sábado, 15 de maio de 2021

ANALISE E CLASSIFIQUE DE ACORDO COM... Skap - Zeca Baleiro

 


https://www.youtube.com › watch
 
Letras
 
Pois toda essa beleza que tiveste
Vem de meu coração que é teu espelho
Meu bem, é bem melhor que tudo posto
Quando você pinta tinta
Dessa tela cinza
Quando você passa doce
Dessa fruta passa
Quando você entra mãe-benta
Amor aos pedaços
Quando você chega nega fulô
Boneca de piche
Flor de azeviche
Você me faz parecer menos só
Menos sozinho
Você me faz parecer menos pó
Menos pozinho
Quando você fala bala
No meu velho oeste
Quando você dança lança
Flecha, estilingue
Quando você olha
Molha meu olho que não crê
Quando você pousa
Mariposa morna, lisa
O sangue encharca a camisa
Você me faz parecer menos só
Menos sozinho
Você me faz parecer menos pó
Menos pozinho
Quando você diz
O que ninguém diz
Quando você quer
O que ninguém quis
Quando você usa lousa
Pra que eu possa ser giz
Quando você arde
Alardeia sua teia cheia de ardis
Quando você faz a minha carne triste
Quase feliz
Você me faz parecer menos só
Menos sozinho
Você me faz parecer menos pó
Menos pozinho
Você me faz parecer menos só
Menos sozinho
Você me faz parecer menos pó
Menos pozinho
Você me faz parecer menos só
Menos sozinho
Você me faz parecer menos pó
Menos pozinho
Você me faz parecer menos só
Menos sozinho
Você me faz parecer menos pó
Menos pozinho
 
Fonte: Musixmatch

Compositores: Zeca Baleiro

O texto acima pode ser considerado como:
a) poesia
b) poema
c) prosa
d) prosa poética
 
SE HOUVER - Quem pode ser considerado o “eu lírico” do texto?
R. ___________________________________
 
Em qual gênero literário podemos enquadrá-lo?
a) lírico
b) épico/narrativo
c) dramático
 
Em qual tipo textual podemos enquadrá-lo?
a) narrativo
b) descritivo
c) dissertativo
d) argumentativo
e) injuntivo/instrucional
 
Qual função linguística  é predominante no texto?
a) denotativa/referencial/cognitiva
b) emotiva/expressiva
d) fática/ de contato
e) metalinguística
f) poética
g) apelativa/conativa
 
ANALISE E IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO TEXTO ACIMA.
Quem podemos considerar como o narrador do texto acima de acordo com o foco narrativo/ ponto de vista.
R. ______________________________________
 
Qual tipo de narrador encontramos no texto:
a) narrador personagem/ em primeira pessoa
b) narrador observador/ em terceira pessoa
c) narrador onisciente
 
Podemos classificar o tempo como:
a) cronológico
b) psicológico
 
COM RELAÇÃO AOS RECURSOS POÉTICOS EMPREGADOS NO TEXTO FAÇA O QUE SE PEDE.
 
Circule todas as sílabas tônicas que aparecem em cada verso/ linha.
 
Observe cada uma das sílabas tônicas finais de cada verso/ linha e assim classifique o tipo de rima empregado no texto.
 

QUAL OU QUAIS FIGURAS DE LINGUAGEM APARECEM NO TEXTO?
 
QUAL OU QUAIS VARIAÇÕES DE LINGUAGEM APARECEM NO TEXTO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores