sábado, 9 de maio de 2015

EX / PROVA - FUNÇÕES DA LINGUAGEM

EM SUA FOLHA DE CADERNO ENUMERE NA VERTICAL DE 01 A 30 DANDO A CADA NÚMERO A RESPOSTA CORRESPONDENTE. OBS.: NÃO BORRE! BORRÃO = ERRO - USE LETRA LEGÍVEL PARA QUE SUA PROVA SEJA PASSÍVEL DE CORREÇÃO. NÃO ACEITO ERRO ORTOGRÁFICO.

Os Elementos da comunicação são seis: o emissor que emite e codifica a mensagem, o receptor que recebe e decodifica a mensagem, a mensagem que é o conteúdo transmitido pelo emissor, o código que é o conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, o referente que é o contexto relacionado a emissor e receptor e o canal que é o meio pelo qual circula a mensagem. 
Já vimos que, quando alguém fala ou escreve, pode não só expressar seus pensamentos, mas também realizar ações (jurar, prometer, xingar etc.) ou produzir certo efeito sobre o outro. Nesse sentido, pode-se dizer que, ao falar ou escrever, temos sempre uma INTENÇÃO ou OBJETIVO, sempre pretendemos algo. Desse modo a 01 não serve apenas para transmitir informações. Ela também pode ter a função de: levar o outro a tomar uma atitude, manter o contato com o outro, fazê-lo rir, emocionar-se, refletir etc. A 02 também pode servir para darmos vazão ao nosso mundo interior, para entendermos o mundo e refletirmos sobre ele, entre outras funções. Há basicamente seis 03, determinadas de acordo com o elemento em que a ênfase recai. A função 05 ou 06 tem ênfase no 07 ou seja, está centrada no 08 e exprime seus sentimentos ou suas emoções. A função 09 ou 10 tem ênfase no 11 ou seja, está centrada no 12 e o principal objetivo do 13 é convencer o 14 a fazer ou deixar de fazer algo, exemplo: textos publicitários. A função 15 ou de 16 tem ênfase no 17. Essa função é observada em várias situações do dia a dia, sempre que iniciamos uma conversa e ou testar ou manter o 18 já estabelecido. A função 19 ou 20 tem ênfase no 21, também chamado de 22. Essa função predomina na maioria dos textos jornalísticos que tem como objetivo principal 23. A função 24 tem ênfase no 25 e ocorre sempre que se usa certa 26 para discorrer sobre ela mesma, exemplo: um filme que fala sobre a arte de fazer cinema, um poema que explica o fazer poético etc. A função 27 tem ênfase na 28. A preocupação maior não está na informação, mas na elaboração do enunciado ou texto em si. As palavras serão combinadas de forma especial levando em conta seu efeito sonoro e estético. Tal linguagem pode aparecer não só em textos literários, mas também em anúncios publicitários e fazer uso de figuras de linguagem, ou seja, usando tal linguagem em seu sentido figurado ou 29 e não literal ou 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores