quinta-feira, 21 de junho de 2018

1,2,3... TESTANDO ARCADISMO - LITER.


1.       Arcádia
2.       Arcadismo
3.       Aurea Mediocritas
4.       BASÍLIO DA GAMA
5.       Bucolismo
6.       Carpe diem
7.       CLÁSSICA
8.       CLAUDIO MANUEL DA COSTA
9.       Em Portugal
10.   Entradas e Bandeiras
11.   Falso
12.   Fugere urbem
13.   Inutilia truncat
14.   LATINOS
15.   Locus amoenus
16.   No Brasil
17.   No período do Arcadismo
18.   Pastoralismo ou Bucolismo;
19.   ROMANOS
20.   SANTA RITA DURÃO
21.   SÉCULO DAS LUZES
22.   TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA
23.   Verdadeiro
24.   Vila Rica



(      ) (aproveite o dia)
(      ) (atual Ouro Preto) se consolida como espaço cultural desde o Barroco (Aleijadinho)
(      ) (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco)
(      ) (fuga da cidade)
(      ) (lugar aprazível, ameno)
(      ) (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão)
(      ) (vida bucólica = vida campestre, no campo). Apesar do Arcadismo pregar que a vida feliz é a vida no campo e idolatrar a vida campestre e a natureza, o campo ainda é um plano de fundo, apenas. A maioria dos autores não deixam sua vida na cidade pela vida no campo.
(      )A 1ª tentativa de tornar o Brasil independente de Portugal se chamou INCONFIDÊNCIA MINEIRA
(      )a cana-de-açúcar já havia perdido seu valor, então se tornou necessária outra fonte econômica de exploração
(      )A corrida pelo ouro se intensifica.
(      )A descoberta do ouro, na região de Minas Gerais, forma cidades ao redor.
(      )A expulsão dos jesuítas do Brasil - (1759)
(      )A Inconfidência Mineira(1789)
(      )A primeira metade do século XVIII marcou a decadência do pensamento barroco, para a qual colaboraram vários fatores: a burguesia ascendente, voltadas para as questões mundanas, passou a deixar em segundo plano a religiosidade que permeava o pensamento barroco; além disso, o exagero da expressão barroca havia cansado o público, e a chamada arte cortesã, que se desenvolvera desde a Renascença, atingia um estágio estacionário e apresentava sinais de declínio, perdendo terreno para a arte burguesa, marcada pelo subjetivismo. Surgiram, então, as primeiras arcádias, que procuravam a pureza e a simplicidade das formas clássicas.
(      )A principal característica desta escola (ARCADISMO) é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito. É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos (pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica).
(      )Adoção de lemas latinos, tais como: Fugere urbem (fuga da cidade), Locus amoenus (lugar aprazível), Carpe diem (aproveita o dia), Inutilia truncat (Cortar o inútil) etc;
(      )Alguns escritores eram INCONFIDENTES e tinham que usar nomes falsos (PSEUDÔNIMOS). Escolhiam nomes gregos e romanos (latinos)
(      )Conflitos com o Império (Inconfidência Mineira)
(      )DIRCEU
(      )é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética.
(      )escreveu CARAMURU
(      )escreveu O URUGUAI
(      )Esses ideais de vida simples e natural vêm ao encontro dos anseios de um novo público consumidor em formação, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza nas cortes.
(      )expedições de portugueses (bandeirantes) que entravam no interior do sertão brasileiro em busca de novas terras para viver, em busca de índios fugidos ou negros e de riquezas minerais como o ouro e pedras preciosas como os diamantes.
(      )fim do SÉCULO DAS TREVAS = fim da IDADE DAS TREVAS.
(      )Fundação da Arcádia Lusitana (1756)
(      )Fundação da Arcádia Ultramarina em Vila Rica (atual Ouro Preto, MG)
(      )GLAUCESTE SATÚRNIO
(      )Historicamente, no Arcadismo, houve a 1ª tentativa de tornar o Brasil independente de Portugal, que foi frustrada/não realizada, terminando com o enforcamento de TIRADENTES em 21 de abril de 1792.
(      )Idealização do amor e da mulher.
