quinta-feira, 14 de abril de 2016

SIMULADO AV3 - 08/04/16 - TROVADORISMO



1.      Cantigas de Escárnio
2.      Cantigas de Maldizer
3.      D. Dinis
4.      FALSO
5.      Feudalismo
6.      Idade das trevas
7.      NOVELAS DE CAVALARIA
8.      Paio Soares de Taveirós
9.      Teocentrismo
10.  TROVADORISMO
11.  VERDADEIRO
12. SEM RESPOSTA



          (            )A 1ª escola literária portuguesa da idade média (1ª fase da literatura); palavra que vem de trova ou troba = canção ou cantiga. Trovador ou trobador – artista que compõe (compositor) canções ou cantigas
          (            )A literatura de cordel nordestina teve origem da forma trovadoresca de fazer versos cantados?
          (            )As canções satíricas (ridicularizantes, ofensivas, agressivas) podiam ser: de amor e de amigo?
          (            )As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido). O trovador ou troveiro era um coitado?
          (            )As mais conhecidas são as histórias do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda e a Demanda do Santo Graal que acreditavam ser um cálice (de ouro/de madeira) que continha o sangue de Cristo
          (            )As principais obras do trovadorismo foram as CANTIGAS/CANCÕES (em poesia/poética) e AS NOVELAS DE CAVALARIA (em prosa/histórias de aventuras)?
          (            )através delas, os trovadores, faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada aparecia explicitamente na cantiga, em outras palavras, o ataque era direto e pesado.
          (            )Cantigas de Amigo: nesse tipo de cantiga o trovador se apodera das histórias de amor não correspondido entre as mocinhas pobres (do povo) e os soldados que iam para a guerra e muitas vezes nem voltavam ou tinham outras mulheres, daí o tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado?
          (            )Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada (que era nobre), se colocando numa posição inferior (de vassalo/servo do amor) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido entre trovador e dama da corte?
          (            )Cruzadas – vem da palavra cruz, o principal símbolo cristão/católico. As cruzadas foram expedições militares religiosas enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém. A guerra pela Terra Santa?
          (            )Durante o Trovadorismo o Feudalismo era a base do sistema político e econômico na Europa?
          (            )é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao Antropocentrismo, daí o clero/igreja católica que representava Deus na Terra detinha o poder maior.
          (            )escritor/trovador que compôs a obra mais antiga do período trovadoresco de Portugal em forma de canção: Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga de Guarvaia em homenagem a Da. Maria Pais Ribeiro
          (            )Existiam 2 tipos de canções: líricas (acompanhadas pela lira) e satíricas?
          (            )foi um dos reis da 1ª dinastia de Portugal. Foi o primeiro a preocupar-se com a educação. Mandou construir a universidade em Coimbra. Foi também um grande poeta/trovador além de mecenas pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes com benefícios fiscais/dinheiro.
          (            )histórias e narrativas de cunho religioso que descreviam as aventuras de grandes reis/príncipes e seus cavaleiros; romances, duelos e combates entre vilões e heróis, raptos de donzelas. Tais histórias envolviam o real e o imaginário (magos, bruxas, dragões, feitiçaria).
          (            )Idade média - período que começa com o fim da idade antiga? 
      (            )Na idade média houve o período conhecido como a “IDADE DAS TREVAS”?
          (            )No período trovadoresco - a produção artístico-literária vai estar impregnada do espírito religioso cristão/católico (teocêntrico), procurando simbolizar o universo espiritual?
          (            )se refere ao período do empobrecimento cultural, artístico e científico durante a idade média, consequência do poder da igreja que condenava qualquer manifestação que não fosse religiosa
          (            )sistema político e econômico baseado na agricultura e pecuária (cultivo/plantio da terra e criação de animais) caracterizado por relações de servidão do trabalhador (servo/vassalo) ao proprietário da terra (suserano), dividida em lotes produtivos (feudos) cedidos pelo senhor feudal (suserano/nobre) ao vassalo (servo/povo/vilões) em troca de proteção durante guerras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores