo todo a
preocupação fosse: “O QUE ISSO/ISTO PARECE, O QUE LHE CAUSA INTERNAMENTE?”
A subjetividade de novo é
valorizada, além dos valores espirituais e místicos no sentido geral.
O inconsciente e o
irracional estão em alta. O LEITOR NÃO DEVERIA TENTAR ENTENDER O TEXTO/OS
SIGNIFICADOS, MAS SE DEIXAR LEVAR PELAS SENSAÇÕES/SUGESTÕES/INTUIÇÕES GERADAS
PELA SONORIDADE DAS PALAVRAS.
As características do Simbolismo são: ESPIRITUALISMO/MISTICISMO, SUGESTÃO e
IMPRECISÃO, SINESTESIA, MUSICALIDADE e o uso de LETRAS MAIÚSCULAS
representativas.
ESPIRITUALISMO/MISTICISMO: para os simbolistas a arte era uma ( ). Há distinção entre corpo e alma (mais
importante) e um desejo de purificação e (
): anulação do corpo (matéria) e libertação da alma (espírito), por isso
faziam uso de vocabulário místico e religioso.
SUGESTÃO e IMPRECISÃO – mais importante que dar nome às coisas ou escrever
de forma clara e objetiva é sugerí-las, ou seja escrever de forma subjetiva
(sob forma de enigmas). QUEM DEVE LER É O SEU INCONSCIENTE E NÃO O CONSCIENTE.
( ) é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato. O termo é usado para descrever uma figura de
linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica. Essa é
uma condição neurológica em que um estímulo dos sentidos provoca uma percepção
automática em outro sentido. Na sinestesia da audição, por exemplo, a percepção
de um som pode provocar uma experiência visual em um sinesteta.
( ) o uso de rimas e ecos,
aliterações dá ao poema musicalidade: A MÚSICA ANTES DE QUALQUER COISA
A ( ) é uma figura de
linguagem que consiste em repetir consoantes, vogais ou sílabas num verso ou numa frase, especialmente as sílabas tônicas visando dar mais
musicalidade.
LETRAS MAIÚSCULAS (representativas/alegóricas) – usadas para enfatizar as
palavras em qualquer parte do texto, sem seguir regras da gramática.
Os ( ) tinham preferência pelas
cores claras, alvas, brancas, brilhantes e nebulosas em oposição ao negro,
escuro ou sombrio. A linguagem era simbólica e os ambientes eram de sonho...
Os 2 principais escritores do SIMBOLISMO foram: ( ) e (
). ALPHONSUS DE GUIMARAENS
escreveu ( ).
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