Projeto desenvolvido tendo como base o livro "Coisas de outros tempos" da autora Cida Meira, em duas salas de Fase – 1 da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Clarice Lispector, nos meses de abril, maio e junho de 2004. As salas são formadas por alunos na faixa etária entre 18 e 80 anos que freqüentam as aulas no período da tarde, das 13h às 16h30 e noite, das 18:30 às 22:00. JUSTIFICATIVA O desenvolvimento da leitura só pode acontecer através do constante ato de ler. A poesia em sala de aula convida o aluno a ir além da simples leitura, promove a reflexão, a descoberta de sentido nas palavras e a percepção da leitura como fonte de prazer. OBJETIVOS Desenvolver o gosto pela leitura; Ler para os alunos e com os alunos; Motivar a descoberta da magia dos livros; Ampliar a visão do mundo da leitura; Desenvolver a habilidade de leitura de poemas; Compreender a diferença entre prosa e poesia; Descobrir sentidos nas palavras e as possibilidades de interpretação; Ler em voz alta; Observar a estrutura dos poemas; Descobrir as rimas, perceber ritmo e melodia; Estabelecer relações entre texto e contexto; Compreender e utilizar outras linguagens como forma de expressão; Elevar a auto-estima. ÁREAS ENVOLVIDAS Português, História, Geografia e Artes RECURSOS UTILIZADOS Livros de poesias Jornais Revistas Letras de músicas AÇÕES Leitura do poema "Coisas de outros tempos" de Cida Meira; Leitura e escrita do poema; Leitura e escrita das palavras que a autora cita com "coisas de outros tempos"; Observação da estrutura: versos, rimas e estrofes; Lista de "coisas de outros tempos" lembradas pelos alunos; Produção de texto sobre "coisas de outros tempos" lembradas com saudades; Criação de um livro "coisas de outros tempos" com recortes, colagem e desenhos; Conhecer a autora do livro; Produção de texto de avaliação do trabalho; Escrita de um texto em prosa (carta) contando sobre o trabalho com poesia. RESULTADO DAS AÇÕES Durante a realização do projeto os alunos comentavam que possuíam os objetos que a autora citava no poema e também outras "coisas" como: dinheiro antigo, discos de vinil, cigarro de palha, lamparina e pilão. Outros alunos relataram que sentiam saudades dos brinquedos que eles mesmos faziam para brincar e resolveram relembrar esse tempo. A aluna Deolinda fez uma boneca de pano, a Sabrina fez uma bola de meia e o aluno Juraci um carro de boi. Para encerrar o projeto, surgiu a idéia de realizarmos uma exposição não só dos trabalhos escritos mas também dos objetos e mostrar para toda escola, e produzirmos também um outro livro que os alunos decidiram dar o título de "Nossas Lembranças". AVALIAÇÃO - O desenvolvimento da leitura teve um avanço significativo. - A confiança na capacidade de aprender a ler foi reforçada quando descobriram que a poesia era um livro e, sendo assim, tinham conseguido ler um livro inteiro. - Os alunos ficaram surpresos e felizes ao descobrirem que a autora do livro, Cida Meira, é professora de Português de nossa escola. - Conversar com a autora do livro, conhecer um pouco de sua trajetória como escritora, foi um momento emocionante e inesquecível para todos. - Os alunos, durante a realização do projeto, partilharam com o grupo vivências e experiências pessoais que enriqueceram o trabalho. - As habilidades e competências foram valorizadas. A boneca de Dona Deolinda fez tanto sucesso que agora ela está fazendo as bonecas para vender. - A participação e o envolvimento dos alunos foi o ponto alto da realização do projeto. - A auto-estima foi elevada pela certeza de estarem inseridos no fazer pedagógico. - A relação professor-aluno foi reforçada pelos laços de afeto desenvolvidos. Tem Tudo a Ver Elias José A poesia tem tudo a ver com tua dor e alegrias, com as cores, as formas, os cheiros, os sabores e a música do mundo. A poesia tem tudo a ver com o sorriso da criança, o diálogo dos namorados, as lágrimas diante da morte, os olhos pedindo pão. A poesia tem tudo a ver com a plumagem, o vôo e o canto, a veloz acrobacia dos peixes, as cores todas do arco-íris, o ritmo dos rios e cachoeiras, o brilho da lua, do sol e das estrelas, a explosão em verde, em flores e frutos. A poesia — é só abrir os olhos e ver — tem tudo a ver com tudo. In: JOSÉ, Elias. Segredinho de amor. Il. May Shuravel. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1991. p.6. (Girassol) Referência Bibliográfica JOSÉ, Elias. Segredinho de amor Il. São Paulo : Moderna, 1991. MEIRA, Cida. Coisas de outros tempos. São Paulo : Editora Ícone, 2003. PAES, José Paulo. Vejam como eu sei escrever. São Paulo : Ática, 2003. Bibliografia GEBARA, Ana Elvira Luciano. A poesia na sala de aula: leitura e análise de poesia para crianças. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção aprender e ensinar com textos, v. 10) RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. |
||
Voltar |
Total de visualizações de página
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
POESIA: DO TEXTO AO CONTEXTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.