1.
Arcádia
2.
Arcadismo
3.
Aurea Mediocritas
4.
BASÍLIO
DA GAMA
7.
CLÁSSICA
8.
CLAUDIO
MANUEL DA COSTA
9.
Em Portugal
10.
Entradas e Bandeiras
11.
Falso
12.
Fugere urbem
13.
Inutilia truncat
14.
LATINOS
15.
Locus amoenus
16.
No Brasil
17.
No
período do Arcadismo
18.
Pastoralismo
ou Bucolismo;
19.
ROMANOS
20.
SANTA
RITA DURÃO
21.
SÉCULO
DAS LUZES
22.
TOMÁS
ANTÔNIO GONZAGA
23.
Verdadeiro
24.
Vila
Rica
( ) (aproveite o dia)
( ) (cortar o inútil - eliminar o
rebuscamento barroco)
( ) (fuga da cidade)
( ) (lugar aprazível, ameno)
( ) (mediocridade áurea - simboliza a
valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão)
( ) (vida bucólica = vida campestre, no
campo). Apesar do Arcadismo pregar que a vida feliz é a vida no campo e
idolatrar a vida campestre e a natureza, o campo ainda é um plano de fundo,
apenas. A maioria dos autores não deixam sua vida na cidade pela vida no campo.
( )A 1ª tentativa de tornar o Brasil
independente de Portugal se chamou INCONFIDÊNCIA MINEIRA
( )a cana-de-açúcar já havia perdido seu
valor, então se tornou necessária outra fonte econômica de exploração
( )A corrida pelo ouro se intensifica.
( )A expulsão dos jesuítas do Brasil -
(1759)
( )A Inconfidência Mineira(1789)
( )A primeira metade do século XVIII marcou
a decadência do pensamento barroco, para a qual colaboraram vários fatores: a
burguesia ascendente, voltadas para as questões mundanas, passou a deixar em
segundo plano a religiosidade que permeava o pensamento barroco; além disso, o
exagero da expressão barroca havia cansado o público, e a chamada arte cortesã,
que se desenvolvera desde a Renascença, atingia um estágio estacionário e
apresentava sinais de declínio, perdendo terreno para a arte burguesa, marcada
pelo subjetivismo. Surgiram, então, as primeiras arcádias, que procuravam a
pureza e a simplicidade das formas clássicas.
( )A principal característica desta escola
(ARCADISMO) é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito.
É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos
(pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica).
( )Adoção de lemas latinos, tais como: Fugere urbem (fuga da cidade), Locus amoenus (lugar aprazível), Carpe diem (aproveita o dia), Inutilia truncat (Cortar o inútil)
etc;
( )Alguns escritores eram INCONFIDENTES e
tinham que usar nomes falsos (PSEUDÔNIMOS). Escolhiam nomes gregos e
romanos (latinos)
( )DIRCEU
( )é uma escola literária surgida na Europa no século
XVIII. O nome
dessa escola é uma referência à Arcádia,
região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração
poética.
( )escreveu CARAMURU
( )escreveu O URUGUAI
( )Esses ideais de vida simples e natural
vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia, que historicamente lutava pelo
poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.
( )expedições de portugueses (bandeirantes)
que entravam no interior do sertão brasileiro em busca de novas terras para
viver, em busca de índios fugidos ou negros e de riquezas minerais como o ouro
e pedras preciosas como os diamantes.
( )fim do SÉCULO DAS TREVAS = fim da IDADE
DAS TREVAS.
( )Fundação da Arcádia Ultramarina em Vila
Rica (atual Ouro Preto, MG)
( )GLAUCESTE SATÚRNIO
( )Historicamente, no Arcadismo, houve a 1ª
tentativa de tornar o Brasil independente de Portugal, que foi frustrada/não
realizada, terminando com o enforcamento de TIRADENTES em 21 de abril de 1792.
( )Idealização do amor e da mulher.
( )Imitação de modelos artísticos
greco-romanos - a obediência a regras e convenções clássicas como sinônimo de
"imitação", não de cópia pura e simples. Aspectos imitados: quanto à
forma (busca da perfeição formal, através da utilização de modelos literários);
quanto ao conteúdo (temáticas preferenciais: amor, vida e morte, vida
campestre, poesia didática ou doutrinária; recorrência à mitologia pagã;
( )INÍCIO DO CULTO À NATUREZA = BUCOLISMO
( )LATINOS
( )MARÍLIA DE DIRCEU e CARTAS CHILENAS
( )Na Itália essa influência assumiu feição
particular. Conhecida como Arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia
antiga. Segundo
a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pan e habitada por pastores que,
vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas
poéticas e celebrando o amor e o prazer.
( )Não existiam faculdades/universidades/ensino
superior no Brasil. Daí os estudantes que terminavam o ensino médio tinham que
se formar fora, na Europa
( )NEOCLASSICISMO ou período NEOCLÁSSICO –
NEO = novo
( )No Brasil e em Portugal, a experiência neoclássica na
literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de
academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc.
(
)O arcadismo, setecentismo (os anos 1700) ou neoclassicismo é o período que caracteriza
principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova
tonalidade burguesa.
( )O ciclo da mineração
( )O desejo da natureza, a realização da
poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura
arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.
( )O domínio Inglês em Portugal cresce, e a
dependência econômica de Portugal torna-se incontrolável.
( )o movimento árcade toma forma a partir
da segunda metade do século XVIII.
( )O pensamento humano andava a mil e o
tempo voava. A cultura GRECO-ROMANA (LATINA) = CLÁSSICA foi revalorizada, daí o
uso de referências (pastores) de locais (Arcádia), nomes (pseudônimos) e
figuras mitológicas (musas, deuses pagãos, semideuses) dentre outros.
( )O século XVIII ficou conhecido como o
SÉCULO DAS LUZES
( )O sucesso dessas expedições (Entradas e Bandeiras) fez mudar a capital da Bahia para Minas
Gerais: a 2ª capital do Brasil
( )Os italianos, procurando imitar a lenda
grega, criaram a Arcádia em 1690 - uma academia literária que reunia os
escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais
neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e
igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores
gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural.
( )Os principais escritores do Arcadismo
foram: CLAUDIO MANUEL DA COSTA, TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA, BASÍLIO DA GAMA e SANTA
RITA DURÃO
( )os principais ideais eram o de
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, os mesmos dos franceses, que em seu país
lutavam pela REVOLUÇÃO FRANCESA.
( )Período Pombalino (Governo de Pombal)
(1750 a 1777)
( )Predomínio da razão - ênfase aos
estatutos da razão, do conhecimento e da ciência. A beleza e o racional caminham
lado a lado
( )referente aos povos clássicos gregos e
romanos (latinos)
( )região
do Peloponeso central da antiga Grécia. A beleza dessa região montanhosa foi
reproduzida por poetas gregos, romanos e renascentistas. As montanhas cobertas
por bosques predominam na sua paisagem.
( )região
na parte central do Peloponeso, Grécia. Na mitologia grega, era a residência de
Pã, deus da natureza e padroeiro dos pastores, e centro do seu culto. Na
literatura posterior, converteu-se em pretexto de evocações poéticas da vida
pastoril. Enquanto o terreno real da Arcádia era áspero e montanhoso, a
paisagem idealizada era amena e fértil, onde vivia uma comunidade intocada de
pastores e deidades rústicas.
( )Sua obra mais importante: VILA RICA
( )Tais ideais (LIBERDADE, IGUALDADE E
FRATERNIDADE) foram trazidos para o Brasil pelos intelectuais formados na
Europa: na França, principalmente.
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