quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

POESIA: DO TEXTO AO CONTEXTO


Projeto desenvolvido tendo como base o livro "Coisas de outros tempos" da autora Cida Meira, em duas salas de Fase – 1 da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Clarice Lispector, nos meses de abril, maio e junho de 2004.
As salas são formadas por alunos na faixa etária entre 18 e 80 anos que freqüentam as aulas no período da tarde, das 13h às 16h30 e noite, das 18:30 às 22:00.

JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento da leitura só pode acontecer através do constante ato de ler. A poesia em sala de aula convida o aluno a ir além da simples leitura, promove a reflexão, a descoberta de sentido nas palavras e a percepção da leitura como fonte de prazer.
OBJETIVOS

Desenvolver o gosto pela leitura;
Ler para os alunos e com os alunos;
Motivar a descoberta da magia dos livros;
Ampliar a visão do mundo da leitura;
Desenvolver a habilidade de leitura de poemas;
Compreender a diferença entre prosa e poesia;
Descobrir sentidos nas palavras e as possibilidades de interpretação;
Ler em voz alta;
Observar a estrutura dos poemas;
Descobrir as rimas, perceber ritmo e melodia;
Estabelecer relações entre texto e contexto;
Compreender e utilizar outras linguagens como forma de expressão;
Elevar a auto-estima.

ÁREAS ENVOLVIDAS
Português, História, Geografia e Artes

RECURSOS UTILIZADOS

Livros de poesias
Jornais
Revistas
Letras de músicas

AÇÕES
Leitura do poema "Coisas de outros tempos" de Cida Meira;
Leitura e escrita do poema;
Leitura e escrita das palavras que a autora cita com "coisas de outros tempos";
Observação da estrutura: versos, rimas e estrofes;
Lista de "coisas de outros tempos" lembradas pelos alunos;
Produção de texto sobre "coisas de outros tempos" lembradas com saudades;
Criação de um livro "coisas de outros tempos" com recortes, colagem e desenhos;
Conhecer a autora do livro;
Produção de texto de avaliação do trabalho;
Escrita de um texto em prosa (carta) contando sobre o trabalho com poesia.

RESULTADO DAS AÇÕES
Durante a realização do projeto os alunos comentavam que possuíam os objetos que a autora citava no poema e também outras "coisas" como: dinheiro antigo, discos de vinil, cigarro de palha, lamparina e pilão.
Outros alunos relataram que sentiam saudades dos brinquedos que eles mesmos faziam para brincar e resolveram relembrar esse tempo. A aluna Deolinda fez uma boneca de pano, a Sabrina fez uma bola de meia e o aluno Juraci um carro de boi.
Para encerrar o projeto, surgiu a idéia de realizarmos uma exposição não só dos trabalhos escritos mas também dos objetos e mostrar para toda escola, e produzirmos também um outro livro que os alunos decidiram dar o título de "Nossas Lembranças".

AVALIAÇÃO
- O desenvolvimento da leitura teve um avanço significativo.
- A confiança na capacidade de aprender a ler foi reforçada quando descobriram que a poesia era um livro e, sendo assim, tinham conseguido ler um livro inteiro.
- Os alunos ficaram surpresos e felizes ao descobrirem que a autora do livro, Cida Meira, é professora de Português de nossa escola.
- Conversar com a autora do livro, conhecer um pouco de sua trajetória como escritora, foi um momento emocionante e inesquecível para todos.
- Os alunos, durante a realização do projeto, partilharam com o grupo vivências e experiências pessoais que enriqueceram o trabalho.
- As habilidades e competências foram valorizadas. A boneca de Dona Deolinda fez tanto sucesso que agora ela está fazendo as bonecas para vender.
- A participação e o envolvimento dos alunos foi o ponto alto da realização do projeto.
- A auto-estima foi elevada pela certeza de estarem inseridos no fazer pedagógico.
- A relação professor-aluno foi reforçada pelos laços de afeto desenvolvidos.

Tem Tudo a Ver
Elias José

A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.

A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte,
os olhos pedindo pão.

A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o vôo e o canto,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia
— é só abrir os olhos e ver —
tem tudo a ver
com tudo.

In: JOSÉ, Elias. Segredinho de amor. Il. May Shuravel. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1991. p.6. (Girassol)

Referência Bibliográfica
JOSÉ, Elias. Segredinho de amor Il. São Paulo : Moderna, 1991.
MEIRA, Cida. Coisas de outros tempos. São Paulo : Editora Ícone, 2003.
PAES, José Paulo. Vejam como eu sei escrever. São Paulo : Ática, 2003.

Bibliografia
GEBARA, Ana Elvira Luciano. A poesia na sala de aula: leitura e análise de poesia para crianças. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção aprender e ensinar com textos, v. 10)
RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

 
Voltar    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores