quinta-feira, 21 de junho de 2018

1,2,3... TESTANDO BARROCO - LITER.



1.      A 1ª capital do Brasil
2.      Antítese
3.      Baía
4.      Barroco
5.      Bifrontismo
6.      Brasil
7.      Caboclo ou Mameluco
8.      Cana-de-açúcar
9.      Companhia de Jesus
10.  Conceptismo
11.  Cultismo
12.  Culto do contraste
13.  Escambo
14.  Especiaria(s)
15.  Gregório de Matos Guerra
16.  Hipérbole
17.  Índios
18.  Liter. Informativa
19.  Liter. Jesuítica
20.  Liter. Profana
21.  Liter. Sacra
22.  Literatura moralista
23.  Metáfora
24.  Nativismo
25.  Negros
26.  Olinda = Holinda
27.  Pau-brasil
28.  Pe. Antônio Vieira
29.  Pe. José de Anchieta
30.  Período Colonial
32.  Pessimismo
33.  Quinhentismo
 
(      )recebe este nome, por abranger os anos de 1500 até 1599
(       )União: BRANCO + ÍNDIO
(       )tipo de comércio direto de um serviço/trabalho pesado por um objeto de pouco valor, mas que para os índios (que não o conheciam e o admiravam) era valioso, EX: espelhos, pentes...
(       )também se chamou Documental ou de Viagem
(       )Suas obras principais foram OS SERMÕES
(       )se tornaram a 2ª mão-de-obra (de trabalho)
(       )Se propôs ao estudo da língua tupi-guarani e é considerado o precursor do teatro no Brasil.
(       )são, normalmente, locais ideais para construção de portos e docas, ou seja, perfeitos para aportar navios sem encalhar.
(       )SALVADOR – BAHÍA (porto seguro)
(       )recebe outro nome – SEISCENTISMO, por abranger os anos de 1600 até 1699
(       )QUEVEDISMO
(       )Quando os portugueses aqui aportaram pensaram ter chegado em/a algum lugar da Índia, daí o nome de índios aos nossos selvagens/silvícolas.
(       )PERO VAZ DE CAMINHA e sua principal obra foi A CARTA DE CAMINHA
(       )Pau-brasil
(       )pau de brasa/cor de brasa (de fogo, vermelho)
(       )PADRE MANUEL DA NÓBREGA e PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
(       )os textos produzidos eram, de modo geral, ufanistas, exagerando as qualidades da terra, as possibilidades de negócios e a facilidade de enriquecimento.
(       )Os índios que escaparam de massacres (GENOCÍDIOS), cansados de serem explorados, se rebelaram contra os brancos e fugiram para o interior das matas/florestas.
(       )Os caboclos dominavam a cultura (conhecimentos e hábitos) dos brancos e dos indígenas.
(       )O texto da carta mostra claramente o duplo objetivo que, segundo Caminha, impulsionava os portugueses para as aventuras marítimas, isto é, a conquista dos bens materiais e a dilatação da fé cristã
(       )O principal autor/escritor da época foi o PADRE ANTÔNIO VIEIRA.
(       )O pau-brasil já era escasso e havia perdido valor comercial, daí a necessidade de substituí-lo por outro. O 2ª produto de exploração: a cana-de-açúcar
(       )O melhor exemplo da escola quinhentista DOCUMENTAL brasileira é Pero Vaz de Caminha. Sua "Carta ao El Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil", além do inestimável valor histórico, é um trabalho de bom nível literário.
(       )Nos primeiros tempos os portugueses permaneceram apenas na zona litoral do Brasil, pois não se atreveram a enfrentar as feras selvagens do interior das matas/florestas
(       )Nome dado em homenagem ao pau de brasa.
(       )nome dado em homenagem à HOLANDA e Maurício de Nassau (holandês)
(       )No Quinhentismo, o que se demonstrava era o momento histórico vivido pela Península Ibérica, que abrangia uma literatura informativa e uma literatura dos jesuítas, como principais manifestações literárias no século XVI. Quem produzia literatura naquele período estava com os olhos voltados para as riquezas materiais (ouro, prata, ferro, madeira, etc.), enquanto a literatura dos jesuítas se preocupava com o trabalho de catequese.
(       )Nesse período quinhentista, muitos brancos se envolveram com as índias e formaram a 1ª geração miscigenada/mestiça: CABOCLO ou MAMELUCO
(       )Não se  tinham qualquer conhecimento sobre a cultura dos povos silvícolas.
(       )Não houve comunicação imediata entre brancos e índios, pois falavam o TUPI-GUARANI.
(       )não foi feita/escrita por “brasileiros”, uma vez que aqui só existiam índios (que não sabiam ler nem escrever).
(       )Não encontraram especiarias, mas encontraram o “pau-brasil”, uma planta nativa da qual se extrai uma tintura vermelha muito apreciada comercialmente, na época.
(       )a literatura tornou-se um importante instrumento para educar e para "pregar" por parte dos religiosos (padres). Através dos SERMÕES.
(       )inclui o Quinhentismo, o Barroco e o Arcadismo.
(       )Houve um choque cultural de pronto, desde o primeiro momento do encontro entre europeus e índios. Um dos maiores foi o fato de os índios serem PAGÃOS (não cristãos) e POLITEÍSTAS (acreditavam em vários deuses)
(       )houve a nomeação do primeiro governador geral, Tomé de Souza
(       )Havia um interesse dos portugueses em dominá-los para usá-los em trabalhos pesados, como a derrubada das árvores, entre outros serviços domésticos ou não.
(       )GONGORISMO
(       )foram considerados a 1ª mão-de-obra (de trabalho). Alguns brancos os dominavam pelo medo/à força, outros pelo ESCAMBO.
(       )foi necessário arranjar um outro tipo de mão-de-obra: os escravos negros/africanos, pois a África (colônia de Portugal) também foi dominada e explorada.
(       )foi chamado pelos índios de "Grande Piahy" (supremo pajé branco),
(       )falava sobre o “achamento” do Brasil
(       )expansão da fé cristã, nas terras de além mar. Empenhando-se na conversão religiosa dos nativos das colônias  + Catequese e cristianização, teatro popular de aspecto moral e religioso, sermões, poemas, crônicas e hinos religiosos.
(       )exaltação de tudo que fosse pitoresco e exótico.
Nacionalismo
(       )escrivão que acompanhou a expedição de Pedro Álvares Cabral, em 1500.
(       )eram baseadas em obras de cunho religioso que eram usadas para alfabetizar os índios.
(       )empenha-se em fazer um levantamento da terra nova, de sua flora, fauna, de sua gente. É, portanto, uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário.
(       )ela chorou rios de lágrimas (exagero)
(       )É quando há o exagero em uma ideia tornando-a impossível/irreal. EX: Chorar um mar de lágrimas (impossível/irreal)
(       )é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada (arte de bem falar, ou escrever, com o propósito de convencer; oratória). Aqui importa "o que dizer".
(       )é ferida que DÓI e NÃO SE SENTE. (oposição de ideias)
(       )é caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorização dos detalhes, dos jogos de palavras. Há o abuso no emprego de metáforas, antíteses, hipérboles
(       )é caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante (hipérboles), descritiva; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras (ludismo verbal. Aqui importa "como dizer".
(       )DUALISMO/BIFRONTISMO – ETERNA DÚVIDA
(       )divide-se em duas tendências: Literatura informativa e Literatura jesuítica (catequética)
(       )devido a tensão (dualidade), o poeta barroco não tinha nenhuma perspectiva diante da vida.
(       )de cunho religioso.
(       )de cunho não religioso.
(       )  poeta barroco se sente dividido, confuso. A obra é marcada pelo dualismo: carne X espírito, vida X morte, luz X sombra, racional X místico. Por isso, o emprego de antíteses.
(       )corresponde à época do descobrimento do Brasil.
(       )Consiste em relatórios, documentos e cartas sobre a nova terra, principalmente sobre a possibilidade de se encontrarem riquezas.
(       )Chegaram os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, com a missão de catequizar o indígena, marcando o início da organização da vida administrativa, econômica, política, militar, espiritual e social do Brasil-Colônia.
(       )chamado (o boca do inferno) DIZIAM QUE: pecava de noite e pedia perdão a Deus de dia. Servia ao diabo de noite. Servia a Deus de dia. Acendia uma vela para Deus e outra para o diabo
(       )BI = 2/duas FRONTISMO = FRONTE = cara/rosto = DUAS CARAS
(       )Após o descobrimento do Brasil, em meados de 1500, a Coroa portuguesa passou a se interessar pelo país e a enviar expedições colonizadoras, às quais cabia dar parte ao rei de tudo quanto no seu vasto território houvesse.
(       )ao Rei Dom Manuel I é um dos exemplos mais importantes da Literatura Informativa.
(       )Anchieta veio para o Brasil em 1553 e, no ano seguinte, fundou um colégio no planalto paulista, a partir do qual surgiu a cidade de São Paulo.
(       )A produção literária desse tempo foi de 2 tipos: SACRA (SAGRADA/ESPIRITUAL) e PROFANA (MUNDANA/CARNAL)
(       )A produção literária desse tempo foi de 2 tipos: de DOCUMENTAÇÃO = de viagens e CATEQUÉTICA = de catequese.
(       )a Conversão do Gentio
(       )A capital do Brasil continuou sendo SALVADOR – BAHÍA (PORTO SEGURO), mas o centro econômico era RECIFE/PERNAMBUCO/OLINDA
(       )A adoção do sistema de capitanias hereditárias, a expedição de Martim Afonso e o estabelecimento do governo geral, em 1549, em Salvador, na Bahia, foram fatos marcantes no processo de colonização do Brasil.
(       )2º período da era COLONIAL: de 1600 a 1700 +/- (século XVII -17)
(       )1º período da era COLONIAL: de 1500 a 1600 +/- (século XVI -16)
(       )1ª escola literária no Brasil
(       ) seus cabelos são COMO as ondas do mar (mais que uma comparação, é uma afirmação comparativa)
(       ) Recebeu o nome de literatura de catequese ou catequética
(       ) O principal autor/escritor da época foi GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
(       ) (SAGRADA/ESPIRITUAL)
(       ) (MUNDANA/CARNAL)


1.      A 1ª capital do Brasil
2.      Antítese
3.      Baía
4.      Barroco
5.      Bifrontismo
6.      Brasil
7.      Caboclo ou Mameluco
8.      Cana-de-açúcar
9.      Companhia de Jesus
10.  Conceptismo
11.  Cultismo
12.  Culto do contraste
13.  Escambo
14.  Especiaria(s)
15.  Gregório de Matos Guerra
16.  Hipérbole
17.  Índios
18.  Liter. Informativa
19.  Liter. Jesuítica
20.  Liter. Profana
21.  Liter. Sacra
22.  Literatura moralista
23.  Metáfora
24.  Nativismo
25.  Negros
26.  Olinda = Holinda
27.  Pau-brasil
28.  Pe. Antônio Vieira
29.  Pe. José de Anchieta
30.  Período Colonial
32.  Pessimismo
33.  Quinhentismo


(      )recebe este nome, por abranger os anos de 1500 até 1599
(      )o Brasil foi descoberto por portugueses que faziam parte de alguma expedição das “grandes navegações”: interessadas em descobrir novos caminhos marítimos (pelo mar) para chegar às Índias, novas terras para colonizar (dominar e explorar), novos produtos comercializáveis e altamente rentáveis (especiarias).
(       )União: BRANCO + ÍNDIO
(       )tipo de comércio direto de um serviço/trabalho pesado por um objeto de pouco valor, mas que para os índios (que não o conheciam e o admiravam) era valioso, EX: espelhos, pentes...
(       )Tinha como principal preocupação o trabalho de catequese, objetivo que determinou toda a sua produção literária, tanto na poesia como no teatro. Mesmo assim, do ponto de vista estético, foi a melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Além da poesia de devoção, os jesuítas cultivaram o teatro de caráter pedagógico, baseado em trechos bíblicos, e as cartas que informavam aos superiores na Europa o andamento dos trabalhos na Colônia.
(       )também se chamou Documental ou de Viagem
(       )Suas obras principais foram OS SERMÕES
(       )se tornaram a 2ª mão-de-obra (de trabalho)
(       )Se propôs ao estudo da língua tupi-guarani e é considerado o precursor do teatro no Brasil.
(       )são, normalmente, locais ideais para construção de portos e docas, ou seja, perfeitos para aportar navios sem encalhar.
(       )SALVADOR – BAHÍA (porto seguro)
(       )recebe outro nome – SEISCENTISMO, por abranger os anos de 1600 até 1699
(       )QUEVEDISMO
(       )Quando os portugueses aqui aportaram pensaram ter chegado em/a algum lugar da Índia, daí o nome de índios aos nossos selvagens/silvícolas.
(       )Por volta de 1549/1550, os portugueses mandaram vir de Portugal os JESUÍTAS (padres) para catequizar os índios, ou seja, torna-los católicos/cristãos MONOTEÍSTAS (crença em um Deus só) e alfabetizá-los: ensinar a ler e escrever (através da bíblia) na/a língua portuguesa e aprender o TUPI-GUARANI), processo muito difícil e demorado.
(       )PERO VAZ DE CAMINHA e sua principal obra foi A CARTA DE CAMINHA
(       )Pau-brasil
(       )pau de brasa/cor de brasa (de fogo, vermelho)
(       )PADRE MANUEL DA NÓBREGA e PADRE JOSÉ DE ANCHIETA
(       )os textos produzidos eram, de modo geral, ufanistas, exagerando as qualidades da terra, as possibilidades de negócios e a facilidade de enriquecimento.
(       )Os índios que escaparam de massacres (GENOCÍDIOS), cansados de serem explorados, se rebelaram contra os brancos e fugiram para o interior das matas/florestas.
(       )Os caboclos dominavam a cultura (conhecimentos e hábitos) dos brancos e dos indígenas.
(       )O texto da carta mostra claramente o duplo objetivo que, segundo Caminha, impulsionava os portugueses para as aventuras marítimas, isto é, a conquista dos bens materiais e a dilatação da fé cristã
(       )O principal autor/escritor da época foi o PADRE ANTÔNIO VIEIRA.
(       )O pau-brasil já era escasso e havia perdido valor comercial, daí a necessidade de substituí-lo por outro. O 2ª produto de exploração: a cana-de-açúcar
(       )O melhor exemplo da escola quinhentista DOCUMENTAL brasileira é Pero Vaz de Caminha. Sua "Carta ao El Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil", além do inestimável valor histórico, é um trabalho de bom nível literário.
(       )o Brasil foi descoberto por acidente. Pois um mau tempo, uma tormenta/tempestade tirou as embarcações de seu curso de origem. Tiveram problemas com a falta de alimentação e estoque de água doce, daí precisaram aportar no primeiro lugar de “terra à vista”, seguro. Não é a toa que esse lugar se chamou PORTO SEGURO, em Salvador – Bahia (corruptela de BAÍA)
(       )Nos primeiros tempos os portugueses permaneceram apenas na zona litoral do Brasil, pois não se atreveram a enfrentar as feras selvagens do interior das matas/florestas
(       )Nome dado em homenagem ao pau de brasa.
(       )nome dado em homenagem à HOLANDA e Maurício de Nassau (holandês)
(       )No Quinhentismo, o que se demonstrava era o momento histórico vivido pela Península Ibérica, que abrangia uma literatura informativa e uma literatura dos jesuítas, como principais manifestações literárias no século XVI. Quem produzia literatura naquele período estava com os olhos voltados para as riquezas materiais (ouro, prata, ferro, madeira, etc.), enquanto a literatura dos jesuítas se preocupava com o trabalho de catequese.
(       )No cumprimento de suas tarefas, portugueses colonizadores, jesuítas, viajantes aventureiros dão origem às primeiras manifestações literárias do período, cujas primeiras obras são predominantemente informativas. Seus textos, marcados pela subjetividade cultural do europeu, descrevem a fauna, a flora, os habitantes nativos e as condições de vida na terra recém-descoberta. Apesar de não ser considerada literária, essa crônica histórica tem seu valor, pois além da linguagem e da visão de mundo dos primeiros observadores do país, revelam as condições primitivas de uma cultura nascente.
(       )Nesse primeiro século da nossa formação, a literatura informativa do colonizador português é representada inicialmente pela Carta de Pero Vaz de Caminha, relatando o descobrimento do Brasil a D. Manuel. Historicamente, é uma verdadeira certidão de nascimento do país e dá início a um período de três séculos na nossa literatura
(       )Nesse período quinhentista, muitos brancos se envolveram com as índias e formaram a 1ª geração miscigenada/mestiça: CABOCLO ou MAMELUCO
(       )Não se  tinham qualquer conhecimento sobre a cultura dos povos silvícolas.
(       )Não houve comunicação imediata entre brancos e índios, pois falavam o TUPI-GUARANI.
(       )não foi feita/escrita por “brasileiros”, uma vez que aqui só existiam índios (que não sabiam ler nem escrever).
(       )Não encontraram especiarias, mas encontraram o “pau-brasil”, uma planta nativa da qual se extrai uma tintura vermelha muito apreciada comercialmente, na época.
(       )a literatura tornou-se um importante instrumento para educar e para "pregar" por parte dos religiosos (padres). Através dos SERMÕES.
(       )inclui o Quinhentismo, o Barroco e o Arcadismo.
(       )Houve um choque cultural de pronto, desde o primeiro momento do encontro entre europeus e índios. Um dos maiores foi o fato de os índios serem PAGÃOS (não cristãos) e POLITEÍSTAS (acreditavam em vários deuses)
(       )houve a nomeação do primeiro governador geral, Tomé de Souza
(       )Havia um interesse dos portugueses em dominá-los para usá-los em trabalhos pesados, como a derrubada das árvores, entre outros serviços domésticos ou não.
(       )GONGORISMO
(       )foram considerados a 1ª mão-de-obra (de trabalho). Alguns brancos os dominavam pelo medo/à força, outros pelo ESCAMBO.
(       )foi necessário arranjar um outro tipo de mão-de-obra: os escravos negros/africanos, pois a África (colônia de Portugal) também foi dominada e explorada.
(       )Foi durante o período BARROCO (seiscentista), que ocorreram as INVASÕES HOLANDESAS ao/no NORDESTE. Nesse período, Recife – Pernambuco ganhou importância, pois era a melhor região com terra (solo de massapé) apropriada para o plantio da cana-de-açúcar.
(       )foi chamado pelos índios de "Grande Piahy" (supremo pajé branco),
(       )falava sobre o “achamento” do Brasil
(       )exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco. Várias antíteses podem ser feitas através de Amor e Ódio, Sol e Chuva, Paraíso e Inferno, Deus e Diabo.
(       )expansão da fé cristã, nas terras de além mar. Empenhando-se na conversão religiosa dos nativos das colônias  + Catequese e cristianização, teatro popular de aspecto moral e religioso, sermões, poemas, crônicas e hinos religiosos.
(       )Pe. José de Anchieta (apóstolo do Brasil): escreveu cartas, sermões, poesias e peças teatrais. Sua produção literal está vinculada ao zelo pela expansão da fé cristã. Seu teatro utilizava recursos do auto medieval em conjunto com elementos da cultura indígena. Mostrando cenas de duelos entre anjos e demônios, pois assim, ficaria mais fácil o aprendizado das lições religiosas. Embora, tenha usado modelos europeus, Anchieta introduziu os costumes e a cultura indígena, resultando na criação de um “estilo” tipicamente brasileiro. Sua obra apresenta simplicidade, religiosidade e indianismo.
(       )exaltação de tudo que fosse pitoresco e exótico.
Nacionalismo
(       )Esta expressão é a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, correspondendo à introdução da cultura europeia em terras brasileiras. Não se pode falar em uma literatura "do" Brasil, como característica do país naquele período, mas sim em literatura "no" Brasil - uma literatura ligada ao Brasil, mas que denota as ambições e as intenções do homem europeu.
(       )escrivão que acompanhou a expedição de Pedro Álvares Cabral, em 1500.
(       )eram baseadas em obras de cunho religioso que eram usadas para alfabetizar os índios.
(       )era baseada em registros, roteiros, diários de bordo feitos pelos escrivãos que tratavam/falavam à respeito dos acontecimentos durante as viagens das “grandes navegações”, das rotas/caminhos marítimos, das novidades encontradas em terra firme como os diferentes tipos de fauna e flora, as condições atmosféricas de clima e temperatura, acidentes geográficos da costa e todos os elementos que pudessem facilitar a repetição e prosseguimento dos novos percursos. Em outras palavras, eram documentos técnicos para orientação náutica.
(       )empenha-se em fazer um levantamento da terra nova, de sua flora, fauna, de sua gente. É, portanto, uma literatura meramente descritiva e, como tal, sem grande valor literário.
(       )ela chorou rios de lágrimas (exagero)
(       )é um material, geralmente de origem vegetal, aromático, utilizado originalmente na conservação de alimentos. As plantas de origem das especiarias são usualmente espécies tropicais, embora isto não seja uma regra. EX.: condimentos (pimenta, cravo, canela, noz-moscada, etc...)
(       )É quando há uma comparação entre dois elementos sem usar conectivo (por exemplo, "como") tornando a idéia impossível/irreal. EX. Meus cabelos são as ondas do mar – falta o COMO – cabelos podem ser como/parecidos/comparados/ a ondas = ondulados mas não podem ser as ondas = ideia impossível/irreal
(       )É quando há o exagero em uma ideia tornando-a impossível/irreal. EX: Chorar um mar de lágrimas (impossível/irreal)
(       )é marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. Os Conceptistas pesquisavam a essência íntima dos objetos, buscando saber o que são, visando à apreensão da face oculta, apenas acessível ao pensamento, ou seja, aos conceitos; assim a inteligência, a lógica e o raciocínio ocupam o lugar dos sentidos, impondo a concisão e a ordem, onde reinavam a exuberância e o exagero.
(       )é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada (arte de bem falar, ou escrever, com o propósito de convencer; oratória). Aqui importa "o que dizer".
(       )é ferida que DÓI e NÃO SE SENTE. (oposição de ideias)
(       )é caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante; pela valorização dos detalhes, dos jogos de palavras. Há o abuso no emprego de metáforas, antíteses, hipérboles
(       )é caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante (hipérboles), descritiva; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras (ludismo verbal. Aqui importa "como dizer".
(       )Durante o século XVI, sobretudo a partir de sua segunda metade, as terras então recém-descobertas despertaram muito interesse nos europeus. Entre os comerciantes e militares, havia aqueles que vinham para conhecer e dar notícias sobre essas novas terras,
(       )DUALISMO/BIFRONTISMO – ETERNA DÚVIDA
(       )divide-se em duas tendências: Literatura informativa e Literatura jesuítica (catequética)
(       )devido a tensão (dualidade), o poeta barroco não tinha nenhuma perspectiva diante da vida.
(       )de cunho religioso.
(       )de cunho não religioso.
(       )  poeta barroco se sente dividido, confuso. A obra é marcada pelo dualismo: carne X espírito, vida X morte, luz X sombra, racional X místico. Por isso, o emprego de antíteses.
(       )corresponde à época do descobrimento do Brasil.
(       )Consiste em relatórios, documentos e cartas sobre a nova terra, principalmente sobre a possibilidade de se encontrarem riquezas.
(       )Ciclo da cana-de-açúcar + Católicos X Protestantes + Absolutismo + Invasões Holandesas + Renascentismo X Contrarreforma + Mitologia X Catolicismo + Antropocentrismo (homem como centro, guiado por sua própria razão) X Teocentrismo (Deus como centro, guiador dos homens) + Figuras de Linguagem (ANTÍTESES, METÁFORAS, HIPÉRBOLES + ALEGORIA...) + Homem angustiado/em conflito: dividido entre a atração das coisas terrenas/materiais/da carne e seu dever/suas obrigações espirituais + (BEM X MAL)  + CULTISMO e CONCEPTISMO...
(       )Chegaram os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, com a missão de catequizar o indígena, marcando o início da organização da vida administrativa, econômica, política, militar, espiritual e social do Brasil-Colônia.
(       )chamado (o boca do inferno) DIZIAM QUE: pecava de noite e pedia perdão a Deus de dia. Servia ao diabo de noite. Servia a Deus de dia. Acendia uma vela para Deus e outra para o diabo
(       )certa afeição pela terra, traduzida num ufanismo descritivo. Visão edênica (éden) da terra, transformando-a num paraíso, com o objetivo de estimular a vinda de colonos para nela trabalhar.
Pero Vaz de Caminha
(       )BI = 2/duas FRONTISMO = FRONTE = cara/rosto = DUAS CARAS
(       )Após o descobrimento do Brasil, em meados de 1500, a Coroa portuguesa passou a se interessar pelo país e a enviar expedições colonizadoras, às quais cabia dar parte ao rei de tudo quanto no seu vasto território houvesse.
(       )ao Rei Dom Manuel I é um dos exemplos mais importantes da Literatura Informativa.
(       )Ao realizar um exaustivo trabalho de catequese, José de Anchieta deixou uma fabulosa herança literária: a primeira gramática do tupi-guarani, insuperável cartilha para o ensino da língua dos nativos; várias poesias no estilo do verso medieval; e diversos autos, segundo o modelo deixado pelo poeta português Gil Vicente, que agrega à moral religiosa católica os costumes dos indígenas, sempre com a preocupação de caracterizar os extremos, como o bem e o mal, o anjo e o diabo.
(       )Anchieta veio para o Brasil em 1553 e, no ano seguinte, fundou um colégio no planalto paulista, a partir do qual surgiu a cidade de São Paulo.
(       )A produção literária desse tempo foi de 2 tipos: SACRA (SAGRADA/ESPIRITUAL) e PROFANA (MUNDANA/CARNAL)
(       )A produção literária desse tempo foi de 2 tipos: de DOCUMENTAÇÃO = de viagens e CATEQUÉTICA = de catequese.
(       )A principal característica dessa manifestação é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu que vinha de um mundo temperado e se defrontava com o exotismo e a exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem, o louvor à terra aparece no uso exagerado de adjetivos, quase sempre empregados no superlativo (belo é belíssimo, lindo é lindíssimo etc.)
(       )a Conversão do Gentio
(       )A capital do Brasil continuou sendo SALVADOR – BAHÍA (PORTO SEGURO), mas o centro econômico era RECIFE/PERNAMBUCO/OLINDA
(       )A adoção do sistema de capitanias hereditárias, a expedição de Martim Afonso e o estabelecimento do governo geral, em 1549, em Salvador, na Bahia, foram fatos marcantes no processo de colonização do Brasil.
(       )2º período da era COLONIAL: de 1600 a 1700 +/- (século XVII -17)
(       )1º período da era COLONIAL: de 1500 a 1600 +/- (século XVI -16)
(       )1ª escola literária no Brasil
(       ) seus cabelos são COMO as ondas do mar (mais que uma comparação, é uma afirmação comparativa)
(       ) Recebeu o nome de literatura de catequese ou catequética
(       ) O principal autor/escritor da época foi GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
(       ) (SAGRADA/ESPIRITUAL)
(       ) (MUNDANA/CARNAL)


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