A
POESIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DO TEXTO AO CONTEXTO
Maria Irene
Bezerra Lenharo - E.M.E.J.A. Clarice Lispector
Roseli Aparecida Soares Felisberto - E.M.E.J.A. Clarice Lispector
“A poesia
— é só abrir os olhos e ver — tem tudo a ver
com tudo.”
“A
poesia
Tem Tudo a Ver”
Com Alfabetização
- a descoberta
das letras
- a relação som e letra
- a leitura e escrita das palavras
- a elaboração dos seus significados
- a descoberta das primeiras rimas
- a percepção da melodia e o ritmo a cada verso lido
- a leitura na escola e fora dela
- o direito de aprender
- e o exercício pleno da cidadania
“A poesia
Tem Tudo a Ver”
Com Letramento
- a apropriação
da leitura e da escrita
- a compreensão das múltiplas linguagens
- a descoberta da magia dos livros
- o despertar do sonho, da imaginação, do encantamento,
do sentido das palavras, dos sentimentos e da sensibilidade.
- o direito à leitura compromissada com o prazer
e de exercer os direitos como leitor
- a leitura crítica do mundo
- e o fortalecimento da própria identidade
“A
poesia
Tem Tudo a Ver”
Com Leitura de mundo
- as vivências
e experiências pessoais
- o conhecimento que cada um traz
- a valorização dos saberes dos alunos pela escola
- a descoberta de si mesmo nos poemas
- a relação entre a poesia, a vida e o mundo
- a ampliação da leitura de mundo
- e o ser humano em toda a sua dimensão
Projeto: Do texto ao contexto
COISAS DE
OUTROS TEMPOS
CIDA MEIRA
TALVEZ SEU
AMIGO PARTA
PEÇA QUE LHE ESCREVA UMA CARTA
QUERO QUE
ME DIGA AONDE
POSSO ANDAR DE BONDE
UMA MÚSICA
GOSTOSA ROLA
AO SOM DE UMA VITROLA
HÁ
TEMPOS QUE NÃO SE VÊ MAIS
UM LINDO LAMPIÃO A GÁS
VIVE FALANDO
O SEU NOEL
DO TEMPO EM QUE SE USAVA CHAPÉU
VIVE FALANDO
AQUELA MULHER VIÚVA
DE QUANDO SE USAVAM LUVAS
POUCA GENTE
AINDA FALA
COMO ERA ELEGANTE USAR BENGALA
ERA DIVERTIDO
DE FATO
IR À PRAÇA E TIRAR RETRATO
DIVERTIDAS
À LUZ DA LUA
ERAM AS BRINCADEIRAS DE RUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.