(      )Imitação de modelos artísticos greco-romanos - a obediência a regras e convenções clássicas como sinônimo de "imitação", não de cópia pura e simples. Aspectos imitados: quanto à forma (busca da perfeição formal, através da utilização de modelos literários); quanto ao conteúdo (temáticas preferenciais: amor, vida e morte, vida campestre, poesia didática ou doutrinária; recorrência à mitologia pagã;
(      )INÍCIO DO CULTO À NATUREZA = BUCOLISMO
(      )LATINOS
(      )MARÍLIA DE DIRCEU e CARTAS CHILENAS
(      )Minas Gerais como centro econômico e político
(      )Na Itália essa influência assumiu feição particular. Conhecida como Arcadismo, inspirava-se na lendária região da Grécia antiga. Segundo a lenda, a Arcádia era dominada pelo deus Pan e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
(      )Não existiam faculdades/universidades/ensino superior no Brasil. Daí os estudantes que terminavam o ensino médio tinham que se formar fora, na Europa
(      )NEOCLASSICISMO ou período NEOCLÁSSICO – NEO = novo
(      )No Brasil e em Portugal, a experiência neoclássica na literatura se deu em torno dos modelos do Arcadismo italiano, com a fundação de academias literárias, simulação pastoral, ambiente campestre, etc.
 (      )O arcadismo, setecentismo (os anos 1700) ou neoclassicismo é o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa.
(      )O ciclo da mineração
(      )O desejo da natureza, a realização da poesia pastoril, a reverência ao bucolismo são traços marcantes da literatura arcádica, disposta a fazer valer a simplicidade perdida no Barroco.
(      )O domínio Inglês em Portugal cresce, e a dependência econômica de Portugal torna-se incontrolável.
(      )o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.
(      )O pensamento humano andava a mil e o tempo voava. A cultura GRECO-ROMANA (LATINA) = CLÁSSICA foi revalorizada, daí o uso de referências (pastores) de locais (Arcádia), nomes (pseudônimos) e figuras mitológicas (musas, deuses pagãos, semideuses) dentre outros.
(      )O século XVIII ficou conhecido como o SÉCULO DAS LUZES
(      )O sucesso dessas expedições (Entradas e Bandeiras)  fez mudar a capital da Bahia para Minas Gerais: a 2ª capital do Brasil
(      )Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a Arcádia em 1690 - uma academia literária que reunia os escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclássicos. Para serem coerentes com certos princípios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos árcades usavam roupas e pseudônimos de pastores gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural.
(      )Os principais escritores do Arcadismo foram: CLAUDIO MANUEL DA COSTA, TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA, BASÍLIO DA GAMA e SANTA RITA DURÃO
(      )os principais ideais eram o de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, os mesmos dos franceses, que em seu país lutavam pela REVOLUÇÃO FRANCESA.
(      )Período Pombalino (Governo de Pombal) (1750 a 1777)
(      )povo do LÁCIO = LATIO
(      )Predomínio da razão - ênfase aos estatutos da razão, do conhecimento e da ciência. A beleza e o racional caminham lado a lado
(      )recebe outro nome – SETECENTISMO, por abranger os anos de 1700 até 1799 = século XVIII (18)
(      )referente aos povos clássicos gregos e romanos (latinos)
(      )região do Peloponeso central da antiga Grécia. A beleza dessa região montanhosa foi reproduzida por poetas gregos, romanos e renascentistas. As montanhas cobertas por bosques predominam na sua paisagem.
(      )região na parte central do Peloponeso, Grécia. Na mitologia grega, era a residência de Pã, deus da natureza e padroeiro dos pastores, e centro do seu culto. Na literatura posterior, converteu-se em pretexto de evocações poéticas da vida pastoril. Enquanto o terreno real da Arcádia era áspero e montanhoso, a paisagem idealizada era amena e fértil, onde vivia uma comunidade intocada de pastores e deidades rústicas.
(      )Sua obra mais importante: VILA RICA
(      )Tais ideais (LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE) foram trazidos para o Brasil pelos intelectuais formados na Europa: na França, principalmente.




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